gratinado de batata, abobrinha e queijo de cabra

batata_queijocabra_1S.jpg
batata_queijocabra_2S.jpg

Outra receita da Elvira que estava na fila para ser preparada e ficou tão deliciosa que me proporcionou outra epifania sobre comida—eu tenho muitas!

São apenas fatias finíssimas de batata e de abobrinha, transformadas num verdadeiro manjar graças à combinação com o queijo de cabra. Esse prato não leva nenhum ingrediente sofisticado e pede pouquissimos temperos, mas o resultado é excepcional.

Fiz em ramequins individuais.

2 abobrinhas médias
4 batatas médias
150 ml de creme de leite
200 g de queijo de cabra [chèvre]
sal & pimenta do reino branca moída na hora
azeite

Pré-aquecer o forno a 400ºF / 200ºC. Untar uma assadeira com azeite e reservar.

Descascar e secar as batatas. Lavar e secar as abobrinhas. Remover as pontas, sem descascar. Cortar as batatas e as abobrinhas em rodelas finíssimas. Reservar.

Cortar o rolo de queijo de cabra em rodelas finas. Reservar.

Dispor uma camada dos legumes no fundo da assadeira, alternando as rodelas de batata e de abobrinha. Temperar com a pimenta branca e uma pitada de sal.

Distribuir algumas rodelas de queijo de cabra e regar com um pouco de creme de leite. Cobrir com mais uma camada de legumes alternados, até terminar os ingredientes, finalizar com queijo de cabra e o creme de leite.

Cobrir com uma folha de alumínio e levar ao forno por 20 minutos. Remover a folha de alumínio e baixar a temperatura do forno para 355ºF / 180ºC. Assar por mais 20-25 minutos. Retirar a assadeira do forno e servir de imediato.

Comentários

Que ramequins lindos Fer!!!!
E o conteúdo ainda os torna mais bonitos ;)
Adorei!

Adorei essa receita, faco muitos gratinados no inverno ecom certeza vou tentar esse.Por enquanto, ainda esta quente por aqui em Seattle. Belas fotos tb.
bjs

Oi Fer,

Adorei seus remequins! Sao petit casseroles da Le Creuset? Amei! Eu to procurando em vermelho pra mim. Eu aos poucos estou aumentando a minha colecao de Le Creuset. Sao tao caros que tem que ser aos poucos.

Beijos, Leticia

Nossa Fernanda, vc salvou meu dia...
eu adoro abobrinha, vou fazer essa receita pro jantar hoje...
essa vida anda corrida e eu odeio comer fast food...
Abraços
K

Óptima sugestão para um dia de chuva como hoje!

bjs

Olha eu não sei se gostei mas dos seu tachinhos ou sa receita tá dificil ... são lindos e apetitosos com certeza

Bjs

Eu troco meu prato de alcachofras pelos seus ramequins, obviamente com esta comidinha maravilhosa! :)

Bjos, Glau

A comida já é um luxo, mas as travessinhas verdes arrasaram meu coração.
Beijos

Aiiii!Estou com água na boca!!Nunca comi queijo de cabra ...fico numa curiosidade
Bjs Fer

Fer, qu delícia! E essas panelinhas deixam qq receita ainda mais saborosa!

Beijos!

Fer ,

a receita parece otima , abobrinha , queijo , batata é tudo de bom ! Agora essas panelinhas que coisa mais fofa e deliciosa .... Amei !

grande beijo

Nem preciso dizer q salivei so em ler a receita e ver a foto ne Fer? Adooooro goat cheese, junto com Parmesao ele esta no topo dos meus queijos favoritos!
Ai e que lindinhas suas cumbuquinhas/ramequins, a-m-e-i!!! Voce eh muito chique mesmo Fer!
Beijao!
Ana

Que delícia essa receita e as cumbuquinhas estão um charme também!

Que bom que você gostou, querida Fer. Mais uma vez! gosto muito desse "gratin" simples. O chèvre dá mesmo um sabor maravilhoso, não dá?

Beijão amigo.

E ainda eh uma refeicao completa, ne? Vou experimentar essa receita, mesmo que tenha que trocar a abobrinha por uma prima ou parenta distante. Ah! ramequins, tachinhos, cumbucas e afins: meu pai chama tudo "gamelinha" :))
Beijos!

Verde não é a cor mais comum destas panelinhas no Brasil...
bjos

Fer, sou nova por aqui, muito prazer! Ando curtindo deveras os seus posts. Tudo por aqui é simples e bonito, uma gostosura!
Deixa eu dividir um achado, ontem comprei na ikea uns candle holders pra fazer de potinho de sobremesa, 49¢ only, como já vi que também é chegada num potinho... Veja aí: http://www.ikea.com/us/en/catalog/products/20146073

Beijo pra você, um cheiro pros gatos.

Que delicia! Conhecia so' com batatas, agora vou provar a versao com abobrinhas tambem, deve ficar mais leve. Beijos,
Maria

Essa eu posso afirmar: È uma delicia!

Beijo

P.S. Que lindos ramequins!!!

Estou com um olho na receita e outro olho nos "tachinhos".

bjs

Oi Fer!! A apresentação ficou lindíssima. Isso são "tachinhos" pequeninos individuais? Muito fofos!!! :o) Quanto à receita, parece-me muito bem! Ainda a semana passada comprei umas curgetes e lembrei-me de um assado que publicou à uns tempos. Com tomate e queijo. Acabei por usar noutra receita mas, este sábado vou comprar mais. Ainda por cima a um preço simpático, coisa rara nas curgetes por aqui! :o) Conclusão: qualquer semehança comigo e uma grávida desejosa, é pura coincidência! ahahah

Beijos!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.