bolo de ruibarbo & limão

Estava com muita vontade de fazer um bolo. Depois de um monte de chatices de saúde—uma bolo-ruibarbo-limao_2S.jpggripe chinesa e uma misteriosa intoxicação alimentar, fiquei muitos dias só nos rangos fáceis e repetidos—gazpachos, saladas, pão com tomate, fatias de melancia, peixe grelhado, macarrãozinho. Neste final de semana finalmente consegui assar um bolo, e fiz com ruibarbo pois tinha um saco dos caules frescos esperando para serem usados. Tenho muitas receitas com ruibarbo guardadas, mas escolhi esta de lemon buttermilk rhubarb bundt cake da talentosa Hannah do blog Honey & Jam. Tenho certeza que o ruibarbo pode ser substituído por outra fruta que não solte muito líquido, como maça ou pêra. Eu fiz o glacê já achando que ele seria demais e estava certa. Se você curte doçuras, manda bala. Mas o bolo pra nós já estava perfeito sem a camada extra de açúcar.

para o bolo
2 1/2 xícaras [mais 2 colheres de sopa] de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal marinho fino
1 xícara de manteiga sem sal [2 tabletes de 113 gr]
1 3/4 xícaras de açúcar
Raspas da casca de 1 limão
3 ovos
1/2 colher de chá de óleo ou extrato de limão [*usei o extrato]
3/4 xícara de buttermilk
500 gr [3 xícaras] de ruibarbo descascado e cortado em fatias

para o glacê de limão
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de manteiga sem sal amolecida
Misture todos os ingredientes muito bem e jogue sobre o bolo.

bolo-ruibarbo-limao_5S.jpg
Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma estilo bundt.

Peneire a farinha, o fermento e o sal numa vasilha. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de limão até formar um creme bem leve, mais ou menos uns 5 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, raspando a massa dos lados da vasilha com uma espátula. Junte o extrato de limão. Junte a farinha, alternando com o buttermilk—comece e termine com a farinha. Vá raspando as beiradas com uma espátula e batendo até todos os ingredientes ficarem bem incorporados. A massa va ficar bem grossa.

Misture as 2 colheres de sopa extras de farinha com as fatias de ruibarbo e revolva bem com uma colher. Junte metade do ruibarbo enfarinhado à massa. Coloque a massa na forma untada e coloque o resto do ruibarbo por cima. Leve ao forno por mais ou menos 1 hora, ou até o bolo ficar dourado por cima e bem cozido por dentro. Remova do forno e deixe descansar por uns 30 minutos. Inverta e cubra com o glacê de limão.

bolo-ruibarbo-limao_3S.jpg

*quero mostrar com mais detalhes esses pratinhos que comprei na thrift store por uma merreca que nem vou dizer quanto, pois ninguém vai mesmo acreditar. achei tão brejeiros, com os bichinhos e as folhas e espiga de milho. eles são da Williams-Sonoma e estão perfeitos.

Comentários

O jeito é mesmo substituir por maçã ou pêra porque ruibardo é coisa que, por aqui, não se encontra :) Esses pratos são de levar qualquer um a ser invejoso he he

Nega, que bolo apetitoso! E que pratos fofos... que bom que você sarou e está na ativa de novo, many kisses, Nega Lu

Fer, ficou lindo, com jeitao de bolo pra tomar com cha..Yum, Yum!! Saudades de uma fatia de bolo caseiro. Agora que estou mais perto, devo me aventurar de novo no mundo do baking..

E eu acredito nos pratinhos..heheheheh

Fer, eu nunca fiz nada com ruibarbo ( a panga), essas fatias sao fininhas??

Beios amiga, e Happy Monday:)

R: Bri, sao fatias finas sim, mas não aquelas finas de mandoline, um pouco mais grossas. faz sim, para um chá com as girls! beijooooooooooo!

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer