jantamos bem tarde

jantamos_tarde_1S.jpg

Foi realmente bom ter novamente companhia para o jantar, depois de tantos dias sozinha. Voltar foi uma maratona pra ele, que ficou praticamente dois dias em trânsito, contando com o as dificuldades normais de voar nos dias de hoje, e ainda fazer isso num final de semana, completando com a passagem de um furacão e terminando com essa lonjura onde vivemos. Mas finalmente ele colocou as malas no corredor e fomos jantar juntos no quintal, num entardecer agradável de final de verão. Ficamos conversando, comendo sobremesa e olhando fotos até a noite escura chegar e o frio nos empurrar pra dentro de casa. No menu do jantar uma substanciosa sopa de lentilhas [espanholas, por pura coincidência], salada de tomates cereja com majericão fresco, azeitonas verdes temperadas com um molho picante de laranja vermelha e torradinhas de pão francês que comemos com manteiga. Pra beber, água.

sopa de lentilhas com abóbora

Numa panela, refogue tiras de um bom bacon* cortadas em cubinhos [*eu uso os produtos de super qualidade do Niman Ranch, onde os animais são criados e abatidos com humanidade] Quando o bacon estiver fritinho, junte dois dentes de alho picados e refogue por uns minutos. Junte a lentilha lavada e escorrida. Eu usei a variedade Spanish Pardina, que cozinha rapidinho, ótima para fazer sopa. Refogue a lentilha um minutinho e junte cubinhos de abóbora assados. Eu asso a abóbora com antecedência e guardo na geladeira. Junte um litro de caldo de legumes, baixe o fogo e com a panela semi-tampada, cozinhe até a lentilha ficar molinha. Adicione sal e pimenta do reino moída a gosto, junte um punhado de orégano fresco ou outra ervinha fresca disponível e sirva.

Comentários

Entre chegadas e partidas, sempre boa comida
Mesa arrumada,toalha colorida.

Ainda não provei abóbora assada mas quando fizer vou guardar um pouco para esta sopa! Fico feliz que o marido tenha voltado bem =)

bjs, boa semana

oops... escrevi ervilhas no meu comment anterior mas quis dizer lentilhas!
Ana

Bom dia,
tenho um miminho para si lá no meu blog.
Um abraço.
Susana.

Fer espero que seu marido tenha lido esse post, e' uma declaracao de amor! Muito lindo,
Beijos
Maria

Eu adoro a decoracao das suas mesas: coloridas e alto-astral!!! Fazem de uma refeicao um verdadeiro banquete para os olhos :o)
Beijos, Angela

Fer!
Muito obrigada pela receita, eu fiz e ficou otima...
ai ai ai, que romantico!
k

Querida Fer, faco minhas as palavras da Ana ..que delicia!! Pena nao ter abobora em casa, senao faria hoje a noite mesmo..Achei super interessante colocar abobora na sopa..yum!!

Beijos

bri

que delícia de jantar...matar a saudades é sempre muito bom!

cada panela, hein..
bjos, glau

A volta é sempre um momento legal. Essas pequenas saudades são boas de sentir e melhor ainda de "matar".
Beijos

Adoro sopa de lentilhas!! (minus o bacon! hehe!)
Voce coloca os pedacinhos de aboboras ja assadas, q interessante, e elas nao desmancham equanto a ervilha cozinha Fer?
Vou fazer sua sopa, so pode ficar deliciosa pois lentilhas e abobora sao duas coisas q eu amo!
Beijao!
Ana

pois hei de providenciar esta sopa logo, logo. adoro lentilhas e com o frio que está fazendo, cairá muito bem! mnhom, mnhom...

Fer, a última sopa de ervilhas(vermelhas) que fiz coloquei junto suco de uma laranja orgânica e as raspas desta laranja,ficou muito bom,agora não lembro mais o que ia além disso ,esta mania de não repetir receitas e querer sempre novidades, beijo!

existem momentos onde a ternura transcede...

quanto carinho!

agora me diz aqui no pé de ouvido: é sempre Le Creuset que eu vejo nestas fotos? ;-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.