polenta taragna
com tomate assado

polenta-tomateassado_2S.jpg

Os tomates andam abundantes na minha cozinha, como acontece todo final de verão. Além dos que recebo semamalmente na cesta orgânica, ainda compro outros desembestadamente quando vou ao Farmers Market. Preciso aproveitar porque a estação vai acabar em breve e daí eu só comerei tomate fresco novamente no ano que vem.

No sábado o Uriel acendeu a churrasqueira e eu preparei um monte de coisas tudo de uma vez. Gosto de assar ou grelhar os legumes e depois ir usando conforme a conveniência. Neste dia assei num pacotinho de alumínio bem grosso até as uvas bem pequenas do quintal do Gabriel que ele me deu de presente. Eu acho que as uvas assam muito bem com um pingo de manteiga e vinagre balsâmico. Assei também um bocado de tomates, que embrulho em papel alumínio grosso temperado com sal e azeite, e se quiser também uns pingos de vinagre balsâmico. Não precisa assar muito, só deixar o tomate murchar e formar um molhinho.

Depois preparei uma polenta bem mole feita com a taragna, que é o milho misturado com o trigo mourisco [buckwheat]. Você pode fazer a polenta taragna em casa misturando 2 xícaras de farinha de polenta com 1 xícara de trigo mourisco. Mas a minha eu comprei pronta, importada da Itália. Usei um caldo de carne que eu tinha feito em casa. Como quis a polenta bem mole coloquei 4 xícaras de caldo numa panela robusta, temperei com um fio de azeite e sal a gosto e coloquei para ferver. Quando levanta fervura é só juntar 1 xícara da polenta e mexer, mexer, mexer, mexer até ficar na consistência desejada. Desligar o fogo e se quiser pode juntar um punhado de queijo parmesão ralado na massa. Na hora de servir, colocar a polenta bem quente no prato, uma porção dos tomates assados por cima e umas fatias de queijo gorgonzola, que vão derreter quando você começar a comer.

brunch de Páscoa

easter_brunch_2s.jpg
easter_brunch_6s.jpg
easter_brunch_1s.jpg
easter_brunch_3Bs.jpg
easter_brunch_4as.jpg
easter_brunch_7s.jpg

Sem chocolate. Com salmão defumado e fatias de tomate e limão, omelete com pecorino e chives, aspargos cozidos no vapor e temperados com azeite, um pingo de vinagre balsâmico e flor de sal, pães de centeio e integral, iogurte, mel, manteiga de amêndoas, frutas frescas, queijo provolone, manteiga sem sal, café, leite e suco de cenoura.

party of three

almoco_feriado_linoleo3s.jpg
almoco_feriado_linoleo5s.jpg

Finais de semana são preciosos pra mim. Se eles forem prolongados, com um feriado na segunda então, eu aproveito cada minuto. Na segunda, feriado do dia do presidente que nas atuais circunstâncias poderia ser equiparado com o dia de finados, foi um dia ensolarado e tranquilo. Convidamos o Gabriel pra almoçar e ele veio feliz bater um ranguinho da mamãe. A Marianne estava visitando o pai em San Luis OBispo, então ele veio sozinho. Colheu uns dez limões do limoeiro e com o seu muque de quebrador zen de tábuas de taekendo espremeu todos eles com a maior naturalidade, sem nem se curvar ou suar. Fizemos uma super limonada, adoçada com nectar de agave, que eu acho que é um adoçante que fica bem suave em limonadas. Eu adoro olhar o prato que meu filho faz quando almoça aqui em casa. É uma coisa impressionante. Fico feliz pensando que ele gosta da minha comida, mas também penso o quanto ele gasta de energia e o quanto precisa repor. Meu filho come como um estivador das docas! Nesse feriado comemos, conversamos, bebemos limonada e vinho, não teve sobremesa mas ninguém se importou. Um almoçinho em família num final de semana prolongado é uma das melhores coisas dessa vida.

* comprei uma linda toalha de plástico florida para colocar na mesa do quintal e acabei usando na mesa da cozinha. achei que ficou vistosa e festiva, e deu uma atmosfera quase primaveril ao ambiente.

tudo lindo para o primeiro almoço

mesa-anonovo_1a.jpg
mesa_anonovo_2a.jpgmesa_anonovo_7a.jpg
ano_novo_comgabe-5a.jpg
ano_novo_comgabe-4a.jpgmesa_anonovo_10a.jpg

Para o almoço do primeiro dia do ano, fiz uma costela de carneiro, batatas assadas e uma salada de alface, rúcula e cubinhos de laranja temperada com um vinagrete de limão. De sobremesa uma panna cotta. Gostei das cores da mesa. O Gabriel e a Marianne nos acompanharam nesse almoço simples, do qual não houve sobras.

