pesto de verdura

pesto-verdura_1S.jpg

Começa o frio e o número de verduras na minha cesta orgânica semanal triplica. Nesta semana contei 7 [SETE] tipos diferentes de folhas verdes. Lord have mercy—não é fácil! Fico o inverno inteiro praguejando e correndo atrás de receitas diferentes e criativas pra usar tanta clorofila. Mas sei que estou errada reclamando, pois essas folhas verdes têm bastante nutrientes para manter o meu corpo saudável nesses meses cinzentos. E é por causa delas que acabo descobrindo receitas maravilhosas como esta da Heidi Swanson. Fiz duas vezes, da primeira vez usando um macarrãozinho tipo parafuso, e depois com este da foto, tipo fita. Das duas vezes não teve sobras.

serve de 4 a 6 porções
4 dentes de alho
4 chalotas pequenas [*usei meia cebola roxa]
1 maço de verdura
[*usei um tipo de couve chamada komatsuna, mas pode usar qualquer tipo de folhas verdes—kale, couve, espinafre, folhas de beterraba, etc]
1/3 xícara / 80 ml de azeite extra virgem
1/3 xícara de queijo de cabra
2 colheres de sopa da água do cozimento do macarrão [*opcional]
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Suco de limão [*opcional]
350 g de macarrão seco
Tomilho fresco

Numa panela grande, coloque água e bastante sal e leve ao fogo até ferver. Quando ferver, adicione os dentes de alho e a cebola [ou chalotas] e deixe cozinhar por uns 2-3 minutos. Junte as folhas de verdura e deixe por uns 10 segundos. Remova tudo com uma escumadeira e coloque num processador de alimentos. Na água fervendo na panela, jogue o macarrão da sua preferência e cozinhe até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, bata a cebola, alho, verdura, o azeite e o queijo de cabra no processador até formar um creme. Se precisar, junte um pouco da água do cozimento do macarrão. Pra mim não precisou. Tempere com sal e pimenta. Se quiser adicione o suco do limão. Escorra o macarrão e tempere com o pesto. Sirva decorado com folinhas de tomilho fresco e um pouquinho de queijo de cabra esmigalhado com os dedos.

Comentários

Oi fernanda. Conheço o blog ha pouco tempo, mas comecei com essa receita. Tentei o pesto com couve comum e ficou fantástico. Estou adorando as receitas postadas com vegetais, pois sou uma vegetariana, que leva uma monótona vida gastronômica. :)
Parabéns pelo blog!

Deu água na boca, so de ver!

Parabéns pelo blog, conhecí hoje e não consigo parar de ler, adorei os sorvetes, será que vc poderia me dizer qual a marca da sua sorveteira, estou querendo comprar uma mas não sei qual é boa. Abraços!

R: Renata, bem-vinda! minha sorveteira é a Cuisinart. abs!

Que cor linda Fer! Hoje veio 1lb de spinach no meu csa box, estou sorrindo de orelha a orelha! Aqui nao vem muitas folhas, uma pena. Alias, essa foi a ultima box do ano, agora so em marco. O vida de morar em lugar mais frio viu...
Adorei seu macarrao, ta lindo!
Ana

Nunca fiz pesto de coisa alguma porque nunca tenho verdes suficientes para tal :) Mas sou fã dessa cor e de todos os verdes que me vão aparecendo à frente.

Oi Fer! Eu já te conheço (ou o seu blog?! rssr), embora não comente muito... mas, adorei esse pesto! que ideia boa, menina! Parabéns! Abs,
Larissa (www.la-agosto.blogspot.com)

Oi Fer,

Vou experimentar com umas folhas de brocolis que tenho e nao sabia bem o que fazer. Depois eu conto o resultado.
Abracao
Gabi

Fer, que interessante este pesto, com shallots. Def will try. :)

Fiz um semana passada com peas que nao mereceu ser chamado de pesto:) Nao ficou ruim, mas chama-lo de pesto eh uma ofensa aos outros..hehe

Bjs!!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.