pastel de choclo

pastel_choclo_s.jpg

Vi somente a foto desse prato e fui logo atrás da receita. Gostei da primeira que achei—Pastel de Choclo—ou torta de milho e carne chilena. Aproveitei umas sobras de carne que resultaram de um exagero no domingo

6 espigas de milho raladas ou 3 xícaras de milho em lata ou congelado
8 folhas de manjericão fesco
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 ou 1 xícara de leite
2 cebolas picadinhas
3 colhers de sopa de óleo
1 lb [1/2 kg] de carne moída
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de cominho em pó
4 ovos cozidos picadinhos
1 xícara de azeitonas pretas picadas
1 xícara de uva passa
12 pedaços de frango dourados em óleo e temperado com sal, pimenta e cominho *omiti
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro *omiti

Fiz a minha torta somente com carne, que eram cubinhos que tinham sido feitos na churrasqueira, em espetinhos intercalados com pedaços de cebola. Pulei a parte do refogado e moí a carne e a cebola no food processor. Mas quem não tiver sobras de carne, faça o refogado da carne e cebola, temperado com sal, pimenta e cominho. Quando a carne estiver cozida, reserve. Enquanto isso cozinhe os ovos. Coloque o milho, o leite, sal e folhas de manjericão no liquidificador e bata bem. Despeje numa panela e acrescente a manteiga. Cozinhe em fogo médio até ficar um creme mais engrossado. Monte a torta num refratário ou em ramequins individuais. No fundo coloque a carne, depois o ovo cozido picado, depois as azeitonas, por último as passas. Cubra tudo com o creme de milho. Na receita original vai o frango refogado entre as passas e o creme de milho, mas eu omiti. Também omiti salpicar o creme de milho com açúcar de confeiteiro. Achei que não iria agradar ao nosso paladar. Mas quem quiser faça, como manda a receita. Assar em forno pré-aquecido em 400ºF/205ºC por 35 minutos, até o creme ficar dourado. O meu creme de milho ficou um tanto esverdeado porque eu exagerei um pouco nas folhas de manjericão. Gostamos muito do resultado final, bem diferente. Servi com uma salada simples.

Comentários

Fer, se eu tivesse que fazer por mim mesma, também tiraria o cuminho e o açúcar, mas uma vez tive que testar a receita para um trabalho e botei as duas coisas, como mandavam, e posso te garantir: fica muito bom. bjs, n

Não conheço muito da cozinha chilena e este prato gostei bastante, tanto para aproveitar a sobra de carne ou para fazer com outra carne. Anotadíssima.
Bjs!

Fer,
minha professora de espanhol é chilena e, outro dia, fez esse Pastel de Choclo e nos convidou para experimentar. Achei maravilhoso. Não sei se a receita é a mesma.

Abração

Desculpe, ao reler a receita vi que não eram 3 latas de milho que estava escrito, mas sim 3 xícaras de milho em lata!
Dúvida esclarecida.

É o que dá ler na diagonal.
Beijinho.

Fernanda, esta receita vou ter que fazer - deve ser uma delícia e é uma forma diferente de se aproveitar sobras de carne.

Será que me podia esclarecer uma dúvida? Qual é a quantidade de milho a usar, porque as latas aqui em Portugal podem ter tamanhos diferentes.

Beijinho.
(Adorei as suas fotos da viagem a Portugal!!)

Meu cunhado, e sobrinha são chilenos, e minha irmã faz esse prato sempre, eu adoroooo!
Adoro seu blog, e passo todos os dias por aqui...
Bjos Lú
:)

parece delicioso!
anotei para testar...

=)

Tem um aspecto maravilhoso :o)!

Além do mais, parece um daqueles pratos de confecção rápida e de degustação agradável, que apetece ter como aliado, uma a duas vezes por mês eheheh :o)!

Tem uma cara deliciosa! Adorei a receita, bem diferente!

Beijão *

Deve ter ficado muito bom :)

Sou casada com um chileno e acabei de voltar do Chile. Estou numa sessão de posts sobre as comidas de lá. Vou falar do Pastel de Choclo em breve - é um dos pratos que mais gosto! Sei que gosto não se discute, mas te garanto que o açúcar por cima do creme de milho casa muito bem com o prato! E por vezes a carne não é exatamente moída, mas picada beeeem pequenininho. Enfim, o que importa é que se trata de um prato bem especial pra mim, gosto muito!

Oi!
Amo essa receita, minha vó faz sempre, somos do Chile e moramos em Sampa, receitas tradicioanis sempre!!!...
Experimente com o frango fica mil vezes melhor! rs... E o açúcar pode ser do refinado (comum), acho que é até melhor, a única função é dar um dourada mais bonito no prato.
Busque milhos que não sejam tão doces pq assim se vocÊ decidir adioncar o açúcar o sabor não ficará tão "chocante"... Experimente trocar o milho por um pure de batatas mais consistente, igual o escondidinho, é tbm digamos DIVINO! rs

Abrazos

P.A.

Tem um restaurante na Aldeia da Serra que vamos uma vez ao ano (é longe demais!) de cozinha chilena. Eles servem um pastel de choclo fantástico! Gostei da sua versão com carne, a deles é vegetariana.
bjinho.

Ver uma foto destas, com a fome que eu estou, só me deixa com mais fome. Parece ótimo!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.