salada deusa verde com frango

salada-real_1S.jpg

O green goddess é um molho de salada criado em 1920 no Hotel Palace em San Francisco em homenagem à um ator de teatro que na época estrelava uma peça chamada The Green Goddess. A receita está na edição de setembro de 2009 da revista Food & Wine, que recomenda que se use um frango assado, desses comprados em supermercados. Eu usei um peito de frango caipira, daqueles que ciscaram tralálá, que cozinhei na água com sal e depois fritei rapidamente na manteiga. O molho pode ser feito com antecedência e guardado na geladeira por até dois dias. Se você já tiver o molho pronto, o frango desfiado, é só montar a salada um pouco antes de servir. Nós adoramos essa mistura de ingredientes e a salada brilhou sozinha num dos nossos jantares corridos de um dia de semana de verão.

Serve 6 pessoas
para o molho:
2 filés de aliche/ anchova preservado em azeite e escorridos
1 dente de alho pequeno
1/2 xícara de salsinha fresca
1/4 de xícara de manjericão fresco
1/4 de xícar de dill [endro/aneto] fresco
1 colher de sopa de orégano fresco
2 colheres de sopa de chives/ ciboulettes picadas
3/4 de xícara de maionese
2 1/2 colheres de sopa de suco de limão
Sal kosher [mais grossinho] e pimenta do reino moída na hora

para a salada:
1 pão ciabatta sem casca [ou outro rustico] cortado em cubos
1 frango assado em pedaços — ou 2 peitos de frango cozido e desfiados
8 pimentas piquillo cortadas em quatro [*omiti]
3 talos de salsão, com as folhas, picado bem fino
1/2 xícara de azeitonas pretas kalamata sem caroço cortadas ao meio

No processador pulse o aliche/achova, alho, salsinha, dill, manjericão e orégano até ficar tudo bem picado. Junte a maionese e o suco de limão e misture bem até ficar um creme. Junte as chives/ ciboulettes picadas, tempere com sal e pimenta a gosto.

Numa saladeira junte os cubos de pão, o frango, o salsão, as azeitonas e as pimentas piquillo. Misture bem, adicione o molho e revolva até ficar bem incorporado. Sirva imediatamente. As sobras sobrevivem bem na geladeira e dão um bom almoçinho no dia seguinte.

Comentários

Fer, que inveja! Tu aí comendo salada e nós aqui à base de sopa! Marquei esse molho para fazer quando ser uma esquentadinha!
Bom final de semana pra ti e pros gatos!

Oi Fe, tinha q brilhar mesmo, com esses ingredientes irresistíveis estou aqui com água na boca!
Bjks

Oi Fernanda.

acho que nunca escrevi aqui, apesar de te acompanhar há um tempão.

O que quero te perguntar não tem nada a ver com nada aqui: estou criando meu blog, e queria saber se posso indicar o seu lá na lista de favoritos...eu ainda nõa sei bem como funcionam estas questões aqui na internet, mas não quero causar nenhum incômodo, por isso achei melhor´ir perguntando mesmo!

Agradeço muito desde já, peço desculpas pela invasão do espaço e não precisa publicar o comentário, se preferir responder direto no meu e-mail.

Um beijo e obrigada!
(ah, e parabéns! adoro o blog!!!)

Ferrrrr
Que delicia!!!!!!
Fiquei com água na boca e muita vontade de fazer, mas acho que vou esperar no minimo chegar a primavera aqui em SP, pq com esse tempinho não combina muito fazer algo tão fresh.. rs.
bjos

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.