bolo de morango

bolo_morango_1S.jpg

Esse bolo saiu do capítulo vermelho do livro Apples for Jam da Tessa Kiros. É fácil de fazer e fica muito bom.

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar super-fino [usei de confeiteiro]
Umas pitadas de noz moscada ralada na hora
2 ovos
1 xícara de buttermilk
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de raspinhas da casca de limão
1 xícara de morangos frescos [ela usa blueberries/ mirtilos e sugere morangos, mas frisa que qualquer fruta escolhida seja fresca, não congelada]
2 1/2 colher de sopa de açúcar demerara

Pré-aqueça o forno em 400º/ 205ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular funda de mais ou menos 30X20cm. Numa vasilha peneire a farinha, o fermento, o açúcar e algumas pitadas de noz moscada ralada. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até eles ficarem claros e espumosos. Junte o buttermilk, a manteiga derretida e as raspas da casca do limão. Bata bem. Desligue a batedeira e junte a mistura de farinha, mexendo com uma espátula ou colher de pau bem delicadamente, só para incorporar os ingredientes. Se bater com força o bolo vai ficar duro.

Coloque a mistura na forma untada e enfarinhada, espalhando bem com uma espátula. Salpique os morangos [ou blueberries] sobre a massa, depois salpique o açúcar demerara. Leve ao forno e asse por uns 25 minutos. Deixe esfriar, corte em quadradinhos e sirva com café ou chá.

Comentários

O bolo ficou déli! Obrigada por compartilhar tantas gostosuras com a gente!

Fernanda, acompanho este blog por volta de um mês, mais ou menos. Desde o princípio me identifiquei com ele, a começar das receitinhas gringas e suas fotos sedutoras. Temos algumas coisas em comum, começando pela cozinha, que não é tão grande assim como a sua por morar em um apartamento, mas conta com inúmeros utensílios, e livros. Muitos deles, com a maioria sendo importados. E acomodados da mesma maneira que os seus, creio. Como AMO cozinhar, eles me dão, além das receitas obviamente, muito embasamento. De técnicas a curiosidades. Assim, se torna uma grande aventura, pois além de ingredientes que não achamos aqui no Brasil, por exemplo o tal de ruibarbo, enfrento também as curiosidades através dos diferentes nomes que são dados para o mesmo ingrediente, como é o caso do coentro, que por vezes é chamado de coriander o e outras de cilantro. Anyway, através de periódicos como Bon Appetit, e Gourmet, é que viajo nesse Paraíso de Babette.
Como você, fiz comunicação - publicidade, fotografia e amo as aventuras frugais. Assim, as visitas deste e do "The Chatterbox", tornaram-se diárias.
A propósito, fiz o essa receita e ficou maravilhosa! O que só provou o post sobre a Tessa Kiros. Já estou atrás desse livro!Fantástico!

Fer, eu sempre fico meio apreensiva em bake com morango, acho que solta bastante água - mas este bolo está lindo e vou querer provar!

O bolo ficou com uma cara ótima. Estou com vontade fazê-lo hoje mesmo. Uma dúvida: açúcar demerara é o nosso bom e velho açúcar mascavo?

R: Ana, tem um link explicativo no açúcar, dah pra ver uma foto. ele nao tem nada parecido com o mascavo. eta mais para o açúcar cristal, só que nao eh branco. acho que se voce usar o cristal esta b em.

Mas que maravilha! Não tenho palavras!

Que delícia e é bem simples de fazer! bjinho

Que bolo lindo! Ainda hoje comprei morangos para fazer um coffecake. Adoro!
Gostei muito da forma tb. Super bonita!
Bjs :)

Acho que vou tentar amanhã...

Fernanda,
Sua receita ficou quase igual a minha (Curmble de Morango), como sempre tudo muito bem executado e fotografado.
Vou te indicar um blogue que vc vai amar www.flagrantedelicia.com.É simplesmente maravilhoso.

R: Marcia, obrigada. A receita é da Tessa. Ja conheco o blog da Leonor--que eh lindissimo! ;-)

Fer, o bolo está com uma aparência maravilhosa!
Já li alguns artigos sobre a Tessa e andei cogitando a possibilidade de comprar um dos livros dela...acho que agora vou ter que experimentar o bolo para dar o veredicto final!
Beijos e ótimo final de semana!

Fer, esse bolo está uma perdição.. e realmente, não é difícil de fazer!!!
Vou ter que reproduzir em casa, ah se vou... amei a receita!!
Super bjo,

Mari

Esta lindo o bolo fer!
Beijos!
Ana

fer, m-u-i-t-o obrigado por por essa receita. ando há anos há procura de um bolo de morangos... e vai ser esse, mesmo neste fim de semana.

beijo

acabamos (a empregada, pq. meus bolos NUNCA crescem) de fazer o bolo aqui em casa.
ficou d-e-l-i-c-i-o-s-o, embora a moça tenha polvilhado açúcar comum sobre os morangos (como não tinha demerara, eu falei pra colocar rapadura ralada, que é o que o marido usa como açúcar, mas ela é distraída que só...).
amei, pq. não fica muito doce, e os morangos são azedinhos. a combinação é perfeita!

Oi Fe, faz um tempão que não passo por aqui. Que bolo mágico esse, tá lindão. Aparece, um grande beijo

Pirei nesta receita!

Que lindo! Esses morangos tem uma cor fantástica, devem ser bem docinhos :)

Que perfeiçao! Tenho amor por tortas feitas com qualquer fruta vermelha, esta encheu meus olhos!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.