a comilança

thanksgiving07_4.jpg
thanksgiving07_1a.jpgthanksgiving07_2a.jpg
thanksgiving07_3a.jpgthanksgiving07_5.jpg
thanksgiving07_6.jpgthanksgiving07_7.jpg
thanksgiving07_8.jpg
thanksgiving07_9.jpgthanksgiving07_10.jpg
thanksgiving07_11.jpgthanksgiving07_12.jpg
thanksgiving07_13.jpgthanksgiving07_14.jpg
thanksgiving07_15.jpgthanksgiving07_16.jpg

Um menu tradicional—crudités com patês, salame e bolachinhas, salada, purê de batata, refogado de batata doce, vagens e tomates assados com cobertura de pão torrado, brócolis cozidos no vapor, cranberry sauce, stuffing, gravy e o peru. sobremesa pecan pie e lemon almond tart.

ultra-mega-super improvisado

rangodiadospais1.jpg
rangodiadospais2.jpgrangodiadospais3.jpg

Domingo foi Dia dos Pais e nós fizemos um almocinho em casa, sem muito planejamento, nem estresse. Eu comprei os ingredientes e o fillho fez um churrasco para o papai. Foi tudo super simples, porque eu realmente não ando no humor de ficar fazendo nada mais sofisticado que uma salada. E foi o que fiz, salada de beterraba assada, outra vez, e salada de abobrinha, outra vez. De sobremesa preparei um bolo escalafobético, do qual todo mundo riu, pois ficou realmente um horrorrore! Eu cortei um angel food cake e recheei com chantily feito em casa e adoçado com néctar de agave e morangos. O nosso convidado de quinze anos não quis comer o bolo, recusou-se educadamente, mas mandou bala nos sorvetes!

a mesa nua

mesanua.JPG

Eu adoro a minha mesa da sala de jantar, porque ela tem história. Ou histórias, porque conta também a de como ela chegou à mim. Eu estava procurando uma mesa há meses e só via coisas cafonas e caras. Um dia resolvi olhar uma loja de móveis usados que tem aqui em Davis. O dono compra containers em leilões, então nunca se sabe as tralhas que vão aparecer por lá. A loja é imensa e atolada de coisarada. Dá a impressão de um junkyard. É difícil até de achar e olhar o que interessa. Fui lá sozinha um dia. Vi uma mesa interessante. Voltei lá num outro dia com a sogra do meu filho, que é uma antique dealer, pra ela avaliar a mesa pra mim. Chegamos lá e a tal mesa tinha desaparecido. Olha daqui, olha de lá, vi essa linda mesa rústica, linhas simples, pés simples, nada de rebuscagem. A Reidun olhou os micros-detalhes, até se enfiou embaixo dela pra investigar os insides. Deu cartão verde, a mesa estava em excelentes condições. Não só isso, o preço estava uma barganha e ela até me deu uma estimativa da idade da peça - feita entre os anos 20 e 40. Comprei!

Quando o dono foi entregar a mesa, confirmou a estimativa da Reidun. A mesa foi feita em Berkeley, Califórnia, nos anos 20. Portanto, tem mais de 80 anos. Ela é linda, robusta, charmosa e acomoda até 12 pessoas. Sou hoje a feliz proprietária dessa peça cheia de marcas e ranhuras, feitas por outras famílias no decorrer desses oitenta anos.

Por causa da beleza rústica dessa mesa, as toalhas de pano cairam em desgraça aqui em casa. Uso as minhas somente na mesa que tenho no quintal e que é feia pra burro. Na mesa da cozinha uso placemats porque é mais prático para o dia-a-dia e na mesa da sala de jantar muitas vezes já ousei não usar nada, apenas colocar os pratos sobre a madeira escura. Pra mim aquela madeira tem que ser mostrada e exibida. Pois não tem toalha de linho mais bonita que os nuances e ranhuras daquela esplêndida peça de carvalho.

choveu no meu churrasco

redblue3.jpg
redblue2.jpg
redblue1.jpg

No inicio do verão passado eu convidei duas amigas queridas e suas famílias para um churrasco aqui em casa. Quis retribuir os inúmeros convites que elas sempre me fazem, para rangos e regabofes. Planejei tudo nos micro-detalhes, arrumei a mesa com flores do meu jardim, toalha de verão, pratos de moscas para os guris, drumettes temperados, picanha, farofa, salada de batata, cerveja gelada, e..... CHUVA!!

Chover aqui no verão é uma coisa totalmente fora do normal. Passamos o verão todo com um céu incrivelmente azul sem nenhuma nuvenzinha. Mas no dia desse meu churrasco choveu, porque tem sempre que chover quando não é pra chover.

mesa de café da manhã

tablechristmasB.jpg

» eu não gosto de usar toalha de mesa. no máximo uso jogo americano, mas quando são muitos sentantes, acho que o jogo americano entulha. gosto da mesa rústica, sempre sem toalha. alías, adoro a minha mesa, que tem mais de oitenta anos. foi feita em Berkeley, Califórnia, na década de 20.

comida de Thanksgiving

thanksgvfood.jpg

» peru assado - um no forno, outro na churrasqueira, stuffing, salada de folhas, salada de grãos, purê de batatas, purê de batata-doce, cranberry sauce, cenouras cozidas, pão.




[VOLTAR]