a boa massa

Quando uma receita é testada e dá certo, vai pro patamar das receitas boas. Ontem uma conseguiu esse mérito. Eu precisava de uma receita de massa de torta para fazer uma torta de frango com uma sobra de um frango assado que comprei no Farmers Market. O recheio é fácil, os pedacinhos de frango picados e refogados com o que quiser. Eu usei salsão, pimentão vermelho, tomate, azeitona verde, salsinha. A massa é onde a porca torce o rabo - pra mim, eu sei!

Então peguei essa receita em um dos livros do Moosewood Restaurant. Fiz na batedeira elétrica, mas dá pra fazer no food processor ou mesmo na mão.

6 colheres de sopa de manteiga geladíssima
1 xícara e meia de farinha de trigo
4 colheres de sopa de água ou leite gelado [usei leite]

Coloque a farinha na batedeira. Bata com a pá achatada em velocidade de misturar por 10 segundos. Acrescente a manteiga cortada em cubinhos e misture por um minuto até os pedacinhos de manteiga ficarem do tamanho de uma ervilha. Vai acrescentando o leite e batendo, ate a massa ficar consistente. Embrulhar numa folha de plástico e deixar na geladeira por 15 minutos. Esticar com o rolo e usar. Forra uma forma de 20 cm.

Comentários

Obrigada pelas dicas Fe!!
Ana

Fer, it doesn't get any easier than that, does it?
Adorei a praticidade da massa, poucos ingredientes, todos eles básicos, podem estar em qualquer armário/geladeira!

Obrigada por compartilhar conosco!

Hum, receitinha facil, vou copiar. VOcê sabe me explicar porque sempre a manteiga tem de estar geladissima?
Será questão de liga da massa?

Ana, vou responder aqui, assim quem mais se interessar pode ler. Sim, eh uma pie dough estilo massa podre, mas bem firme. essa receita dah so pra forrar a forma, se quiser cobrir tem que dobrar.

Eu tambem tenho o low-fat favorites, mas nao acho que ja fiz algo dele. tenho o sundays at moosewood, moosewood celebrates e o moosewood cookbook, que eh o que mais gosto e uso. eu tenho ele ha muitos anos, comprei qdo ainda morava no canada e fiz muitas receitas dele, eh o que eu recomendaria, se voce ja nao tem.

beijao! :-)

Facil mesmo, eh pie dough mesmo, ne?! Vc dobrou a receita p/ fazer 2 crusts (top e bottom)?
Eu gosto dos livros do mosewood! Tenho o Mosewood Low Fat Favorites, vc ja fez alguma receita de la? O pumpkin custard eh uma de nossas favoritas! (tem post no meu blog!) Se vc tiver outro do Mosewood p/ recomendar eu aceito! hehe!
Beijos!
Ana

Fe, bem prática,não?!?Ela fica com puff pastry? A folhada?

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.