arroz doce com limão

arrozdoce_limao_1S.jpg

Adaptei uma receita de arroz doce que saiu na edição de março de 2009 da revista Bon Appétit. Era um arroz doce com baunilha, mas eu fiz com limão, por razões evidentes.

1 1/2 xícara de água
3/4 de arroz basmati
1/4 colher de chá de sal
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar *usei mel, então coloquei mais
Casca ralada de 3 limões amarelos

Numa panela, leve o arroz, a água e o sal para cozinhar em fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tampe. Cozinhe tampado até a água secar. Acrescente o leite, o creme, o açúcar [usei mel] e as raspinhas de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar com uma consistência bem cremosa. Sirva morno ou frio.

Comentários

Oi!
Adorei a receita e também a xícara como já disseram aqui. Também gostei da idéia de usar o arroz basmati em vez do arroz comum. Alias, estou para por uma receita de arroz doce tipo indiano no meu blog que acho que quem gosta de arroz doce vai adorar. Na receita, além de usarmos o arroz basmati, temperamos o doce com pistachio e cardamomo. Fica bem gostoso! Depois passe lá no nosso blog para conferir.
http://currycomginga.blogspot.com

Estou no grupo dos que adoram arroz doce e ficaram apaixonadas por essa chávena tão linda. Arroz doce com creme de leite nunca fiz mas vou exprimentar pois pelo aspecto deve ser óptimo... pena não o poder servir assim com essa fofura...
Bjs

ai que chicarra linda fe ,adoro seu blog passo aqui todos os dias ,otimas receitas fotos lindas ,um bom texto.parabens ,o arroz doce deve ser otimo ,mais tb tenho diabetes .

Ai, Fer!
Que xícara mais linda é essa, aí?
O arroz doce eu gosto, mas não posso pq sou diabética. Mas a xícara!? Ameeei!
Bj

Hoje é a primeira vez que comento, pq, não posso deixar porque esta xícara e com o doce que mais gosto.
Que maravilha!!!
Desde que descobrí vc, passo aqui todos os dias.
Adoro!!!
Sou professora de gastronomia aqui em Belo Horizonte, apénsa para sobremesas em geral.
Em 2005 já tive um blog de culinária, depois apaguei tudo.
Um dia acho que volto a postar minhas experiências gastronômicas.
Parabens!!!
Esta xícara é Inglesa?
Abraços!

Fer, eu amo arroz doce e estou com uma receita da minha mãe pra testar há um tempão. Qualquer dia destes, ele aparece. Eu gosto de fazer com arroz mais cremoso tipo cateto, mas com basmati também deve ficar com sabor bem interessante. Agora, esta xícara é a coisinha mais meiga, hem?
beijo, n

Vou ter que me unir ao coro das que babaram sobre sua xicara.... de tudo que vi no seu blog em termos de louca, essa ganha a taca! Ou seria ganha a xicara?

E como ate' curto arroz doce, esse artigo seu tira nota dez com louvor!

:-)

Bem, é um dos meus doces preferidos. É também um doce típico da região de Coimbra (Portugal). As porções dos ingredientes são essas mesmas, apenas usamos leite gordo, e um tipo de arroz, pequeno e gordo, também da região. No final é polvilhado com canela. A melhor parte é a que se rapa da panela!

O arroz doce eu passo...mas esta xícara é marrrravilhosa!!!!!!
beijoss

Fer , eu não gosto muito de arroz doce , mas nessa linda xícara , eu até aceitava com muito gosto ! Linda , linda essa xícara .

beijo

Não gosto de arroz doce, principalmente se os grãos ficarem assim meio inteirinhos. É daquelas coisas que gostava de gostar... mas não consigo. Só se ficar mesmo em creme :)

Arroz doce eh o doce preferido do meu pai e ele vivia pedindo p/ minha mae fazer.
Interessante sua versao limone! Mas acho q eu iria de baunilha, hehe!
La em casa meu pai colocava bastante canela em cima do arroz doce!
Ana

Fer, eu lembro que, quando era criança, e dizia... "não gosto de tal coisa", minha mãe falava assim... "guria!?, como é que tu podes dizer que não gosta se nunca provaste?!"... pois é... arroz doce eu já provei e juro!, é a única coisa de que REALMENTE não gosto! af!

mas, palmas prá ti, se tu gostas e faz bem, porque na foto, com essa produção, tá lindooooo!

bjus prá ti e pros Mimis!

hmm... isso deve ficar ótimo com geléia de frutas vermelhas, bem azedinha...

bj

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.