uma boa e honesta salada

Eu gosto de ir à um restaurante grego aqui em Davis, o Symposium quase que somente por causa das saladas que eles servem. Não é nada especial, não tem ingredientes sofisticados, são saladas super simples, mas com um tempero honesto, que eu valorizo muito.

Pra mim o que estraga as saladas servidas na maioria dos restaurantes aqui nos EUA é o molho. Eu DETESTO molho pronto, molho de vidro, desses cheios de coisas dentro e preservativos. Sou adepta da simples e eficiente mistura de azeite, vinagre e sal. Gosto de usar vinagres diferentes, ervas, detalhes interessantes para deixar o molho mais caprichado. Uso muito mostarda em pó ou preparada nos meus molhos. Ou iogurte. Ou sour cream. Mas eu gosto de misturar, não gosto de usar molhos preparados.

Então você vai a um restaurante mediano e pede uma salada. Ela vem encharcada, inundada, afogada num molho pronto. Eles listam pra você - italian, ranch, balsamic, honey mustard, thousand island, vinagrette... Muito raro um desses molhos enriquecerem a salada. Normalmente eles destroem tudo... Eu aprendi a pedir sem molho ou com o molho separado, assim uso só um pouquinho.

Mas no Symposium, não tenho problemas com salada. Geralmente peço uma com alface picadinha, batata cozinda, ovos cozidos, tomates, azeitonas kalamata, alcaparras, cebolinha verde. E o molho - só pode ser vinagre de vinho, azeite, sal e pimenta. Tudo na medida certa - 1/3 de vinagre ou suco de limão, ou os dois misturados e 2/3 de azeite.

Meus molhos são os mais variados. Mas aprendi a fazer um molho coringa com uma amiga suiça - uma perfeccionista, que também me ensinou um truque que eu uso até hoje para levar saladas em potluck parties: colocar os ingredientes para o molho no fundo de uma saladeira. Bater bem com o batedor manual. Colocar os ingredientes da salada por cima do molho. Não misturar. Cobrir com filme plástico e guardar. Na hora de servir, misturar bem o molho com a salada. É uma técnica perfeita, especialmente se você quiser levar uma salada de folhas, que certamente vai murchar se for misturada com o molho com antecedência. Isso evita que você tenha que levar o molho numa vasilha separada e que faça sujeirada na hora de misturar.

Este é o molho clássico para saladas da Annemarie:

Misture bem:
Vinagre de maçã
Azeite de oliva extra-virgem
sal/pimenta moída na hora
mostarda preparada
ervas frescas ou desidratadas [* eu uso muito o dill e as chives]
Esse molho dura muitos dias guardado na geladeira.

Comentários

Tenho pavor de molho pronto. Se depender de mim, os fabricantes de molho em vidro vão à falência. Esse da Annemarie me parece bem saboroso. Ainda assim, o faria para usá-lo uma única vez. Acho que sou muito fresca. ;-)

Não acho nenhum outro melhor do que um molho básico, bem batidinho, misturadinho, sem aditivos e que tais...Mas gosto de abusar de temperos como alecrim, salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, herbes de provence... A idéia de colocar o molho sob a salada é muito boa; nunca havia pensado nisso, mas é verdade, tá na cara que funciona, não desmorona a salada.
Boas idéias, Fer! Bjs

Fer, eu também odeio vinagrete pronto e ainda mais quando já vem esparramado na salada. Se eu peço uma salada em restaurante, geralmente é pra que seja light, e esses vinagretes prontos são super gordurosos. Eu não sei fazer muito bem, mas o Alain faz um muito bom parecido com esse seu. Beijocas.

Fe,sou que nem voce.Nunca comprei molho pronto de salada.Na casa da minha mae nao se fazia isso e acho que já veio dai.Prefiro mil vezes fazer tudo. E quando as coisas levam maionese..matam o sabor pois inundam. Por isso é que nunca como coleslaw na rua por exemplo. E adorei muito a dica da tua amiga suiça do molho da salada. Quando preparo as saladas para levarmos pro trabalho coloco um potinho com o molho separado.Bjs.

Olá Fer,
como vc deve ter notado, ando meio ausente. O blogue tá abandonado (prefiro pensá-lo em stand by mode), porque ando enrolado com trabalho e um novo processo seletivo para uma escola federal. tenho acompanhado menos de perto, mas tô na área.
beijos e um bom fim de semana.

Adorei o nome do Restaurante! Ele também é o título do livro do Platão de que mais gosto!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.