as últimas abobrinhas do ano

ultimasabobrinhasdoano.JPG

Comprei diferentes variedades de abobrinhas no Farmers Market. O primeiro sinal de que a temporada de algum produto está no final, é quando ele some da cesta orgânica semanal. Já aconteceu com as abobrinhas, então resolvi comprar no mercado para um farewell. Para fazer essa salada me baseei numa receita de courgettes à francesa do livro Is There a Nutmeg in the House? da Elizabeth David.

Corte as abobrinhas e cozinhe no vapor.
Não cozinhe muito, pois elas precisam ficar crocantes e não molengas.
Coloque num prato, deixe esfriar.
Prepare o molho com:
1/2 xícara de iogurte grego
Suco de 1 limão verde
Sal e pimenta do reino a gosto
Ciboulettes [Chives] picadinha
Azeite extra-virgem a gosto - usei um orgânico produzido aqui na Califórnia e vendido pelo Trader Joe's que é uma coisa impressionante, cheiroso e com uma cor esverdeada que eu nunca vi num azeite antes.
Misture bem com o batedor de arame e sirva sobre as abobrinhas.
Usei esse molho com pepinos e também ficou ótimo.

Comentários

Ah, que delícia.vou voltar para copiar para o ano que vem.

eu a.m.o abobrinhas, principalmente se forem feitas batidinhas, com temperinho de alho e cebola. dá pra botar na massa, fica uma delícia! bjs pra ti!

HUMMM. Fer, já anotei a receita e farei esta semana pois comprei abobrinhas ontem. O único senão é o iogurte grego que não existe à venda por aqui. To pensando como solucionar o problema.
Beijos

Obrigada Elvira!

Cá em Portugal, usamos a palavra "curgete" para designar a aboborinha. É um vegetal que aprecio muito. Também se arranjam por cá no Inverno, mas não são tão boas como no Verão.

Fer, que prato gostoso! Fresquinho!

Molhos à base de iogurte são super saborosos!

Desculpa a ignorancia: abobrinhas são a mesma coisa que courgettes? Há muito tempo que eu queria saber pois aqui em Portugal não encontro abobrinhas.
Obrigada

Leve, fresca, fácil, light, como gosto. Adicionei tb! Bjs

Hummm! Cara de delícia pura...
beijins,
Sam

P.S.: Aquele suflê de couve-flor ficou fino pacas. Massa básica, misturada com a couve em pedacinhos pré-cozida no vapor, uma cobertura de clara em neve e parmesão ralado, vai pra gratinar e uh-la-lá!

Adorei, adorei e adorei está receita!

Já colei a receita na minha pasta Receitas.
Deve ficar ótima!! Até mais!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.