sopa de tomate assado
[com wafers de parmesão]

sopatomategourmet.jpg

Nas últimas duas semanas eu tomei três tipos de sopa de tomate em três restaurantes diferentes. Uma delas, do menu do brunch de domingo do Seasons, estava particularmente deliciosa. Resolvi tentar uma sopa de tomate em casa. Achei essa receita da revista Gourmet de 2003 no site da Epicurious e resolvi tentar. Ficou excelente, mas não abocanhou o troféu. A sopa que eu tomei no Seasons ainda é a melhor. Vou continuar experimentando receitas.

2 quilos de tomates cortados ao meio*
6 dentes de alho sem descascar*
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta do reino
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de orégano seco esmagado*
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 xícaras de caldo de galinha ou legumes
1/2 xícara de creme de leite fresco

Acompanhamento: parmesan wafers*

Asse os tomates e os dentes de alho em forno baixo, regados por azeite, sal e pimenta. Asse por uma hora. Deixe esfriar e descasque os alhos. *Eu pulei essa fase, usando os roasted tomatoes da Muir Glen. * E não usei alho.

Numa panela, refogue a cebola, orégano e açúcar em fogo moderado até a cebola ficar bem molinha. * Nessa etapa eu também fiz mudanças, usando bastante orégano fresco, já que tenho bastante na horta. Acrescente os tomates e alho, coloque o caldo de legumes e deixe cozinhar tampado por uns 20 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador—com MUITO cuidado! Passe toda a sopa por uma peneira fina, pra remover qualquer resíduo dos tomates e orégano. Adicione o creme de leite, tempere com sal e pimenta a gosto e sirva com um wafer de parmesão no centro e uma folhinha de orégano ou manjericão fresco decorando. Eu servi essa sopa morna, mas ela pode ser servida bem quente ou mesmo fria. Ela também pode ser feita no dia anterior e guardada em pote fechado na geladeira.

* eu fiz os wafers baseados na receita da Ana, onde ela explica como fazer nos super-micro-detalhes. eu fiz os meus eu com parmesão e cibouletes.

Comentários

Adorei esta sopa, pena que eu não tenho máquina de waffles, dá para dar uma adaptada? Realmente fiquei com vontade de fazer...
bjs
=^.^=

Só agora cheguei aqui. Ando meio sem tempo. Adoro sopinhas cremosas e me alegro que tenha gostado da sugestão dos wafers.

mais uma sopinha deliciosa ! eu ja fiz varias vezes a de cebola e maça uma delicia ! bjs

Linda, apetitosa, nutritiva. Pena que o cheiro e o gosto eu não pude sentir. Amei. Beijão.

Mmmmmmhhhh...! Muito boa mesmo. Fiquei super tentada!

Beijão.

Fer, passei um tempo no seu dicionário, está ficando ótimo! Eu gostei do detalhe dos wafers da Ana na sopa, tenho aprendido muito com todas. Bjs!

Fer, sabe o que eu acho mais legal aqui do Chucrute? É que a cada post eu decsubro uma coisa nova, que normalmente eu nunca comi!!!!
kkkkkkkkk
Adorei a sopa, sempre vejo as de tomate geladas, e essa quentinha me apeteceu mais...
Beijos!

Essa sopinha tá com uma cara sensacional. Dá quase pra sentir o cheiro forte do tomate evaporando. Me pegou bem numa fase de provar sopas diferentes.

acertou em cheio o meu paladar...simples, sabores que se completam...lindo!

Manteiga, parmesão, creme de leite e caldo de galinha tudo isso com tomate e ainda as tais wafers ...: é demasiado americano para o meu gosto. Mas você apresenta tudo lindamente ! ;-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.