macarrão integral com limão, rúcula e pistacho

Fui imediatamente fisgada por essa receita da edição de janeiro de 2007 da revista Martha Stewart Living. Estamos na temporada desses limões deliciosos e rúcula e pistachos são ingredientes fabulosos. Decidi fazer esse macarrão para o jantar do dia seguinte ao Natal. Até as minhas sobrinhas comeram. Meu irmão comentou que essa receita ficaria ótima num dia de verão—pena que no verão é difícil achar meyer lemon e rúcula, mas ele tem razão, o prato é leve e refrescante e por isso ficou perfeito depois da comilança do peru.

Whole-wheat spaghetti with meyer lemon, arugula, and pistachios

Sal marinho ou grosso
1/2 xícara de pistachos descascados e torrados
1 enchalota [shallot] pequena cortada em pedaços
1 meyer lemon [a.k.a. limão cravo, rosa, vinagre, china] cortado em fatias e sem sementes
3 colheres de sopa de azeite aromatizado com limão, ou o comum extra-virgem
300 gr de spaghetti integral
2 xícaras de rúcula
Pimenta do reino moída na hora

Numa panela grande, ferva bastante água com sal. Enquanto isso pulse os pistachos e a enchalota no processador até ficarem bem moídas. Retire para uma vasilha. Moa o limão no processador e coloque o limão moído na mistura de pistacho e enchalota. Coloque 2 colheres de sopa de azeite. Cozinhe o macarrão al dente. Escorra e reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Misture o macarrão com a mistura de pistacho, adicione a água do cozimento, para o tempero se espalhar por igual. Coloque a rúcula, 1/2 colher de chá de sal, o resto do azeite e tempere com pimenta do reino a gosto. Sirva imediatamente.

Comentários

fer,
fiz e nao gostei! o limao e a cebola deixaram um gosto muito predominante e quase nao consegui sentir o gosto do pistache. sera que eram muito grandes? :(

Ganhei um vidro de azeite aromatizado com limão da minha co-sogra (calma, eu explico: é a mãe dos meus cunhados, primeira esposa do meu sogro) e não sabia uma boa receita para usá-lo...
vou fazer no sábado!! meu marido vai amar!!
beijos,
Lívia
PS: Um 2007 cheio de guloseimas para vc!

Fer, fiz essa receita hoje pro almoco, ficou gostosa mas aqui em casa achamos que meio limao seria suficiente. E realmente e um prato com a cara de verao, bem leve mesmo. Vou repetir outro dia com meio limao pra tirar a duvida :)

Fer, adorei a receita, acho que meu marido vai gostar. Uma duvida: e pra moer o limao inteiro mesmo, com casca, parte branca e tudo?

Fe, a minha edição está me esperando lá em casa. Ótima escolha - amo rúculas. De paixão.de comer só as folhas.

Fer,

quando crescer quero cozinhar igual a você!!


Bjs e um feliz Ano Novo e um 2007 espetacular para você e sua família!

Fernanda, um ótimo ano novo pra você. Continue me deliciando com suas receitas porque eu vou continuar por aqui, mesmo de regime. Suas receitas são um bálsamo para minha alma faminta. Um beijo.

Fer que delícia deve ser essa massa! Agora no calor que esta fazendo por essas bandas de cá esse prato vai cair muito bem. risos

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.