gelatina de limão & iogurte

agarlimaoiogurte.jpg

Ainda em busca de variações para uma gelatina cremosa, fiz a mais gostosa até hoje na minha opinião. Usando agar-agar, troquei o leite pelo iogurte e adicionei limão. Já repeti a receita, de tanto que nós gostamos. Usei um limão meyer, que é bem forte e aromático. O iogurte natural orgânico e integral é do tipo europeu, bem cremoso. E o adoçante escolhido foi o nectar de agave. Como a agar-agar solidifica rapidíssimo, preparei a gelatina às 5:30 e comemos ela perfeita, como sobremesa do jantar às 7pm. Também gosto da gelatina de agar-agar pra levar de snack no trabalho, já que ela se mantém muito bem fora da geladeira.

1 limão meyer, casca ralada e sumo espremido
1 xícara de iogurte natural e integral
1 envelope de 5 gr de agar agar [3/4 colher de sopa]
Adoçante a gosto - usei o nectar de agave

Coloque o suco que conseguir do limão numa xícara [medida padrão de 250 ml] e complete com água até encher a xícara. Nessa receita foi mais ou menos 2/3 de suco e 1/3 de água.

Numa panela, coloque a xícara de suco do limão completado com água, as raspas da casca de limão e salpique o envelope de agar-agar. Leve ao fogo, misture bem e deixe ferver.

Remova do fogo, junte a xícara de iogurte, bata bem com um batedor de arame. Junte o adoçante de sua preferência e misture até dissolver bem. Se for usar açúcar, é melhor ferver junto com a xícara de limão e agar-agar, para dissolver mais fácil.

Coloque o liquido numa vasilha ou molde molhado com água. Leve à geladeira. Quando solidificar, desenforme e sirva,

Comentários

Fer,

só pra confirmar - seu limão deu 2/3 de um copo??? Acho que vou fazer esse...

Fer, já fiz duas vezes, primeiro com morangos e agora com pêssegos, com mistura de leite e iogurte.
Usei agar-agar em flocos e segui tudo direitinho.
Eu gostei, mas não sei se sentir gruminhos é normal ou será que estou a fazer alguma coisa mal?

R: Susana, acho que precisa dissolver mais os flocos. nas minhas nao ficam gruminhos. se bem que a agar-agar tem uma textura bem diferente da gelatina comum mesmo. eu uso em pó, mas fica sempre liso.

Fer, na busca de idéias para fazer gelatina para a minha pequena, vim procurar uma receitinha aqui. Acabei substituindo quase tudo: fiz com gelatina em pó sem sabor, suco de limão siciliano e mel. Adorei o resultado, mesmo assim!
Bjs!

Nega, que pratos lindos!!! E a gelatina... yammmi.......

Beijos, boa semana pra nóis!

Oi Fernanda, que sobremesa leve e saudável. Não conhecia o agar agar. Você me deixou curiosa e com vontade de introduzi-lo aqui na minha cozinha. Beijinhos, Paula

Menina, que saudades eu tava dessa 'cozinha'. Fiquei um tempo sem entrar e já li trocentas receitinhas - de quitutes e de vida.
beijão

R: que bom te ver por aqui, Ude! beijo

Fer, eu sou outra que estou contaminada! :)
Vou fazer com iogurte caseiro de limão. :)

Beijinhos.

Querida Fezoca!!! :-)

Adorei a tua gelatina, deve ter ficada deliciosa e fresca com o limão, dá até vondade de meter a colher o provar!!!! :-)

Beijos grandes e saudades!!!!

Fer, boa ideia do maracuja!! Eu tinha pensado em manga tbem, mas meu marido nao gosta e acaba nao comendo, mas maracuja todo mundo adora aqui em casa!
Vou fazer pois amei a ideia da gelatina com iogurte!
Beijos!
Ana

Dona rainha das gelatinas com mais uma de suas receitas istigantes ,ai que vontade rsrsrs,vou tentar ,otimo nunca havia pensado no yogurte .Ah as forminhas qua vc usasao de qual materia?
bjim

R: uso qualquer uma, essas sao de mini bundt cake, mas estou pensando em comprar umas de silicone proprias pra gelatina. fica mais facil de remover. vamos ver. bjo!

Adorei ela feita com yogurt, vou fazer!! Mas acho q vou trocar o limao por outra fruta, limao nao eh o preferido aqui em casa... alguma sugestao boa Fer?
Bjs!
Ana

R: Ana, vc acha polpa de maracujá congelada por ai? eu faria de maracuja--ou melhor, acho que vou fazer! ou manga. tantas ideias, nao? :-) beijo

Isso é que é influenciar alguém! Eu, aquela que odeia gelatina, estou a sentir um telecoteco que me impulsiona a guardar esta receita para tentar fazer - muito provavelmente, amanhã - só por causa do limão. Como é possível? Sinto-me desencaminhada :) Não sei se vai correr bem, tenho um envelope de agar-agar para usar, espero aproveitá-lo bem. Olha a responsabilidade hein Fer? Já diz o outro que somos responsáveis por quem cativamos e tu... cativaste-me :)

R: hahaha! pelo menos é uma influência saudável. depois me conta se fez, se gostou, eteceterá! :-)

Também ando a fazer experiências com o agar-agar e estou bastante surpreendida com os bons resultados que consegui. Como gosto muito de gelatinas vou continuar a testar mais receitas. A sua proposta vai ser uma delas. Bjs

R: quero ver as suas também, Fa. beijo!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.