a salada clássica de outono

salada-classica-fall_1S.jpg

Duas abóboras pequenas me esperavam na bancada da cozinha. Na geladeira, cebolas roxas. No Farmers Market, abundância de folhas verdes, incluíndo a minha favorita—rúcula. Essa salada é pra mim a cara do outono e repito sempre, com variações aqui e ali. Sempre asso a abóbora, pois acho muito mais fácil, prático e saboroso. Só tempero os cubinhos com um fio de azeite e sal. Desta vez acrescentei folhinhas de tomilho fresco. Asso por 40 minutos em forno 400ºF/ 205ºC. A cebola roxa eu corto finérrima com o mandoline [cuidado!] e deixo de molho na água gelada misturada com vinagre de vinho. Isso tira um pouco a ardência e deixa a cebola suave e adocicada. Tostei um punhado de nozes na frigideira e coloquei outro punhado de berberis secas [zereshk] de molho na água para elas amolecerem um pouco. Essas frutinhas secas podem ser encontradas em mercadinhos internacionais. Monte a salada:

[folhas de rúcula, rodelas de cebola roxa, nozes, cubos de abóbora assados, zereshk]

E tempere com um vinagrete preparado com suco de limão, óleo de nozes, sal marinho [usei Maldon], pimenta do reino e um pouco de mostarda. Bata bem com um batedor de arame até o molho ficar bem emulsificado. Tempere a salada com ele e sirva imediatamente.

Comentários

Olá Fer,
Amei a receita da sua salada de abóbora.
Vejo em programas de culinária americana que os americanos adoram assá-la!
Sempre esqueço....rsss...
Mas hj vi que tenho os ingredientes para esta salada e vou fazê-la!
PERGUNTA: vc assa ela já em cubos e sem casca, ou assa em pedaço gde, com ou sem casca, sem papel alumínio? Desculpe, mas preciso dos detalhes...rss...
Bjs e obrigada!

R: Marcia, retiro a casca e corto em cubinhos, asso numa forma, sem cobrir com papel alumínio. bjo.

Que delícia, Fer....q tipo de abóbora vc usa p assar? será q pode ser de qq tipo? algumas são mais duras q outras, né..megabeijo!

R: Bia, usei a abóbora mais comum, chamada aqui de sugar pumpkin [a da cinderela]. mas pode usar qualquer outra. beijao!

Fer,
Para nao ficar fazendo somente a sopa (nao me lembro quando voce publicou, mas fica maravilhosa), resolvi experimentar esta receita.
Assei a abobora que estava decorando a sala desde meados de Outubro, mas acabei cortando em fatias finas porque dei bobeira (nao prestei a devida atencao a foto), mas pelo menos tirei do forno rapidinho.
Comprei rucula, ja' tinha as nozes e a cebola roxa. Amanha vou seguir o resto da receita adequadamente e vamos provar. Tenho certeza de que vai ficar boa.

Abracos,

Ainda dizem que o Outono não é uma estação bonita?! Até no prato ela dá mostras de que é de um colorido maravilhoso :)

Voltou inspirada:) Que delicia de salada:)

Bjs Fer

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.