pasta com molho de tomate cru

tomatecru_pasta_1S.jpg
tomatecru_pasta_2S.jpg

No seu livro How to Cook Everything Vegetarian, Mark Bittman diz que infelizmente não consegue se lembrar quem foi o "santo" que o ensinou a fazer esse molho de tomates frescos e crus. Bom, todo verão eu uso meus tomates e manjericão abundantes fazendo um molho bem parecido, que preparo num minuto só cortando os tomates em cubos e jogando por um minuto na panela com azeite, depois misturando o macarrão cozido e as folhas de manjericão. Porque eu cozinho os tomates por um mísero minuto, meu molho não é exatamente de tomate cru. Mas a idéia é quase a mesma.

Para esta versão do Bittman, você vai precisar de ingredientes da melhor qualidade—tomates maduros e orgânicos [faizfavoire], folhas de manjericão, alho, queijo parmesão e azeite do melhor que você tiver na sua cozinha. Coloque um panelão com água e sal para ferver e cozinhe o macarrão da sua preferência. O Bittman sugere o linguine. Enquando isso coloque os tomates, sem sementes e picados em cubos, numa vasilha. Junte 2 dentes de alho levemente amassados com a lâmina da faca. Junte folhas de manjericão, sal e pimenta do reino moída a gosto e amasse com um garfo ou amassador de batatas. Mas não deixe virar um purê. Adicione azeite a gosto. Você pode fazer esse molho uma ou duas horas antes e deixar descansando fora da geladeira. Quando o macarrão estiver cozido "al dente", coe e junte um pouquinho da água do cozimento ao molho se quiser e remova os dentes de alho. Junte o macarrão ao molho, misture bem e sirva com bastante queijo parmesão ralado na hora. Na minha opinião achei desnecessário juntar a água do cozimento do macarrão no molho. Apesar do alho não ser picado, nem ser servido com o macarrão, o tempo que ele passa marinado com os tomates é suficiente para dar um sabor bem picante ao molho. Um pouco mais do que eu gostaria, mas sem reclamações.

Comentários

Parece ótima e bem prática.

Oi Fer,

Vim aqui para contar que acabei de preparar o jantar inspirada nessa sua dica e o resultado foi sensacional!

Adoramos! Delicioso!

Beijo e Obrigada por compartilhar,

R: que legal, Carla! um beijo, Fer

Que delícia, e fica também tão delicioso juntar umas amêndoas trituradas !

Oi Fer,
tenho uma amiga italiana que tem uma receita de familia desse gênero (pasta de verão) que é super fresca... Se provar tenho certeza que vai gostar, este molho vai muito bem com spaghetti, a receita que ela me deu usa proporções, nada de medidas:
2 partes de cenora crua
1 parte de aipo
1 parte de tomate
azeite extra virgem
sal e pimenta preta a gosto
manjericão fresco.
Só processar o vegetais, acrescentar o azeite, sal e pimenta. Misturar tudo a pasta escorrida ainda quente, finalizar com o manjericão. As italianas usavam também parmesão raladado grosso para finalizar, mas eu particularmente prefiro sem.
Esta definitivamente é a "minha" receita de pasta de verão...
Um abraço

R: adorei, Nani! vou testar com certeza, obrigada! beijo, Fer

WOW Adooooro a simplicidade dessa receita...Que delicia no verao :)

FRESCO!!! QUE SAUDADE DO VERÃO DE 40ºC!!!
BITOCAS, LINDO FINAL DE SEMANA E SUCESSO NAS NOVAS RECEITINHAS

Deve ficar super agradável uma massa assim. Com o calor que faz no Verão não é agradável ficar ao fogão fazendo molho :)

É meu molho preferido no verão. Mas acrescento um filé de anchova amassadinho e algumas alcaparras. Hummmm
beijo

Adorei, adoro comidinhas praticas e tomate com manjericao nao tem como dar errado!!
Beijos!
Ana

Que receita deliciosa.... mas eu prefiro a sua original - salteando os tomates na frigideira - mesmo assim, dá água na boca. Louça linda, fotos lindas.
Beijos

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.