Fereni

fereni_s.jpg

Vi essa receita de origem persa no caderno Comida da Folha de São Paulo que é aberta à plebe—não assinantes, como eu. Achei super interessante e, principalmente, fácil. Não entendi bem o que é o creme de arroz, se é um preparado tipo para mingau, então substituí pela farinha de arroz. Para ficar chiquezinho e coloridinho como o da foto do jornal, usei Grenadine, um xarope de romã usado em cocktails. Não achamos o fino da bossa, mas é bem gostosinho.

250 g de açúcar
40 ml de água de rosas
250 g de creme de arroz * usei farinha de arroz
1 litro de leite integral
Pistache picado
Pétalas de rosa para decorar *não usei

Misture o leite com a farinha de arroz e leve ao fogo médio, mexendo sempre com um batedor de arame ou uma colher de pau. Acrescente o açúcar e continue mexendo. Quando começar a engrossar, acrescente a água de rosas e cozinhe por mais uns minutos. Retire do fogo. Coloque um pouco de Grenadine no fundo de copinhos de vidro, acrescente o creme, decore com pistaches picados e leve à geladeira. Sirva frio.

Comentários

Outro dia fui no mercado e achei esse tal "creme de arroz" que nada mais é do que o amido do arroz, serve para fazer mingau, assim como a maisena e afins.

Entretanto, acredito que "creme de arroz" é o nome fantasia/marca registrada de alguma empresa, pois estava assim na caixa do produto. Só para complementar o que a Mariliafig disse.

posso usar esse tal creme de arroz no lugar?
sou cozinheiro de primeira viagem, mas gosto de todas as suas receitas...

Fer, aqui no Brasil temos creme de arroz numa caixinha como a de Maizena prá fazer mingau.
beijo

fe, acho o máximo umas expressoes que tu usas. "nao achamos o fino da bossa".
beijinhos

Adorei!!!
E as suas fotos são incríveis!!!
Me deixam com vontade de tudo!
rsrs
:D

Que delícia Fer....sabe que estou lendo um livro que fala sobre a culinária turco-otomana e tinha uma receitinha bem parecida...claro que a origem era persa....fantástica.
Bjs e bom domingo para ti.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.