tomates secos

ostomatesestaosecos.JPG

Eu tenho um método lento de fazer tomates secos no forno. Não combina muito com a época dos tomates, pois quando eles estão madurinhos e abundantes, o clima está esturricante e nenhuma pessoa sensata quer ligar o forno. Mas o processo é assim:

Corte os tomates no meio, retire as sementes, ponha todos de cabeça para baixo para escorrer qualquer líquido, salpique com sal grosso, ponha os tomates numa forma e deixe no forno mínimo por pelo menos três horas - vai olhando pra ver se não está torrando. Pode virá-los no meio tempo. Fazendo tomate seco assim, eles ficam bem carnudos e macios. Mas tem que esperar aquela brecha no bafão....

However.... Vi em algum lugar na internet uma idéia de fazer os tomates secos no microondas. Sim, microondas, já pensaram? Fiquei abestalhada, pois desde a década de 80 que uso o meu minimamente e quase nunca cozinho nada nele.

Resolvi então arriscar e investir uma penca dos meus tomates vermelhinhos, fresquinhos e orgânicos da minha horta nessa empreitada experimental. Cortei os tomates, drenei, salguei e coloquei-os na forma de vidro.

20 minutos na potência alta. Descansa uns minutos, vira os tomates. Mais 10 minutos na mesma potência alta. Descansa. Retira da forma. Guarda na geladeira.

Sinceramente, os tomates não ficaram exatamente carnudos, como os feitos no forno ficam. Mas também não ficaram ruins. Quando você está com um super excesso de tomates na cozinha, mais do que pode consumir, e ainda está quente para deixar o forno ligado por mais de três horas, essa soluçào é excelente! Em quarenta minutos os tomates estão prontos, a cozinha não fica quente, e você usa os tomates - nada de desperdício, pois esses frutos são preciosos. Fica a dica para quem quiser testar.

Comentários

Minha esposa está fazendo e vendendo esta maravilha que é o tomate seco, caseiro em conserva com óleo especial, temperos e ervas diversas a escolha do cliente. É só ligar (11) 93908982 (Luis). brazilworld@gmail.com

Minha esposa está fazendo e vendendo esta maravilha que é o tomate seco, caseiro em conserva com óleo especial, temperos e ervas diversas a escolha do cliente. É só ligar (11) 93908982 (Luis).

Fer,
nunca tentei fazer tomates secos - apesar de adorar comê-los - mas essa do microondas é tentadora. Costumo comprar os meus num santuário ecológico chamado Vagafogo (é lá que compro os chutneys de manga, pequi, tamarindo, goiaba, pitanga, que te falei uma vez), localizado em Pirenópolis-GO. Lá, eles desidratam os tomates numa espécie de estufa que fica ao sol durante 3 dias. Nunca comi tomates secos tão saborosos. E ficam absurdamente carnudos. Uma delícia! Outra coisa que adoro de lá são os coolies de maça e canela. Meu Deus! Que coisa boa.
Beijo

A foto está com umas cores lindas.
Adoro tomates secos, mas nunca fiz. Uma vez, vi uma receita em que ia açúcar.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.