agar agar
[segunda tentativa]

agaragar2_1S.jpg

Na segunda tentativa de usar o agar agar, resolvi investir numa gostosura cremosa inspirada nos pudinzinhos de leite da Dri. Na primeira camada usei 2 xícaras de leite de amêndoas adoçado com 1 colher de sopa de mel, que fervi com 1 1/2 barra de agar agar. Depois de uma meia hora na geladeira adicionei a segunda camada, feita com mais 2 xícaras de leite de amêndoas, 1 rodela de chocolate mexicano picado em pedacinhos e mais 1 1/2 barra de agar agar. Deixei a segunda camada solidificar e raspei mais chocolate por cima, antes de servir.

O pudim ficou mais duro do que deveria, exatamente na consistência de cortar. Eu deveria ter usado mais agar agar na gelatina de limão e menos agar agar nesta. Acabei sem querer invertendo, mas como estava testando as medidas, valeu. Agora já sei. E também sei que é melhor usar a agar agar em pó. Vou voltar no mercadinho asiático e ver se acho o pózinho. Outras experiências com essa interessante gelatina vegetal ainda aparecerão por aqui, com certeza.

Comentários

Legal ler este seu post sobre o lado comestivel do agar agar.Pq o meu contato mais proximo com isto eu tive qdo ainda fazia a dentista e usava alginato para moldagens.
Aquela coisa é constituida, em gde parte, por esta substancia. Que tb é usada naquelas pilulas que um ingere antes de comer, ja que a danada incha no estomago dando uma idéia de saciedade, essencial para dar um basta na gula, rss.
Criativa, vc conseguiu fazer belas coisas com a tal da gororoba!
Bjs!

Não sei se vai ajudar, mas na faculdade quando aprendi a mexer com meios de cultura de bactérias (calma, tem a ver), a quantidade para que o meio ficasse 'firme' era de 1-1,5%. E sempre quando vou mexer com agar-agar, na cozinha, uso nessa proporção. Só que meu agar-agar é em pó também.

Oi, Fernanda!
Q legal q vc experimentou as receitas!! =)
Kanten com chocolate eu ainda não experimentei. Deve ficar bom!
Comprei um livro só com receitas de Kanten =) Rsrsrs..Lá eles fazem kanten com chocolate meio-amargo, cortam em cubinhos e passam no chocolate em pó. Fica bem bonito!!
Acho o kanten em pó mais prático, mas mesmo assim, dependendo do sabor, é preciso fazer algumas tentativas pra ficar na consistência desejada!
Bjs!!

R: acho que vou ter que comprar esse livro... ;-) beijo! Fer

Oh so, ficou durinho mas ta lindo e deu ate vontade! rs!
Beijos!
Ana

R: nos comemos tudo!! :-) beijo, Fer

Tenho aqui uma saqueta de agar agar em pó e ainda não usei. Quero ver se testo em breve :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.