Polpettes with mozzarella and tomato

polpettes.JPG

Eles são uma coleção de livros bem interessantes e bonitos, que vendem por $5,99 em qualquer Borders. Eles são irresistíveis e inspiradores. Eu tenho vários, mas o que eu mais uso é o de receitas mediterrâneas. O livro tem tantas páginas marcadas, que até já dobrou de volume. Já fiz umas receitas de tapas de azeitonas e amêndoas e uma sobremesa, que deu errado. Mas outro dia, abri o livro por acaso justo na página desta receita. Não deu outra, no outro dia já resolvi fazê-la.

Eu mudei um pouco a receita dos bolos de carne, porque nessa vai um ovo e eu não suporto a idéia de um ovo cru misturado com a carne crua, que me dá uma impressão de um acasalamento da salmonela com o e-coli, apesar de eu saber que tudo vai ser cozido. Então substituí o ovo por uma colher de mostarda, e acrescentei cheiro verde picadinho.

1/2 fatia de miolo de pão branco
45ml/3 colheres de sopa de leite
500 g de carne moída
1 ovo batido [* substitui por 1 colher sopa de mostarda]
2 tomates largos e maduros [variedade beefsteak]
1 colher de sopa de orégano fresco
1 pedaço de qeijo mussarela fresco cortado em fatias
Fatias de aliche [* achei que pode muito bem ficar sem]
Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque o miolo de pão e o leite numa panelinha e aqueça até o pão absorver todo o leite. Amasse bem com o garfo e deixe esfriar.

Coloque a carne numa vasilha com a mistura de pão e leite, o *ovo, sal e pimenta a gosto. Amasse bem com as mãos e faça bolos achatados, como hamburgueres.

Frite numa frigideira larga até os bolinhos ficarem dourados, virando dos dois lados. Coloque-os numa forma refratária, cubra cada um com uma fatia de tomate, salpique com orégano picado, sal e pimenta. Coloque uma fatia de mussarela em cima de cada tomate e duas fatias de aliche cruzadas no topo da mussarela. Asse em forno alto [400ºF/200ºC] por 15 ou 20 minutos, até a mussarela derreter.

Comentários

meu marido é italiano de napole...faz uma massa, cozinha como ninguém...vou dar esta receita pra ele fer...gente, q saio daqui passando mal de desejo!!! ui! ^^

Adorável seu blog! Obrigado pela visita e pela receita. Apareça sempre para tomar um café ou um vinho tinto. Beijão.

Fer, livros de receitas são mais do que livros, são objetos encantados! Às vezes eu estou em casa meio tristinha e vou direto pra estante, ver o que eles me dizem de inspirador! Elizabeth David é minha mestra suprema :) beijosss

Agora não vou mais conseguir fazer meus hamburguers! Vou ficar lembrando desse monte de bactérias!

Fe, gostei do que vc fez para nao usar o ovo. De onde tirastes salmonela e e-coli? Já me fez rir.Bjs

Adorei o acasalamento da salmonella com o E. coli.. morri de rir! Adorei a receita também. Mais uma que vou ter que fazer. Beijão.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.