bolo de lavanda e limão

bolo-lavandalimao_1S.jpg

Ler a palavra limão numa receita me dá um snap instantâneo. Coloco imediatamente na minha lista de receitas para fazer. Receitas com limão ou laranja nunca me escapam. E esta é a melhor época pra começar a fazer delicias citricas. Dois dos meus vizinhos já estão com árvores envergadas ecarregadas de limão Meyer, uma variedade que me agrada muito, pois é bastante aromática. Ganhei alguns e usei nesta receita simples e simpática que peguei no excelente blog da Monica Hering. Ficou um bolo no estilo do pound cake, muito macio. Todo mundo que comeu gostou. O aroma e sabor da lavanda predomina sobre o limão. Mas isso não é um defeito.

3/4 xícara de leite integral
1 colher de sopa de flores de lavanda
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 1/4 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara [113gr] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de raspas de limão
2 ovos grandes

Misture o leite e a lavanda em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Assim que ferver, transfira para uma vasilha de vidro, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno em 355ºF/ 180°C. Unte e enfarinhe uma forma para bolo inglês média [12,5 x 22,5cm].

Misture a farinha, fermento e sal em uma tigela. Misture a manteiga, açúcar e raspas em uma tigela grande e bata com a batedeira até ficar cremoso e fofo [velocidade média por 3 minutos], raspando as laterais da tigela vez por outra. Junte os ovos, um de cada vez, raspando as laterais da tigela após cada adição.

Com a batedeira em velocidade baixa, adicione 1/3 da mistura de farinha e bata até incorporar. Adicione metade do leite e bata mais. Repita com o restante da farinha e do leite, terminando com a farinha. Após a última adição, bata por mais 30 segundos em velocidade média.

Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Asse até que o bolo esteja dourado, 50 a 55 minutos. Faça o teste do palito. Deixe o bolo esfriar na assadeira por 10 minutos, vire sobre uma grade e deixe esfriar completamente antes de servir.

Comentários

Fiz ontem pra levar pro trabalho. Segui a receita à risca, menos a parte que diz pra esfriar antes de servir: comi uma fatia ainda quente! Ficou uma delícia, viu?
Beijos

R: agora vi qual é o bolo. que bom que voce gostou, Neyara! beijo :-)

repetirei então com lavanda seca em casa (nunca vi à venda por aqui, mas vou olhar com mais atenção, porque casas de coisinhas naturais não faltam por aqui).

Beijos

Oi Fer

Fiz. Ficou uma delícia, mas não ficou com gosto de lavanda nem de limão...
A parte do limão beleza, era outra variedade (sisciliano) - na próxima aumento a quantidade de raspas e OK.
Quanto à lavanda, me arrisquei pouco, é a primeira vez que uso e fiquei com receio de ficar muito forte. Simplesmente não ficou.
Na receita não ficou claro como usar a lavanda, então eu coloquei principalmente flores abertas (não a inflorescência inteira) no leite, deixei esfriar e usei apenas o leite, sem as flores. Devia ter picado as flores de incorporado elas junto com leite, imagino.
Como foi que você fez?

Beijos,

Elena sem H

R: Elena, eu joguei a mistura de leite e lavanda na massa. nao coei. e usei lavanda seca, dessas proprias pra uso culinario. beijo!

O bolo deve ser ótimo. Fiquei com vontade de provar. Estou gostando muito do seu espaço. Eu encontrei vc pesquisando sobre garlic baker e estou amando suas receitas, seu jeito de escrever e contar as coisas.

Parabéns pela receita...deve ser ótima, pena que não é tão simples encontrar a lavanda, mas estou procurando...rsrsrs.

Fer, pra quem estava cheia de desventuras, esse bolo deve ter sido uma desforra, né?!
Parece que estou até sentindo o perfume...
Bjos

Fer estamos juntas nessa do limão! Qualquer receita com limão já entra nos meus 10 mais.
Bjs

Aqui em casa o efeito é com limão E/OU lavanda !!!
Pena que a lavanda seja meio difícil de se encontrar.
Adorei a visita! Apareça sempre!!!
Beijos
Monica

Fer, que receita linda. Sempre quis fazer algo com lavandas mas nunca tive coragem. Medo de não conseguir combinar os ingredientes. Seu bolo ficou incrível.
Bjos

Eu tambem sou louca por tudo que leve citrinos, especialmente se for limao. Esta receita nao me vai escapar e vai ja para a minha pilha de receitas a testar.

Bjs

Fer, tb sou como vc com relação aos limões, tanto que já fiz todas as versões de bolo que a Pat postou no blog. Esse seu tb já entrou para a lista! Bjs

Fer, a lavanda aqui em casa tem o mesmo efeito que o limão aí na sua.
Abs.

Deve ficar ótimo, mas nunca vi lavanda aqui na Irlanda para comprar...


http://www.sabordomundo.blogspot.com/

Não tenho flores de lavanda senão eu faria também :)
Há umas semanas fiz bolo de limão com cranberries que ainda não publiquei no blog. Ficou simplesmente delicioso. Acho que ias gostar muito :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.