torta de figo com mascarpone

figo_mascarpone_3S.jpgfigo_mascarpone_1S.jpg
figo_mascarpone_2S.jpg

Essa torta era prioridade na minha lista de receitas para fazer. Aproveitei o final de semana, que é quando tenho mais tempo para me atrever em performances mais elaboradas e mandei bala. Fui até a árvore de ninguém buscar os figos, pois queria fazer exatamente como a querida Pipoka fez, com os figos verdes.

Para a massa:
1 ½ xícara de de farinha de trigo
½ xícara de cornmeal
1 colher de sopa de açúcar
¼ colher de chá de sal
½ xícara - 113g de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 ½ colher de sopa de alecrim fresco [*usei o seco]
4 a 5 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio:
Figos frescos a vontade cortados em rodelas
½ xícara de sour cream
1 xícara - 225 gr de queijo mascarpone
¼ xícara de açúcar
1 ½ colher de chá de raspas de limão

No processador pulsar a farinha, o cornmeal, o açúcar, o alecrim e o sal. Juntar a manteiga e pulsar até a mistura ficar granulada. Colocar 4 colheres de sopa de água gelada e continuar pulsando até formar uma massa consistente. Se precisar, colocar mais um pouquinho de água, até a massa dar liga.

Colocar a massa numa forma de torta com fundo removível pressionando com os dedos . Gelar por 30 minutos. Assar em forno pré-aquecido a 400ºF / 200ºC por 20 ou 30 minutos. Remover do forno e deixar esfriar completamente.

Para o recheio misture bem todos os ingredientes numa tigela. Colocar o recheio na forma quando a massa estiver totalmente fria e arranjar os figos por cima.

Nota: esta torta fica bem melhor quando feita com antecedência. Um dia antes faça a massa e o recheio e guarde tudo na geladeira. Monte 1 ou 2 horas antes de servir. Mantenha a torta na geladeira.

Comentários

Olá, onde compraste esta forma?

A torta ficou maravilhosa.
Diferentes esses figos dos que temos aqui no Brasil. Parecem ser mais firmes.

Eu fico louca de gula quando olho para figos. Mas estes figos vermelhinhos deixam-me fora de mim... a subir as paredes e a suplicar por um figo destes. Hummmmm....

Coisa mais bonita a sua torta!

bem... hoje foi dia de figos nas nossas cozinhas, certo?
essas fotos estão lindas.

Que alegria ver aqui a receita da querida Pipoka.
Essa tb está na minha lista, pois fiquei fascinada com a massa.

Ainda este fim de semana corri tudo (em companhia de boas amigas) à procura de uma forma de tarte rectangular. Agore olho para a foto e vejo a tarte tal qual a imaginei, que linda!

Beijo grande

Ah, Sô Dona Pipoka e Dona Fejoca não falham! Só tenho ouvido maravilhas desta tarte, estou capaz de me render aos figos verdes. ;)

Os figos são bonitos, bonitos e a forma é adoravelmente gorgeous!

Bj grande

Adorei seu blog! Suas fotos sao lindas e a comida me da muita fome!! E uma tortura, porque cozinho muito mal e usa ingredientes que nao tem aqui no Brasil.

Beijos da Rio Gringa!

riogringa.com

Que bom aspecto!
O seu blog, só dá vontade de ír para a cozinha fazer imensas coisas!

Linda,

Ficou linda a tarte (a sua árvore de ninguém dá uns figos gorduchos e lindões, já a minha é mais low profile). Espero que tenha gostado (comeu essa toda sozinha ou dividiu com alguém?)

Vc é que é uma querida... minha musa inspiradora (hehehe)!

beijo enorme

P.S. - gostei da dica da comentadora anterior de pincelar com redução do vinho do Porto...anotei.

Adorei! Ando a procura de uma torta de figo PERFEITA há tempos, esta parece linda e gostosa, e eu amo mascarpone.. Farei logo! Um beijo,

Que tortura não poder devorar esa torta agora! Eu acrescentaria o seguinte: pincelaria os figos com uma redução de vinho do Porto. Delícia!

Deliciosa, vou ter que preparar essa torta sem adaptacoes,
Beijos,
Maria

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.