um pau pra toda obra

rolo_pasta_3s.jpg

Vocês já pararam pra pensar que alguns utensílios de cozinha são clássicos. Nós só precisamos ter um exemplar de cada e nem é absolutamente necessário que eles sejam bonitos, que estejam acompanhando o último grito da moda & design, que sejam feitos com o melhor material, talhados em modelos ultra-modernex e cheios de incrementações tecnológicas. Porque o trabalho que eles realizam independe de visual, de material, de luzinhas piscando e cores fosforescentes.

Outro dia tirei meu rolo de macarrão da jarra onde ele sempre fica e ao invés de só fazê-lo trabalhar desengonçadamente [mea culpa, admito], olhei pra ele com uma atenção incomum. Ele é um rolo de macarrão completamente sem glamour. Lembrei que ele foi uma das primeiras coisas que comprei para a minha casa californiana. E adquiri rapidamente porque é imprescindível que toda casa, mesmo as que ainda nem tenham panelas, tenha um rolo de macarrão. Comprei o meu numa garage sale que alguém nos levou. Comprei o rolo de macarrão, usado e meio rachado, junto com uma caneca rústica de cerâmica azul, que aindo tenho e que foi por anos a minha favorita. O rolo de macarrão vem trabalhando incansável por anos e anos, sem nunca dar problema, sem me deixar na mão, abrindo toda e qualquer massa para torta ou massa para pizza, com uma funcionalidade excepcional.

Meu rolo de macarrão é um utensílio de segunda mão, de madeira comum, com um pequeno racho, um pouco desengonçado no manuseio [mea culpa, admito], com uma cor desbotada, mas sempre botando pra quebrar eficientemente no serviço que lhe foi designado.

Comentários

Fer, o meu também é de segunda-mão e eu adoro porque tem quase o dobro do diâmetro de um rolo comum. É um rolão. bjs, n

ontem mesmo comprei um novo,sempre neste estilo,basicão de madeira e muito útil.Quando fiz o curso de pães no Senac utilizei vários de silicone e gostei também mas nada que nossos oldies não façam..a única vantagem que achei nos de silicone,nos muito grandes,foi utilizar pouquíssima força para manuseá-los e isto é muito bom para fracotes como eu porém aqui custam uma fortuna então,como não sou profi e o uso é eventual,não vale a pena mesmo,beijo!!!

Olá Fernanda, tudo bom?

meu nome é Giuliana, trabalho em uma agência, estou pesquisando alguns blogs de culinária e gostei bastante do seu!

Você poderia entrar em contato comigo?

Obrigada e aguardo seu e-mail!

Um abraço,
Giuliana

Fer:
Aprendi com minha nonna que depois de usar deveríamos colocar pra dar uma secadinha no forno ou no sol. Então numa ocasião, quase que torrei meu rolo de macarrão. Ele é bem antigo e chamuscado, mas acho que é isso que dá o charme e nos lembra que "apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais"...e isto quer dizer que nem tudo que usamos precisa ser mesmo cheio de luzinhas piscantes, com botões e cores fosforescentes.

Um beijo.

Porque "o clássico é sempre novo..."

Beijo

eu tenho um velhinho já, bem batido, que comprei depois de cansar de abrir massa com uma garrafa limpa. ano passado comprei um de silicone numa lojinha de 1 euro q é ótimo para abrir massas mais "grudentas" e marzipan.
mas o que eu nao abro mao é minha faquinha de frutas, a 1a coisa que comprei ao vir morar aqui, tortinha, de aço comum e cabo de madeira, mas sempre afiada e perfeita para cortar e descascar coisas moles como tomates

Eu tenho o rolo de macarrão da minha avó, ele é perfeito pois já tem "amortecedores" devido a longa vida e muito uso. Adoro ele!!!

Fer eu tava pensando nisso hoje: em como alguns utensilios são imprescindiveis, além do rolo de macarrão (o meu tb já esta baqueadérrimo), eu amo e não fico sem o meu batedorzinho de arame (já está até torto o coitado) e meu pincel (que comprei em um deposito de construção), eu até me viro bem sem batedeira, mas tem que ter o batedor de arame.E olha só !Tenho por queridinho algo que acho que hj em dia só eu uso, um batedor de claras, akela molinha em espiral.Adoro!
Hj mesmo bati um bolinho na mão, usando meus batedorezinhos.Coisa da Amélia Ensandecida que mora em mim.rsrsrs

tenho tres em casa, um pequenino de madeira clarinha q uso para massas pequenas e delicadas, um funcional, feinho mas de um tamanho razoavele um q era de minha bisavó feito pelo seu irmao, é grande, grande demais, pesado, escuro e belo...esse sera guardado por qtos anos aguentar...qdo uso ele fico com calos mas é o unico e abre as tapas de empanadas...ehehhe]

bjs

Eu tinha um de madeira, herdado da minha mamis, mas acho que rachou de tão velho e usufruido....rs
bjo

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.