bolinho de limão & tomilho

bolinholimaotomilho_3S.jpg

Estes deliciosos bolinhos foi a primeira receita da Pioneer Woman que eu coloquei em prática, apesar de ter várias dela enfileiradas naquela lista infinita de receitas por fazer. Gosto das receitas da Ree Drummond, porque ela explica tudo nos micro-detalhes com fotografias. Muito difícil errar, a não ser que você desvie muito e não siga o passo-a-passo. Adorei a idéia de misturar limão com uma erva tão simpática como o tomilho e ainda a adição do azeite. Neste caso eu recomendo fortemente que se faça o glacê. Eu dei uma desequilibrada na receita, usando mais suco de limão do que açúcar. O glacê faz a diferença, acrescentando um toque citrico muito delicioso aos bolinhos. E ainda tem o plus que tudo é feito no liquidificador, hooray! Levei alguns para meus colegas no trabalho e eles desapareceram da bancada rapidamente. Ganhei de presente um elogio do meu chefe, que disse enquanto dava uma mordida animada num dos bolinhos—eu aprovei!

olive oil cakes with lemon and thyme
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 1/3 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de raspinhas da casca de um limão
2 ovos
1/4 xícara de azeite
2/3 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de tomilho fresco picadinho

para o glacê
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de manteiga derretida
4 ou mais colheres de sopa de suco de limão

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte formas para muffin com a manteiga derretida e polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Coloque o açúcar e as raspas da casca do limão no copo do liquidificador e pulse até misturar. Adicione os ovos, um de cada vez, continue pulsando e adicione o azeite e o leite. Pulse por apenas uns 30 segundos.

Numa outra vasilha coloque a farinha, o fermento, o sal e o tomilho e misture bem com um batedor de arame. Adicione essa mistura e farinha no copo do liquidificador em duas porções, vá pulsando até a mistura ficar bem misturada na massa. Coloque a mistura nas forminhas untadas e enfarinhadas e leve ao forno por uns 25 minutos.

Faça o glacê, misturando os três ingredientes com um batedor de arame. Remova os bolinhos da forma, espere esfriar uns minutos e mergulhe a parte superior de cada um no glacê, depois decore com folhinhas de tomilho.

Comentários

Fer,
Fiz o bolinho sábado passado e não deu tempo nem de esfriar! Ficaram deliciosos, fofinhos, saborosos ... E que facinho, neh? Esse findi vou testar a mesma receita mas com laranja e alecrim. Será que dá?

Beijos, e obrigada por compartilhar!

R: deve dar sim! depois me conta, tá? beijo

Fer, não tive coragem de usar o seco, sou uma medrosa nessas coisas e quase nunca arrisco. Mas valeu a pena esperar, fiz com o tomilho limão fresquinho e os bolinhos ficaram ótimos. Pronto, tava difícil mas foi! Bjs.

R: que bom que fez com o fresco. um beijo!

Não encontrei tomilho freco pra fazer os bolinhos :( o tempo tem andado tão chuvoso aqui pelo Porto que nem deu pra eu ir na feirinha dos orgânicos...Fiquei desgostosa. Será q ficará bom com o seco? Bjs

R: não sei, Fê. se você fizer com o seco, depois me conta o resultado, tá? beijo

Oi Fer, leio sempre seu blog mas nunca comentei. Fiquei com uma dúvida, desculpa a ignorância: qdo vc diz 1 xícara de farinha vc quer dizer farinha de mandioca, né? Obrigada e beijos! Fabíola

R: Fabíola, farinha é sempre de trigo, a não ser que eu especifique que seja de outro tipo. bjo

Fer achei super interresante a combinacao ,quando eu plantar minhas ervas esse ano ,pretendo coloca lo em pratica ,adoro o gostinho citrico e tomilho sempre tem lugarzinho no meu jardim .imagino o cheirinho que fica pela casa quando essas belezinhas estao assando hummmm.
bjim

Oi, Fernanda, tudo bem? Sempre curti o seu blog e as suas receitas. Gostaria muito que você contribuisse com alguma, ou até com um post sobre suas experiências na cozinha, para o blog Miscelânea dentro do nossso site Abacás (www.abacas.com.br).

Parabéns!

Até breve,

Nina

Fer,
Delicia!!! Que carinha mais gostosa!!!
Adoro muffins, bolinhos, etc!
Happy Friday!
Beijao

Hummmm q delícia. Vou fazer amanhã!
Bom fim de semana ;)

A gente sabe que vindo aqui vamos acabar com agua na boca. E ainda insistimos em vir..hehe

Que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa:))

Bjs Amiga! Happy Friday:)

Adoro as receitas desse site, principalmente as mais gordurosas...ela exagera no alho, o que eu adoro também! (a última que fiz foi um macarrão com camarão, ficou perfeito, apesar de eu ter colocado muito molho). bjs

Não me digas que o Troglô também teve direito a um? he he
Lá vai mais uma receita que eu vou ter que fazer né? Ainda por cima o meu tomilho-limão está bem grandão. Dá para usar tomilho-limão né?
Vai ser limão a dobrar he he
Vou fazer com a varinha mágica já que não tenho liquidificadora! Depois dou notícias :)

R: o Troglô desafortunadamente estava em férias, portanto perdeu essa! faça sim e me conte. ;-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.