Cauliflower Risotto with Spicy Pangrattato

risotto.JPG

Quando eu vi esta receita de cauliflower risotto with spicy pangrattato no blog da Melissa e Manuel, pirei na little potato. Tudo nessa receita me fascinou: a farofa de aliche, o uso da couve flor, a história, as cores, a mistura de texturas. Comprei duas pequenas couve-flores no Farmers Market no sábado e hoje got my mojo working!

A receita completa pode e deve ser lida no original, mas vou colocar aqui a minha versão ligeiramente adaptada.

Para o pangrattato:
Ponha no food processor 2 fatias de pão amanhecido, uma lata de aliche com o óleo e uma pitada de pimenta - usei a chipotle em pó. Moa tudo numa farofa. Numa frigideira coloque um fio de azeite e toste essa farofa em fogo médio até ela ficar bem seca e crocante.

Para o risotto:
Coloque um litro de caldo de legumes numa panela e deixe ferver, acrescente os floretes de uma couve-flor picadinhos, abaixe o fogo. Numa outra panela robusta refogue meia cebola e dois dentes de alho numa mistura de 1 colher de manteiga e uma de azeite. Acrescente 1 xícara de arroz carnoli [or arborio] e refogue até ele ficar translúcido. Acrescente 1/2 xícara de dry vermouth e refogue até a bebida secar. Daí vá acrecentando o caldo de legumes com a couve-flor, até o arroz cozinhar e o caldo acabar. Vá amassando a couve-flor durante o processo, mexendo sempre com uma colher de pau. Retire o arroz do fogo, acrescente 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto e sirva quentíssimo com a farofinha de aliche por cima.

Fogem agora me os adjetivos apropriados e necessários para descrever o quanto esse risotto ficou delicioso!

Comentários

Esta receita é na verdade do livro Jamie´s Italy, de Jamie Oliver. Há outras igualmente interessantes no mesmo livro, assim como em todos os outros dele. Adoro as receitas porque são bem dia-a-dia e combinam com o Brasil, por serem bem leves e quase vegetarianas. Tudo bem que o cara é um repeteco de cozinha italiana clássica, mas, hoje em dia, quem não é...

Minina, não aguentei e hoje resolvi fazer a receita! Ficou um must e todos amaram! A farofinha fez o maior sucesso! Dá um toque muito diferente, não??? Eu acho que o risoto em si já é uma delícia! Tive que fazer uma adaptação, não tinha dry vermuth,usei conhaque, mas ficou muito bom assim mesmo. Só tinha pão integral e a farofa ficou mais integral! Acho que podem ser diminuidas as quantidades, sobrou bastante farofinha.
Muuuuuito boa a sua dica! Um beijo!

Fer, parece maravilhoso!!! Que vontade! O arroz está me chamando no armário para virar este risotto lindo! Hummmmmm!
Beijos.

Que delícia de risotto! :-)

Fer,
Olha o que eu vejo quando tento ler a receita original: "Not Found
The requested URL /a href= was not found on this server.

Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request. "

:0((

A receita parece uma delícia. Vou anotar pra experimentar.

beijo,

ADorei!

não precisa responder, fui ver à receita original e agora já sei o que é aliche :)
eu adoro risotto e este com o pangratatto deve ser uma delícia. há alguns dias o meu irmão surpreendeu-me ao servir um risotto de espargos
numa tigela que tinha no fundo uma redução de caldo de carne e vinho do porto , aí a novidade subia pelo risotto acima , aqui é o oposto

O que é aliche ? é o mesmo que nós aqui chamamos anchova ?

... hummmm acho que esta vai ser feita muito, MESMO muito brevemente ;)

Beijinhos,
Floppy

Fezoca, eu marquei essa receitinha no meu del.icio.us imediatamente quando a vi - fiquei doidinha por ela!!

Que bom saber que vc gostou, mais um motivo pra eu fazer!

Tbém não consigo achar adjetivos! Só sei que vou precisar fazer correndo!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.