madame moussaka

De repente começou a chegar berinjelas e mais berinjelas na cesta orgânica. Num piscar de olhos eu acumulei umas dez de tamanho médio. Precisei fazer uma receita que usasse muitas de uma vez. Só pude pensar na madame moussaka, que coincidentemente é um dos pratos favoritos do Uriel. Ele uma vez me contou que a mãe costumava preparar a moussaka e ele adorava. A que ela fazia era com carne moída. Na verdade eu nunca comi moussaka alguma em tempo algum na casa da minha sogra. Mas lembrança de filho é sagrada, então sempre que preparo esse prato é exclusivamente pra ele e pensando nele. Já fiz moussaka com carne moída, mas sinceramente prefiro sem. E desta vez fiz sem carne, pois só a berinjela pra mim já basta. Comecei a preparação no dia anterior, fatiando as berinjês e deixando de molho na água salgada por uns minutos. Escorri bem, coloquei numa vasilha grande e temperei com sal, pimenta, ervinhas secas e bastante azeite. Grelhei na churrasqueira, mas dá pra fazer no grill ou no forno. Guardei as fatias grelhadas na geladeira. Isso agilizou a preparação da moussaka no dia seguinte, que montei num vapt-vupt.

Untei um refratário com azeite. Coloquei uma camada das fatias de berinjelas, outra de queijo mussarela, outra de molho de tomate feito em casa, outra de mussarella, outra de berinjelas e assim sucessivamente até acabar as fatias de berinjelas. Salpiquei com mussarela ralada e levei ao forno médio por mais ou menos 20 minutos, até a moussaka começar a borbulhar e o queijo gratinar. Comemos com pão francês fresquinho. Não tirei foto. Mas vocês podem imaginar as cores da delícia!

Comentários

imagino mesmo, adoro moussaka, sem carne entao melhor ainda ! bj

Confesso que estou neste momento com uma beringela recheada no forno à minha espera e é a primeira vez que vou provar a tão falada beringela! Se gostar desta versão avanço para esta moussaka que me parece muito bem! :o)

Beijos

Está cheirosa e borbulhante na minha cabeça! Vontade de fazer também! :) Beijo *

Também eu adoro moussaka. A minha também não leva carne, leva feijão, cogumelos e beringela grelhada... se quiser espreitar está em http://threefatladies.blogspot.com/2007/09/moussaka-vegetariana.html ... não liga para a foto, que não faz justiça ao prato :)!

Comecei a cozinhar beringelas há pouco tempo, tambem para educar o paladar da minha filha, esta receita vai para o meu caderno, pois das que vi esta agrada-me bastante.
Beijocas e bom fim de semana

Fer, se você me permite, mais uma sugestão para as tuas dezenas de beringelas!!

Rattatouille: http://pat.feldman.com.br/?p=448

Lasanha de Beringelas: http://pat.feldman.com.br/?p=38

Patê de Beringelas: http://pat.feldman.com.br/?p=13

A Moussaka deu água na boca, principalmnete do meu marido, que adora!! Eu sou novata no mundo das beringelas. Por enquanto só me arrosco na lasanha e no Moussaka

Bjs!

Costumo fazer sem carne e com presunto de peru, fica uma delícia. Não assim como a sua, mas fica bom. Bjs.

Ahhh, ve se pode, hoje mesmo vi uma receita de Moussaka!! Estava linda na foto e me deu a maior vontade, mais ainda pq era feita com lentilhas no lugar da carne! Me chamou muuuito a atencao! Quando eu fizer e depois te conto Fer! (mas se vc quiser a receita me avisa q eu te passo!!)
Beijos!
Ana

Tomara que cheguem mais berinjelas e você repita com foto. Embora eu posso imaginar a delícia - ainda mais com pão francês fresquinho. (amanhã, milhinhos viajando..)
beijos, n

Adoro suas fotos, pena não ter!
Mas que deve ter ficado uma delícia, ah isso sim!
Tb faço em casa, com e sem carninha... mas com as orgânicas acho que o sabor é outro, muito melhor!

Fer,

Descupla sem querer deixei o meu comentário 3x :( é que estava dando erro...:(

Bjs,

Carlota

Oi Fer, Hoje passeando pela net vi um blog com uma receita e lembrei-me de si, por causa do seu post sobre a romã... vá até lá ;)
o blog é www.amusesbouche.canalblog.com

Bjs,

Carlota

Oi Fer, Hoje passeando pela net vi um blog com uma receita e lembrei-me de si, por causa do seu post sobre a romã... vá até lá ;)
o blog é www.amusesbouche.canalblog.com

Bjs,

Carlota

Oi Fer, Hoje passeando pela net vi um blog com uma receita e lembrei-me de si, por causa do seu post sobre a romã... vá até lá ;)
o blog é www.amusesbouche.canalblog.com

Bjs,

Carlota

Este prato é maravilha total, quando faço eu coloco por cima um creme que é iogurte natural, farinha(pouca) e um ovo, tudo bem misturado e por cima o queijo, dá um sabor divinal à moussaka,beijo!

Fer, estou com o Uriel. Absolutamente amo isso!! Pra ser honesta, nos comemos de 3 a 5 vezes AO MES e eu soh nao como mais pois eh exagero..haha..E quando nao fazemos em casa, compramos frozen Eggplant Parmesan..

Nos fazemos um pouco diferente(sem carne tb)..vou experimentar seu jeito:))
Yumm!!!!!!(ainda bem que tive um early lunch:))

Bjs

Bri

Fer, aqui em casa ela reina absoluta, com carne ou sem é sempre sucesso garantido! Hummmm, com berinjelas orgânicas então...tudo de bom!
Beijos!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.