tomatada

Eu moro na tomatolândia, a região que mais produz tomates no país. Daqui sai o tomate que vai virar catchup e rechear hamburgueres e molhar batatas-fritas pelo mundo! Pudera, tomate adora um calorzinho seco, e esse é o nosso verão. Então todo ano eu planto tomate na minha hortinha e os pés crescem enlouquecidamente e dão muitos frutos [quando não acontece de um rato aparecer e comer tudo, como foi no ano passado.. argh!].

Durante o verão eu faço muitos pratos com tomate. Tortas, macarrão, saladas. . Quando não está muito quente, faço também tomates secos no forno. Aqui vão algumas das minhas receitas com tomates. Mas antes das receitas, um conselho IMPORTANTÍSSIMO: nunca guarde tomates na geladeira. eles têm que ficar na temperatura ambiente, senão perdem todo o sabor.

. . . . . . . . .

Bruschettas espanholas

Outro dia aprendi a fazer um tipo de bruschetta, só que é receita espanhola, e não paro de fazer e comer. É muito bom.

- tomates maduríssimos
- azeite
- um dente de alho
- pão de crosta dura [italiano, sour dough, etc]

Cortar o pão em fatias e tostá-las numa chapa ou frigideira de ferro, com um fiozinho de azeite [espanhol!] em cada lado. Deixar esfriar um pouco. Cortar dente de alho no meio e esfregar levemente em um dos lados do pão. Cortar o tomate no meio e esfregar o tomate num dos lados do pão [o lado do alho] ate o tomate se despedaar e todo o sumo e pedaços da fruta passarem para o pao. A torrada está pronta! Para não desperdiçar o tomate que sobra da esfregação, eu pico bem picadinho e tempero com sal, pimenta, vinagre e azeite e faço de acompanhamento. Isso e um copo de cerveja gelada num dia quente, não preciso de mais nada!

. . . . . . . . .

Torta de Tomate

Essa receita eu aprendi num programa de tevê e não anotei nada, então não tem quantidade.... Mas como é muito simples, não tem como errar. Fiz para o almoço de Thanksgiving do ano passado e foi um sucesso.

dois tomates grandes e maduros
queijo Gruyere ralado
mostarda dijon
sal
azeite
ervas frescas picadas
uma massa para torta [pode ser a massa pronta, já na forma]

Assar a massa de torta com um peso na base [pode ser grãos de feijão - colocar uma folha de papel manteiga e os feijoes por cima, para a massa nao embolhar]. Deixar esfriar. Cortar os tomates em rodelas grossas, temperar com sal e deixar descansar por uns minutos. Forrar a base da massa com uma camada fina de mostarda. Colocar por cima uma camada grossa de queijo Gruyere ralado, acrescentar os tomates. Assar até os tomates ficarem bem cozidos. Retirar do forno, salpicar as ervas e o azeite por cima do tomate. Deixar esfriar e servir.

. . . . . . . . .

Pesto de Tomates Secos

Outra receitinha fabulosa, direto da cozinha de Fezoca, residente do centro da tomatolândia americana.

tomates secos, queijo parmesão, nozes, alho, azeite, cream cheese

Cozinhe os tomates secos em água por 10 minutois, para amolece-los. Coe a água e coloque os tomates num mixer junto com uma xícara de queijo parmesão ralado, 3/4 xícara de nozes ou pine nuts [eu usei pecans], um dente de alho picado, 3 colheres de sopa de azeite e um cubo de tofu [com cream cheese também fica bom]. Se quiser pode acrescentar um pouquinho de coentro fresco, ou manjericão ou salsinha. Sal à gosto.

Dá pra usar como pesto, para misturar no macarrão cozido, ou como pastinha, para comer com bolachinhas. Mangia Benne!

Comentários

coisa engraçada... eu também vi a receita dessa torta de tomate e mostarda na tv e não anotei a receita. que bom que você adaptou!!!

Lu, eu ainda acho que se voce comprar tomates organicos e locais no Brasil [e nao guardar na geladeira!] vai ter bastante sabor.

Aquela receita eh de tomates provençal, nao sei se dah pra adaptar pra stuffing, mas no Thanksgiving do ano passado minha nora usou uma agua onde ela cozinhou tomates inves do stock pra preparar o stuffing e ficou muito bom. Eu imagino que se voce fizer os tomates no forno antes, tipo roasted tomatoes, salpicados com um pouquinho de sal, depois picar e por na mistura, iria ficar legal. ou usar tomates secos.

beijos!

Ah, entao deve ser essa historia da umidade/pesticidas sim, porque eu definitivamente nao gosto de tomate fresco no Brasil e aqui eu adoro. Fer, ia te perguntar outra coisa, voce deu uma receita outro dia no blog de tomates recheados e assados que eu anotei (mas ainda nao fiz), achei que faria um otimo stuffing pro peru de Thanksgiving se usar o tomate fatiado ou picado ao inves do meio tomate, o que voce acha?

Sam, que bom! :-)

Ligia, voce eh uma darling! :-)

Leticia, sim tenho certeza.

Meg, terei sim o le plat du jour! facil de fazer e pedir... hohoho

Beijos!

Luciana, o gosto dos tomates la e aqui pode ser por varios motivos. existem muitas variedades de tomates aqui [pelo menos na California] e cada uma tem um sabor diferente. aqui o tomate cresce quase sem pragas e sem tanta pulverizaco, porque o clima ajuda. no Brasil, a umidade pega pesado com os tomates, entao eles pulverizam muito mais [foi o que me disse uma vez um pesquisador dessa area - no Brasil se pulbveriza dez vezes mais que aqui]. tambem tem o lance do transporte e armazenagem, os tomates veem de outro estado, ficam refrigerados ate chegarem no supermercado. aqui eu como tomates plantados e colhidos na minha cidade, na experimental farm da UC Davis e no meu quintal. comer produtos locais e frescos faz uma diferenca enorme. eu percebo no inverno, quando compro tomates no supermercado - nao eh a mesma coisa!

beijos,

Ai, ai, ai!
Era isto mesmo que estava faltando:-)))
Agora até eu vou cozinhar e sugiro a seção Le Plat du Jour:-)))
Beijos, minha querida e Parabéns.

Fer, tem certeza que a receita da bruschetta é espanhola? Aqui na Itália come-se direto, no país inteiro. Até na propaganda de pão de forma na TV os meninos comem pão com tomate...

Lu, eu acho que é diferente mesmo, e não é só com os tomates. Eu não amo hortaliças e só como porque sei que preciso, mas até eu sinto a diferença. Experimenta uma abobrinha aqui na Bota e uma no Rio. Dá vontade de chorar.

ô, Fer!!!! Que delícia de blog!!! Amei tudo, o design, as receitas, os links!
Você pode escrever duzentos blogs que eu vou atrás de você!
Beijos!!!
Lígia

Ah, que legal, Fer!
Ficou lindo, superbacana e criativo (que é sua marca registrada). Vou já colocar nos favotritos pra voltar mais vezes.
beijo grande,
Sam

Fer, voce falou uma coisa que agora acendeu uma luzinha na minha cabeca! Quando eu morava no Brasil eu sempre achei tomate um negocio sem gosto nenhum. Depois que mudei pros EUA, passei a gostar muitos dos tomates daqui. Eu sempre me perguntei qual seria a diferenca, mas sera que e porque no Brasil a minha mae e familia sempre colocavam os tomates na geladeira e aqui minha sogra e o resto do pessoal nao coloca? Ou tem realmente diferenca dos tomates de la pros tomates de ca?

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.