pudim de coco queimado

pudim-cocoqueimado_1S.jpg
pudim-cocoqueimado_2S.jpg

Semanas atrás inventei que iria fazer um bolo de coco de camadas. Comprei os flocos de coco e tudo, mas não fiz bolo nenhum. Estava planejando procurar receitas com coco, quando vi uma garrafa de nectar de coco na prateleira de sucos no Co-op. Pronto, tava resolvida a questão. Ou pelo menos parte dela. Decidi fazer um pudim, no mesmo estilo das outras variações de sobremesa usando a agar-agar. Ficou bem diferente, porque o nectar de coco é muito mais aguado do que o leite. Mas pode-se fazer com leite de coco, misturado com leite integral para uma versão mais robusta.

2 xícaras de nectar de coco
[ou 1 xícara de leite de coco e 1 xícara de leite]
2 colheres de sopa de açúcar mascavo escuro
1/2 xicara de flocos de coco tostados [*fiz na frigideira]
1 saquinho de 4 gr [1 colher de sopa] de agar-agar

Toste os flocos de coco na frigideira ou no forno. Separe. Numa panela coloque as 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o açúcar derreter e formar um caramelo espesso. Cuidado, fique de olho pois o processo é bem rápido e o caramelo pode queimar. Com o açúcar mascavo escuro o caramelo fica cremoso e leitoso. Junte 1 xícara do nectar de coco e mexa bem com um batedor de arame até o caramelo derreter completamente. Junte o agar-agar, deixe ferver, desligue o fogo, adicione a outra xícara de nectar de coco e 1/3 da xícara de flocos de coco. Separe o restante para salpicar sobre os pudins na hora de servir. Coloque o liquido em forminhas molhadas—dá quatro forminhas, e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, desenforme num prato, decore com os flocos de coco e se quiser sirva com frutas frescas.

Comentários

Foto magnifica!

Oi Fer,

Faz tempo q não comento, mas esse não pude resistir.... A apresentação está maravilhosa como sempre, acho linda as suas louças. E esse pudim de coco. Adoro coco queimado. Parabéns!!!

Beijos MITi

R: muito obrigada Miti e um beijo :-*

Nega, fiz um bolo de chocolate com recheio de côco e cobertchiura de chocolate que ficou um UAU! A receita vem da cozinha prática da Nestlé.
Sei que você tem zilhões de receitas, mas se um dia quiser se arriscar com esta o resultado é garantido:
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_prestigio_de_festa.aspx BeijoSSS! Nega Lu

Yummm, e seu presentation esta show, que bonitos os pratos Fer, adorei a foto!
Ana

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.