salada de brócolis romanesco

salada-romanesco-cen_1S.jpg

Está para ser criado [certamente pela Monsanto] um legume que eu não goste. Não é comum eu virar o nariz para nenhum deles, talvez com exceção do nabo—que vamos admitir, não é o troço mais saboroso que existe. Por isso não sei por que peguei tanta implicância com o romanesco. Talvez por ele ficar em cima do muro, não ser nem brócolis, nem couve-flor e ter essa cara de nave espacial de animação da Pixar. É o famoso legume estrupício ou brócolis intergalactico, que começa a aparecer por essa época na minha cesta orgânica e me faz ficar naquele empurra-empurra e algumas vezes até fazendo escambos indecorosos—troco esse romanesco por qualquer outra coisa! Mas neste dia eu me enchi de coragem e declarei—não curto muito, mas ficarei com ele esta semana. E consequentemente fiz essa salada.

1 romanesco médio
1 cenoura grande
1 punhadinho de sementes de girassol
4 peppadew picadinhas
1 punhadinho de folhas de coentro fresco
Algumas azeitonas verdes pequenas

Corte as cenoras em rodelas ou em diagonal e cozinhe rapidamente no vapor. Não deixe ficar mole. Deixe esfriar. Corte as florzinhas do romanesco e também cozinhe no vapor. Não deixe amolecer. Deixe os legumes al dente. Deixe esfriar. Numa saladeira misture os legumes cozidos, as sementes tostadas [que eu tosto rapidamente na frigideira], os peppadew picadinhos, as azeitonas e o coentro picadinho.

Prepare o molho, misturando o suco de 1 limão cravo, sal marinho, azeite extra-virgem e um pouquinho de pasta de tomate [dessas no tubo]. Bata bem com um batedor de arame até formar um creme e tempere a salada. Sirva em seguida.

Comentários

eu também renego o romanesco sempre que possível ;-)
nabo eu so como cru e ralado, desde que eu nao tenha que fazer o servico sujo.
e acho que a Alemanha é o único lugar no mundo onde se vende um "amarrado" de brocolis e couve-flor juntinhos para se fazer sopa creme.

Não como nabo "nem por um decreto"! Fiz um curso de carving uma vez, no qual se usava muito nabo para as decorações. O cheiro do nabo ficava impregnado na mão. Afff!!
O romanesco não é tão comum por aqui, mas aparece no mercado municipal. O sabor acredito que seja como o da couve-flor mesmo, não?
Bjs.

R: realmente, Gina, o nabo não é muito amigavel. o romanesco oscila entre couve-flor e brocolis, mas eu prefiro esses dois legumes separados. um beijo!

Não sou íntima do romanesco, nunca provei. De bróculos sei que gosto muito mas a couve-flor já não me convence tanto. Nabo só como na sopa :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.