bolinho de berinjela

bolinho-berinjela-1S.jpg

Outra vez o Mark Bittman e o seu versátil How to Cook Everything Vegetarian me socorreram quando tive uma berinjela nas mãos e nenhuma idéia de como usá-la na cabeça. A receita é para bolinho de cogumelo, adaptada e incrementada para berinjelas. Apesar de ser fritura, fui em frente. Rendeu bolinhos para outras refeições. Eles são gostosos quentes, mornos ou mesmo frios. Servidos com um molho de iogurte.

1 1/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
3/4 xícara de leite
1 ovo
1 1/2 xícara de berinjela cozida no vapor e picadinha
1/4 de tahini
1/4 xícara de sementes de gergelim torradas
1/4 de xícara de folhas de hortelã fresca picadas [*usei salsinha]

Numa frigideira, coloque uns 5 cm de óleo neutro, tipo de milho ou semente de uva, e deixe esquentar bem em fogo médio-alto. Mistute os ingredientes secos numa vasilha. Em outra bata o ovo com o leite. Junte à mistura de ingredientes secos. Misture a berinjela cozida e picada, o tahini, as sementes de gergelim e as ervas picadinhas. Misture bem.

Usando uma colher de sobremesa, vá colocando a massa no óleo quente, fritando de qiatro em quatro e virando até que os dois lados estejam dourados. Remova do óleo e seque em toalhas de papel. Mantenha os bolinhos fritos num formo morno, enquanto vai fritando os outros.

Sirva com um molho de iogurte feito com 1 xícara de iogurte natural, sal e pimenta do reino a goto, rapinhas da casca e uso de um limão. Se quiser pode adicionar um alho picadinho, mas eu não quis.

Comentários

Fer, adorei!
Deu água na boca, rsrs
Adoro bolinhos, adoro beringela...
Farei amanhã!

Bjs

Sera' que funcionaria fazendo "achatadinho" e assando, tipo num griddle ou mesmo no grill?

tenho sempre uma preguica total de fazer fritura, embora nao tenha nada contra, so' preguica mesmo, lidar com o oleo, splattering....

R: acho que sim! deve dar pra fazer como panquecas. ótima idéia, por sinal. porque a fritura foi o único porém dessa receita..

Cá está uma bela ideia! Algo diferente! Excelente!

Eu amo berinjela e tenho uma receita de bolinhos bem parecida, mas nunca fiz. Gostei da cara dos seus Fer, um dia preciso tentar!
Ana

Beringela é dos meus ingredientes favoritos. Nunca fiz fritas mas tenho certeza que devem ficar deliciosas. Agora nem tenho comprado... a época já passou e tenho receio que não estejam boas por dentro!
Os bolinhos devem ser muito bons :)

Adoro beringela...nunca tinha pensando em bolinhos com ela!

Adoro este tipo de bolinhos, so e mesmo pena serem fritos. Mas a receita parece ser optima, alias o livro do Mark Bittman e muito bom.

Bjs

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.