Far Breton

farbreton.JPG

Far Breton - Brittany "Pudding" Cake with Prunes, também conhecido por Farz Breton e Far aux Pruneaux, é um doce típico da Bretanha, na França. Eu achei muito parecido com um pudim de padaria que temos no Brasil. Eu vi a foto desse doce na Carmen Mariani, que tem o àlbum mais lindo do Flickr. Ela me passou a receita. Não tive tempo de deixar as ameixas de molho no Rum a noite toda, então aqueci a mistura por dois minutos no microondas, a as ameixas pegaram um pouco do sabor do destilado. Usei Brandy invés de Rum. Também exagerei na quantidade de ameixas. Usei muito mais do que 12 e o resultado é que elas ficaram parecendo um recheio. Siga a receita à risca, não invente moda como eu faço e tudo dará certo!

12 ameixas secas
1/4 xícara de Rum [eu usei Brandy]
1 xEicara de farinha de trigo
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos na temperatura ambiente
2 xícaras de leite integral na temperatura ambiente
1/3 xícara de manteiga sem sal derretida e na temperatura ambiente

Deixe as ameixas secas de molho no Rum [Brandy] durante a noite
Unte uma forma grande - o doce cresce um pouco.
Aqueça o forno em 350ºF/176ºC.

Peneire a farinha, o açúcar e o sal numa vasilha grande. Faça um buraco no centro. Coloque os ovos no centro. Adicione um pouquinho do leite. Vai batendo com o batedor de arame e acrescentando o restante do leite e a manteiga derretida. Bata bem, até a massa ficar bem liquida e uniforme. Coloque a massa na forma untada. Coloque as ameixas bem distribuidas pela massa. Asse por 40 minutos. Sirva morno ou a temperatura ambiente.

Comentários

Fiz e experimentei, divino, muito bom!

que linda a foto e que água na boca me deu a receita. fer, eu sou totalmente fã de pudim de padaria, aliás, eu sou fã de pudins! pena que, aqui em casa, se eu fizer essa receita, provavelmente terei que comê-la toda sozinha, já que os meus meninos não curtem essas coisas e aí- já viu né? vou descer a ladeirinha aqui da praia rolando! ahauhauhauaha! ah, adorei suas "invencionices". eu acho que o legal de cozinhar é isso, a gente vai inventando, experimentando e saem coisas ótimas! beijão

Está anotada!

Já anotei, amiga! Adoro ameixas! Hummm!

Olá Fer!
Adoro seu blog, sou sua leitora assídua! Obrigada pela visita no meu humilde lar!
Beijos

Isso tá um delírio...

Que loucura isso! Está de matar, Fer.

Ai, que trem bom Fer.Amo tudo que leva ameixas.secas e frescas.Anota,anota

Hummm, gostei dessa receita Fer! Parece ser tao cremoso, e acho q iria sair bem aqui em casa pois todo mundo adora pudim de padaria!! E eu e Matheus amamos comer ameixas secas... o pacotinho nao dura nada com nos dois aqui, cada vez q abre a geladeira ele corre pegar uma! hehe!
Ana

parece pudim de pão, realmente...

Fer,

conta para mim o que você faz para queimar as calorias de todos esses doces maravilhosos que você faz.

:)

Bjs

Sou louca por esta sobremesa francesa! :-)

Nossa, que perdição! Também sou fanzoca das fotos da C Mariani, são lindas demais.
Esse pudim se parece muito com clafoutis, que já inventei de fazer de bananas em vez de cerejas. Vou testar com certeza,pois amo ameixas de paixão.
;***

Hmmm mas ficou com uma cara... adoro ameixas!!!!!
Parece delicioso!!!

Beijocas!!!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.