bolo de iogurte & limão

boloiogurtelimao_1S.jpg

O bolo que levei no picnic musical foi essa preciosidade encontrada no novo blog da Luciana Betenson. Um bolo feito no liquidificador e quase sem sujar nenhum utensílio. Não sabia quando media o potinho de iogurte que ela usou, então instituí a medida de 1 xícara [250 ml] como base. Usei todas as outras medidas a partir daí.

Para a apresentação de Hair fiz uma versão com uma farinha de castanhas que achei dando sopa [ou bolo?] no Co-op outro dia e o açúcar demerara baunilhado, que eu faço em casa colocando as favas de baulinha usadas no pote do açúcar. Ficou um bolo bem denso, super aromático, adoramos e devoramos metade assim numa piscada. Como não deu pra tirar foto—também porque tive que cortar em pedaços pra caber na cesta, decidi refazer usando a mesma receita, mas mudando alguns ingredientes. Fiz com limão. Essa segunda versão também ficou bem densa, não ficou aquele bolo fofo, mas ficou delicioso. Além da praticidade e facilidade essa receita é realmente super adaptável. Faça como quiser, mas faça!

4 ovos inteiros
1 xícara de iogurte natural
2 xícaras de açúcar de limão
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
Raspas da casca de 1 limão
2 colheres de chá do suco do limão

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao forno pré-aquecido em 355ºF/ 180ºC em forma untada e enfarinhada. Assar por mais ou menos uns 30 minutos. Deixar esfriar, desenformar e servir.

Comentários

NegaAAA, meu bolo tá no forno!!! fica grossona a massa não? O iogurte que eu botei, o integral da Nestlé, tava grossão... até tive que botar um pouquinho de leite, senão não batia... depois lhe conto como ficou, okay? Miles Besitos, verifique aí e anote a alteração do meu e-mail, okay? SchmAAACKKK!!!!

Nega, deu água na boca! Já copiei no meu livrinho de receitas, vou fazê-lo ASAP. Esse final de semana fiz uma torta de ricota que eu gosto muito, se faz assim:
- 500 gr de ricota fresca;
- 1 lata de leite moça + 1 lata leite cru;
- 3 ovos inteiros;
- passas de uva, meia xícara;
- meia caixinha de creme de leite (dá umas três colheres de sopa);
- raspas de um limão.
Bate tudo no liquidificador - menos as passas, que se acrescentam ao final, depois de despejada a massa em forma untada e enfarinhada, leva-se ao forno em banho-maria (leva tipo uma hora). Fica dos deuses! BeijãozÃO nega, muitas saudades! :***
Lu

Fer, tô super feliz em ver 'minha' receita no seu blog :-) Orgulho de tiete, mesmo! (Mas você viu que o bolo não é 'meu', muita gente também faz esta receita-coringa) No fim do post eu falo que o pote de iogurte aqui no Brasil varia entre 170 e 200 gramas, mas acho que o mais importante é a proporção mesmo! Tenta qualquer dia com estas medidas. Sempre dá certo :-))

R: Lu, pra mim a receita é sua, pois foi a sua a primeira que vi—não conhecia. nossa, que cegueta, não vi as medidas no final!

Duas coisinhas que eu adoro em bolos: iogurte e limão. Deve ficar óptimo!

Esqueci de falar Fer, eu faco ate em forma de cupcakes esse bolo! Eh muito versatil essa receita, e eu tenho dois posts sobre ela la no blog:
um feito em formato de cupcake e algumas variacoes p/ o sabor: http://kitchenspace.blogspot.com/2008/09/3-years-of-kitchenspace-yes-its-been-3.html
E um outro somente sobre o bolo (essa eu postei em 2005, nossa!!): http://kitchenspace.blogspot.com/2005/11/cute-truck-pan-i-found-this-mini-cake.html
Beijos!
Ana

e tem como resistir...vc disse que é delicioso, nao faz bagunca e nao dá trabalho... com certeza farei Fer! bjs

Eu faco essa receita ha anos Fer! Eh um dos bolos q mais gostamos aqui em casa!
Ja fiz com raspas de laranja e tbem fica bom, mas as variacoes preferidas aqui em casa sao ele como bolo marmore (divido a massa em duas partes q acrescendo cocoa to half of it) ou o bolo "formigueiro" q no Brasil usam chocolate granulado. Aqui eu ralo chocolate em barra no microplane e adiciono as raspinhas, so good!
Adoro esse bolo, eh uma delicia mesmo!
(e eu tbem uso 1 cup como medida p/ tudo!)
Beijos
Ana

Agora me explica: que diabos é açúcar de limão?
Faço bolo de iogurte há séculos e ponho raspa de limão. Agora açúcar de limão, nunca ouvi nem falar.
Desculpa a "inguinorância".
Um beijo pra vc.

R: clica no link e você descobrirá. ;-) bjo

Esta receita é muito boa! O bolo fica divinamente úmido.
Eu sempre faço, mas só uso de 1/2 a 1 xícara de açúcar. Eu provo a massa para ajustar o açúcar.
Fica muito bom também com frutas da estação no meio da massa.
Bjs :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.