Fair Trade

jasmine-coral-rice_1S.jpg
jasmine coral rice

Quando eu perguntei ao meu amigo que é diretor da fazenda orgânica da UC Davis e uma das pessoas mais engajadas em políticas de agricultura e meio-ambiente que eu conheço, o que mais eu poderia fazer além de comprar local e orgânico de produtores que praticassem a auto-sustentabilidade, ele respondeu na lata—buy Fair Trade!

Ele também me recomendou pesquisar os fazendeiros que adotassem práticas justas com seus trabalhadores, não explorando mão de obra barata e ilegal. Mas o Fair Trade é um detalhe muito importante para os produtos que vem de países mais pobres e em desenvolvimento, pois essa prática econômica tem como um dos seus objetivos principais promover um sistema global de economia sustentável e justa. Morando num país rico que compra produtos de países mais pobres, é minha obrigação tentar não contríbuir com qualquer tipo de exploração. Banana, chocolate, café, açúcar são produtos que têm uma boa distribuição Fair Trade aqui nos EUA. A banana e a quinoa que eu compro são Fair Trade. Há muitos outros produtos nas prateleiras dos supermercados que também são, é só procurar com cuidado. Esse delicioso arroz jasmine coral da Tailândia é Fair Trade. Fique de olho nesses produtos você também!

»Para saber mais, visite o website da Fair Trade Federation.

Comentários

Gostava apenas de referir q felizmente n é difícil encontrar produtos de comércio justo em Lisboa, sugiro à Anette que procure informação na net pq existem muitas associações que os comercializam nas suas próprias lojas e feiras. Nos hipermercados tb se encontram, basta perdermos um bocadinho mais de tempo a ler os rótulos, existem marcas q são exclusivamente de comércio justo.

Será que por aqui há como se descobrir se os produtos são "fair trade"?
Beijocas

R: normalmente tem um adesivo dizendo que eh Fair Trade ou vem impresso na embalagem. um beijo, Fer

Por essas bandas nao e' facil encontrar produtos fair trade, mas ja' vi muito viajando e quando vejo sempre tento comprar algo

e' um movimento muito relevante e tenho certeza que a tendencia e' se ampliar mais e mais

Infelizmente é complicado comprar alimentos em Lisboa "fair trade", mas remedeio a minha consciencia com os produtos da Body shop!
Beijinho

R: a Body Shop foi pioneira. :-) beijo, Fer

Ótima dica Fer, vou procurar por aqui.

bjuuus

Aqui temos várias dessas lojas, de produtos variados, vindos de muitos países diferentes e em que a principal preocupação é a exploração dos povos produtores. Chamam-se lojas de comércio justo. Nos supermercados nunca vi, ou estão misturados e a gente nem dá conta, ou não têm mesmo esses produtos.

Oi Fer,
Tenho um blog novinho (de 01 semana)... nunca comentei aqui, mas sempre venho te visitar, e leio os posts.. anoto as receitas maravilhosas, enfim, tenho aprendido muito contigo.. :)
Nunca tinha ouvido falar em produtos fair trade, e achei bastante interessantes!!
Parabéns pelo lindo blog.
Bjão,

Mari

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.