comida pé de cana

Eu vivo dizendo e repetindo brazilian vezes que amo, adoro, venero usar bebida alcoolica em receitas, sejam doces ou salgadas. Acho que o álcool confere um sabor especial à comida, ajuda a ressaltar os sabores. Sempre guardo sobras de vinho para esse uso. E apesar de quase não beber, tenho um bar invejável. Já tive meus momentos criativos, adicionando cerveja à tradicional sopa de carne e cevada.

Também ousei numa receita de ovos mexidos que fiz, lá pro final dos anos 80. Eu não suporto ovo, o cheiro, a textura, o sabor. Como as claras, mas as gemas só se for numa omelete ou mexidos muito bem temperados, pra esconder o sabor da eca amarela. Pois então num belo dia, estava eu na minha cozinha piracicabana preparando uns ovos mexidos pra matar a fome da família, porque provávelmente tinha sido um dia corrido e não tinha dado tempo de de pensar ou preparar nada mais complicado. A receita é simples: numa frigideira derrete-se manteiga, refoga um pouquinho de cebola picadinha, jogua uma lata de ervilhas [pode usar a congelada, mas ferva e escorra primeiro], jogue então os ovos e vá mexendo, como se faz ovos mexidos. Salgue. Um minuto antes de desligar o fogo, acrescente uma dose de pinga. Refogue rapidinho pra pinga evaporar, tempere com pimenta do reino moída e sirva com torradas e salada. Olha, parece brincadeira, mas pra mim a pinga tira o cheiro de ovo e ainda acrescenta um sabor especial ao mexido. Já fiz essa receita experimentando com outros destilados, mas a versão com a pinga continua sendo a melhor.

Também tenho o costume afogar penosas em álcool, seja o tipo que for. Outro dia li a receita do Frango na Cerveja Preta no Ratatouille da Lara e fiquei inspirada. O Gabriel me deu no ano passado uma caixa de cervejas de verão, que está lá no cantinho da cozinha desde então. Elas são cervejas leves e resolvi usar uma delas pra afogar o frango. E afoguei - literalmente. Usei uma garrafinha para três pedaços de penosa. Temperei com tomilho, sal, pimenta e a cerveja. Deixei vários dias marinando na geladeira. O frango ficou imerso. Retirei os pedaços da marinada, coloquei numa forma com tampa e assei por mais ou menos uma hora e meia. A carne desprendeu dos ossos, ficou macia e o sabor bem interessante.

Comentários

Olá Fernanda,

Um dos meus pratos favoritos aqui em casa é realmente frango com cerveja (normal). É rápido e infalível. Mas só tem um senão, leva Sopa de Cebola (pacote da Knorr, conhece?) e no final um pacote de natas para tornar o molho mais cremoso.
É claro que também fica óptima se em vez de colocar a Sopa de Cebola, você fizer o refogado típico de azeite, cebola e alguns dentes de alho.

Não é do mais saudável, mas como raramente falha e é uma solução rápida...
Provavelmente você já conhecia, né? É bastante popular aqui em Portugal.

Um abraço para si, é sempre um prazer vir aqui.

Ai que interessante, vou usar a idéia da cerveja e da pinga.

Eu tb amo cozinhar com bebida alcólica, dá um sabor especial. Quando fazia strogonof de carne, não deixava de flambar com conhaque, o sabor é celestial!

fer, voce ja experimentou tirar a "pelinha" da gema pra o ovo nao deixar cheiro? aprendi com a mae de uma amiga - super fresca! - e desde entao tudo o que eu faco com ovo vai com a gema SEM a pelinha. e um empenho, mas vale a pena! :)

Fer, só vc mesma para transformar um produto trivial, como o ovo, num prato de valor agregado. É uma idéia irresistível e eu não vou perder essa oportunoidade de experimentar! Obg pela dica.
Bjs

engraçado... ontem mesmo eu pensei no que cozinhar com a pinga que tá me olhando no armario... comprei umas sobrecoxas korin, que não têm aquela murrinha de frango comercial, e vou fazer com quiabo. acho que a pinga vai ser pra beber... rs

Também sou adepta da "galinha bêbada". Geralmente faço o frango com cerveja preta (o molho fica escuro, divino), mas já rolou de fazer a receita até com Skol e ficar muito boa.

Fer, realmente a bebida dá um tchan em qualquer coisa, ultimamente tenho tomado sorvete regado ao licor Mozart... heresia? Eu amo de paixão!!!
Beijos!

Fê, te admiro por mais uma coisa: eu também odeio ovo!!!! Ovo quente, ovo cozido, ovo frito, eca! Mas da próxima vez que meu marido fizer ovo mexido - ele ama ovo, de todos os tipos - vou falar para ele usar seu truque, quem sabe. Bjs, querida, e obrigada pelo parabéns do guia. Inté.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.