Crisp de nectarina

crumble_nectarina_2S.jpg
crumble_nectarina_3S.jpg

Essa receita saiu do livro Chez Panisse Café Cookbook da Alice Waters e fez parte do Menu Califórnia que foi montado a pedido do Eduardo, para ser degustado pela sua simpática confraria. Ele era originalmente um crisp de pêras, mas como no final da receita a Alice sugere que essa sobremesa pode ser feita com outras frutas, resolvi testar com o resto das nectarinas do meu quintal que sobreviveram às doações e congelamentos. Ficou excelente.

Crisp de nectarina
[serve de 4 a 6 pessoas]

Cobertura
1/2 xícara de nozes ou amêndoas *usei amêndoas
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar branco
1/8 colher de chá de canela em pó
Uma pitada de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal

Recheio
6 nectarinas maduras [mais ou menos 1 quilo], descaroçadas e cortadas em fatias
1/4 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Pré-aqueça o forno em 375ºF/200ºC.
Toste as nozes ou amêndoas levemente e depois pique. Numa vasilha misture a farinha, o açúcar mascavo e branco, a canela e o sal. Corte a manteiga em pedacinhos e jogue na mistura de farinha, mexendo com os dedos até obter uma farofa. Junte as nozes picadas e misture bem—essa cobertura deve ficar numa consistência firme, quando pressionada com a mão. Pode ser preparada até uma semana antes e ficar guardada na geladeira.

Coloque as fatias de nectarina numa vasilha. Adicione o açúcar. Polvilhe com a farinha e misture gentilmente com as mãos. Coloque a mistura num refratário de vidro ou cerâmica—eu usei ramequins. Com uma colher, coloque a cobertura sobre as frutas, pressionando levemente. Coloque o refratário sobre uma assadeira e leve ao forno, na grade central, e asse por 40 ou 50 minutos, até que a cobertura esteja dourada e o suco das peras tenha engrossado. Sirva morno com sorvete de baunilha ou chantilly aromatizado com Armagnac. Eu servi frio e acompanhado de um copo de leite integral orgânico, quase um creme.

Comentários

Adorei as suas fotografias! Ficaram lindas, dignas de uma capa de revista!

Bjs

Lindo! Só de olhar faz crescer água na boca!
Bjs

Fernanda,

Adorei o seu site, as fotos, as receitas... Humm, quanta coisa boa, deliciosa! Voltarei sempre, já virei fã! Cheguei aqui através do blog da Bibi, estudamos juntas quando éramos pequeninas, faz tempooo!;0)

Convido-lhe a conhecer a minha cozinha também!
Um abraço com carinho,
Marula.

Fer, adorei... que foto linda!!!!
A receita está anotada, e o bom é que podemos variar as frutas, assim teremos sempre uma sobremesa diferente.
Beijos

Se eu usar pêras, qual seria a quantidade?

R: a mesma quantidade: 6 pêras.

Menina, essas suas frutas e legumes... Que inveja!!! Tudo muito lindo e com cara de muito saboroso. O que são aqueles figos?!
Aproveito pra divulgar meu blog de comida saudável: http://alimentissimo.wordpress.com
Abração!

Yum!!!!!!!!!!!!! Que delicia Fer!!

Bjss

Oi Fer

Você (e outras blogueiras) vira e mexe fala em congelar frutas. As nectarinas, por exemplo, como você as congela? E para que tipo de uso elas se prestam depois?

Beijos,

Elena

Fer, as abobrinhas, o bicho do tomate ( que foto é aquela?), o tomate, etc... isto aqui está parecendo um sex shop ! Além do saudoso (humm !) crisp !
Por falar em tomates, estes heirloon foram comprados onde ?

Fer,ficou lindo,eu adoro esta sobremesa,é de fácil execução e causa um belo efeito rsrsrs,gosto de fazer uma versão só com frutas vermelhas misturadas que fica muito gostoso,beijo!

Ah, mas sabe o que eu gostei mais? Da fotografia! Ficou linda! Parece que tudo está a preto e branco, excepto o crisp.
E o que é essa mesa/toalha com letras? É um jornal?
Adorei o efeito!

Beijo *

Hmm, deve ter ficado uma delícia! Pelo menos o aspecto é de babar! Nunca fiz um crisp, tenho de experimentar! Será que dá para fazer com pistachio? ;)

Beijão *

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.