navarin de carneiro

navarin-carneiro_1S.jpg
navarin-carneiro_3S.jpg

Esse é um prato típico da primavera, mas eu não quis nem saber e fiz para recepcionar o inverno, que está se instalando confortavelmente por aqui. Adaptei uma receita do Mastering the Art of French Cooking da Julia Child. Usei menos legumes—apenas cenouras, batatas e rutabagas. Na receita original vai também cebolas pequenas e ervilhas frescas.

1 quilo e meio de carne de carneiro
4 colheres de sopa de óleo
1 panela grande e funda que possa ir ao forno—embora eu tenha feito a receita no fogo, a Julia Child recomenda o forno, então fica ao critério do cozinheiro.

Corte o carneiro em cubinhos, seque bem com papel e frite bem no óleo até eles ficarem dourados. Salpique a carne com 1 colher de sopa de açúcar e mexa bem, sobre o fogo, até eles ficarem caramelizados. Tempere com 1 colher de chá de sal, 1/4 de colher de chá de pimenta do reino moída e três colheres de sopa de farinha de trigo. Refogue por uns minutos e então junte:

3 xícaras de caldo de carne * usei de legumes
350gr de molho de tomate puro ou 3 colheres de sopa de extrato de tomate
2 dentes de alho esmagados
1/4 colher de chá de tomilho ou alecrim
1 folha de louro

Se for colocar no forno, deixe ele pré-aquecido em 350ºF/ 176ºC. Eu fiz no fogo mesmo, deu certinho. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo de médio pra baixo por mais ou menos 1 hora. Depois disso acrescente os legumes:

De 6 a 12 batatas em pedaços
6 cenouras descascadas em pedaços
6 rutabagas descascados e cortados em pedaços
12 pequenas cebolas descascadas *omiti

Misture os legumes com o molho e a carne e continue cozinhando, no fogo ou forno, até os legumes ficarem cozidos e molinhos. Corrija o sal se necessário. Se for acrescentar as ervilhas frescas, faça no último minuto, dando uma fervida nelas antes. Eu não fiz. Sirva em seguida. Eu servi acompanhado de couscous, mas um pão rústico também seria uma ótima opção.

Comentários

Acho muito interessante essa história de cozinharno forno....mas, eu também faria no fogo mesmo.
O prato verde é mesmo lindo.

Eu, que não sou muito fã de nabos nem de carneiro, fiquei a babar com os pratos. Que louça linda!

Beijo *

Gostei muito da receita. E parabéns pelas fotos, sempre muito lindas.

R: obrigada, Mari. um beijo, Fer

Desconhecia a rutabaga... deve ser meio parecido com o nabo não?
Se sair quentinho do forno, este prato é muito bem vindo. Aqui chove sem parar e um frio tremendo.

R: sim, parece um nabo, mas mais adocicado e com uma textura mais densa. eu diria que fica entre o nabo e a mandioquinha.

Olá Fernanda,

Tomei a liberdade de colocar um link para seu blog em minha página por visitá-lo sempre e tomá-lo como uma das referências.

Tenha um bom dia.
:))

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.