uma simples omelete

omelettewine.JPG

Como não sou uma cozinheira muito elaborada - todos já sabem disso - me inclino sempre em direção da simplicidade, onde corro menos riscos de enfrentar fracassos. Tudo simples, esse é o meu lema, o meu motto.

Finalmente estou lendo bem devagar um livro que tenho, escrito pela mulher que revolucionou a cozinha inglesa no século vinte, e descubro que ela é um pouquinho como eu em alguns aspectos. Ela tem um certo cinismo com relação à comida industrializada, e no artigo que dá nome ao livro - An Omelette and A Glass of Wine, publicado em 1959, ela conta a história da famosa omelete da Madame Poulard que gerenciava um hotel na costa da Normandia. Quando Madame aposentou-se, foi um forfé delirante entre os gourmets, todos tentando descobrir ou afirmando ter descoberto o "segredo" de tal sofisticado prato. Uns diziam que ia leite na mistura, outros que eram trufas. Até que num belo dia, alguém cansado de ler e ouvir conjecturas resolveu perguntar diretamente para Madame Poulard - como ela fazia a tal omelete. A resposta foi bem simples e direta:

"Monsieur,

Aqui está a receita da omelete. Eu quebro uns bons ovos numa vasilha. Eu bato esses ovos bem batido. Eu coloco um bom pedaço de manteiga numa frigideira. Eu jogo os ovos nela e chacoalho constantemente. Eu fico feliz, mounsieur, se essa receita lhe agradar.

Annette Poulard."

Ler isso me redimiu de todas as minhas frustrações!

Comentários

As coisas mais simples são muitas vezes as que nos sabem melhor... :-)

Oi Fer,
Eu tinha esse livro e nunca havia dado bola até q vc me falou dela. Amei. As crônicas são deliciosas...
Meu marido deve ir a NYC em outubro e vai trazer pra mim os livros de receitas do mediterrâneo. Não vejo a hora! uh lah lah

Fiquei com bastante vontade de ler o livro. Vou procurar.
BJ

Fe, teve um programa sobre ela recentemente.Foi muito bacana. Duas horas se nao me engano. E um amigo fotografo que trabalha numa loja de livros antigos came across
http://images.stocklight.co.uk/index.php?type=books&stockid=65866&search=Search

Demais,ne?!

Mulher interessantissmo, foi o que me pareceu.

Muito simp'atico este teu post.bjs e um bom dia.

Fer,
simplicidade é um grande tempero mesmo.
Na vida, inclusive.
;)
Beijo

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.