bolo de laranja & cranberry

bolo_cranberries_1S.jpgbolo_cranberries_2A.jpg
bolo_cranberries_3A.jpg

A receita desse cranberry orange cornmeal cake with ricotta me interessou enormemente, não só pelas fotos lindas, mas também pela mistura de ingredientes—cranberries frescas, cornmeal, laranja, ricota. Foi uma adição ligeira para a minha infinita lista de receitas por fazer e que ainda recebeu o privilégio de passar na frente das outras. Por que muitas vezes tem que ser assim.

No domingo à tarde finalmente consegui me organizar, colocar o avental e arregaçar as mangas. Porém, quando começei a fazer o mise en place pra receita, achei que tinha ingrediente demais ajuntado em cima da pia. No final concluí o seguinte: o bolo é massa, quer dizer, massudo. É um bolo bom, mas tem muitos sabores e texturas: a crocância do cornmeal, a cremosidade da ricota, a doçura do maple syrup, a efervescência das raspas da laranja—eteceterá. Pra completar, juro que segui a receita nos micro-detalhes, mas o bolo demorou muito para assar no centro, então ficou feio a beça, com as bordas mais escuras e tostou algumas cranberries que ficaram no topo da massa. Ficou gostoso, mas muito massudo, com muitos elementos, sem falar que dá um bolo enorme, então estou me dedicando para não deixar ocorrer nenhum desperdício e, sem cometer exageros é claro, levando fatias generosas na lancheira para o snack da manhã no trabalho.

Fotos, só de longe, para não encabular o bolo feio.

cranberry orange cornmeal cake with ricotta
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de cornmeal
1 colher de sopa de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
3 ovos
¼ xícara de maple syrup
¼ xícaras mais 2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 ½ colher de sopa de extrato de baunilha
¾ xícara mais 2 colheres de sopa de manteiga [1 ¾ tablete]
1 ½ xícara de açúcar
2 ¼ colher de chá de sal
Raspas da casca de uma laranja
2 xícaras de ricota
2 2/1 xícara de cranberries frescas *usei as congeladas

Pré-aqueça o forno em 375ºF / 190ºC e unte uma forma redonda de 22 cm com manteiga e depois forre com papel vegetal. Numa vasilha misture com o batedor de arame a farinha, o cornmeal, o fermento e o bicarbonato. Numa outra vasilha bata os ovos com o maple syrup, o óleo e a baunilha. Na batedeira, com a pá atachada bata a manteiga com o açúcar, o sal e as raspas de laranja até formar um creme, mas não bnata demais. Com a batedeira em velocidade baixa, junte a mistura de ovos. Logo em seguida junte metade da mistura de farinha. Desligue a batedeira e junte o resto da farinha, a ricota e 2/3 das cranberries. Misture bem em velocidade baixa. Coloque a massa na forma untada, coloque por cima o resto das cranberries. A massa fica bem DENSA, ajeite na forma com uma espátula. Salpique o bolo com 2 colheres de sopa de açúcar e leve ao forno por 1 hora e 15 minutos. Cubra as bordas com papel alumínio se começar a ficar muito escuro—que foi o que eu não fiz. Usei cranberries congeladas porque as frescas já não há. Use outra fruta, não muito molhada como as cranberries, se não achar nem frescas nem congeladas por aí.

Comentários

Eu tenho feito algumas receitas com cornmeal, pois adoro.
Um dos que mais que gosto muito de fazer é um de laranja com cornmeal da Martha Stewart. Fica ultra fofo e delicioso. A receita original tem muito açúcar para o meu gosto, dai eu corto pela metade e fica perfeito.Talvez acrescentar algumas cranberries secas possa ser uma boa pedida.

Receita aqui:
http://www.pbs.org/everydayfood/baking/recipes/orange_cornmeal_cake.html

Será que a sua receita não ficou pesada devido a presença da ricota? É só um palpite. Como vc disse, parece mesmo um pocado de ingredientes, embora todos deliciosos.
Bjs :)

R: Claudia, tambem adoro cornmeal e ja fiz e postei esse bolo de cornmeal e laranja da MS-Everyday Food, em fevereiro do ano passado. Fica muito bom mesmo! beijo, Fer

Eu não entendo nada mas pode ter sido de usar os arandos congelados, talvez... Eu achei o bolo lindo com o pintalgado avermelhado :)
Mas nem tudo corresponde à imagem que vemos!

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer