salada de legumes assados

legumes_assados_1S.jpg

Essa salada é absolutamente simples, casual e frugal, mas o resultado me surpreendeu deveras. Quando vi a receita na Everyday Food de setembro de 2008 pensei—que legal, vou poder usar muitos ingredientes acumulados na geladeira! Mas eu não poderia imaginar o quanto essa salada de legumes assados ficaria boa. Aliás, você já teve a oportunidade de avaliar como alguns minutos de forno transformam o sabor da couve-flor?

Os ingredientes para a receita original eram cenoura, cebola roxa e abobrinha, mas eu usei os legumes que tinha e a minha mistura, além da cenoura, levou alho-poró, couve-flor e favas. Use os legumes que você quiser e tiver disponível na sua cozinha.

Distribua os legumes numa assadeira forrada com papel alumínio, salpique com sal marinho grosso, pimenta do reino moída na hora e um fio de azeite. Coloque em forno alto [450ºF / 232ºC] por 20 minutos. Deixe os legumes esfriarem um pouco. E descasque as favas. Numa saladeira faça um vinagrete com vinagre de vinho ou sherry [jerez], sal e azeite. Misture bem, junte os legumes assados. Na hora de servir junte folhas de alface rasgadas com as mãos e algumas bolotinhas de queijo de cabra.

Olha, não houve clima para fotos da salada pronta, porque atacamos a dita cuja com uma fúria só comparada à de um bando de coelhos famintos. Ficou deliciosa, deliciosa mesmo e não sobrou nem um molhinho no fundo da tigela.

Comentários

oi, Silvia.

Obrigada novamente. Eu já usei sal marinho há muitos anos atrás. Realmente não me lembro como é. :)

Lu,

Reli e não expliquei o que queria. O sal marinho é um sal não refinado tal como o açúcar cristal não é como o açúcar refinado. Ou seja, é menos fininho. Mas não é sal grosso. O que noto é que quanto mais refinado menos percebo o sabor quando provo puro, e do ponto de vista de natureba, quanto mais refinado pior para a saúde.

Fiquei com esta receita na cabeça e hoje finalmente fiz. Usei cogumelos pleurotus, couve-flor, cebola, abobrinha e pinhão de araucaria. So que em vez de queijo, coloquei camarao cozido.
Vou fazer sempre, a idéia de fazer salada de legumes assados é simples e maravilhosa. Merci pela dica!

R: que legal, Marina! gostei da sua versão. beijo, Fer

Poderia comer isso todo santo dia! rs

Adoro, adoro, adoro roasted veggies, mas nunca usei como salada. Ideia joia!

tenho aproveitado para usar o forno quando faco pao, ja' que tem que ser em temperatura alta - vou fazer essa salada junto com meu pao amanha cedo

Fer, achei bem curioso que levaste as favas ao forno ainda na casca...
Adoro favas, e nesta altura em que elas estão bem frescas e saborosas, tento aproveitar ao máximo.
Ontem comprei, orgânicas, e acho que vou fazer assim!
Gostei muito. :)

Obrigada , Silvia.
Ah, Fe. Agora entendi! Sal Marinho. É que sal grosso deixa tudo tão salgado, não é?

beijos

Lu,

Sal Marinho, se reside no Brasil, tem um bom, o da VITAO que encontrará no setor vegetariano de bons supermercados ou casa de produtos naturais. Infelizmente são obrigados a adicionar iodo, o que não altera o sabor mas pra previnir hipotireoidismo na população o governo adicionarem mais iodo do que o recomendado.

Tão simples quanto deliciosa, Fer!!
Tudo o que preciso para um bom jantarzinho aos dias de semana lá em casa, quando tudo é meio corrido, graças à fome de leão da filhinha e do maridex... risos...
Bjão,

Mari

Está provado que a simplicidade também consegue ser muito chique :) Adoro legumes!

oi,Fe! Quase todas as suas receitas são meio sofisticadas pra mim. Essa realmente é mais simples. Desculpe a ignorância, mas não fica muito salgado por causa do sal grosso?

bjs

R: Lu, minhas receitas sao para quem nao eh AZ de cozinha, como eu. mais simples, impossivel. apenas salpica o sal grosso, que NAO eh o sal grosso de churrasco que voces tem ai. Eh sal marinho. voce vai saber quanto colocar, para o seu gosto. bjs.

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.