[houve uma vez um verão]

Eu tenho uma certa tendência para o exagero. E com relação às frutas que adoro, não apenas o exagero, mas também a cobiça houve-verao-figo_3S.jpge a ganância. Quando vejo a abundância de certas frutas, simplesmente me descontrolo. E foi exatamente isso o que aconteceu no final do verão do ano passado, quando comprei todo o figo que pude carregar, mas que obviamente não consegui comer. Lembro de um dia em que comprei figos em três bancas diferentes no Farmers Market. Numa delas, vendo figos e mais figos empilhados na minha cestinha, a mocinha vendedora comentou desoladamente—ah, você já comprou figos? E eu heróicamente resolvi levar mais duas cestinhas dela, pra não fazer desfeita, nem causar constrangimentos, usando uma justificação perfeita—vou fazer geléia. E foi o que fiz, não só porque queria mesmo fazer uma geléia, mas porque precisei fazer a tal geléia para não desperdiçar tanta fruta deliciosa. Não lembro exatamente se cozinhei os figos com limão ou com baunilha, só sei que rendeu bastante e um pote da geléia de figo ainda estava na geladeira enquanto eu arrumava as malas para viajar para o Brasil em outubro. Como nunca nessa vida eu iria correr o risco de deixar uma geléia caseira feita com figos frescos e orgânicos acabasse criando mofo dentro da geladeira, passei rapidamente o pote para o freezer. Viajei e esqueci.

Outro dia, dando uma geral no meu freezer—porque você sabe que mesmo congelados tem prazo de validade, né—descongelei a geléia e decidi fazer um sorvete com ela. Também porque ando achando que esses sorvetes feitos com geléia funcionam muitíssimo bem e ficam super cremosos. Foi assim que terminei com um pote de sorvete de figos, uma doce reminiscência do último verão.

1 xícara de geléia caseira de figos
2 xícaras de half and half
[ou use 1 xícara de leite integral e 1 xícara de creme de leite fresco]
1 splash de brandy

Bater tudo no liquidificador e colocar na sorveteira. Depois de pronto, guardar no congelador, num pote de vidro até a hora de consumir.

houve-verao-figo_4S.jpg

Comentários

Sinto revolta com os figos que vendem por aqui... todos cheios de pó branco (veneno) e metade da caixinha eles põem aqueles figos encruados, que endureceram e não vão amadurecer nunquinha... moral da história é que os figos por aqui são muito, muito caros. Mesmo quando você consegue comprar uma caixinha com seis figos dos quais quatro se salvam, por quatro ou cinco reais... (às vezes têm o desplante de cobrar oito reais por essas caixinhas, das quais só se salvam 3 ou quatro figos... façam aí as contas de quanto isso sai por unidade, um absurdo!) Mas isso é o máximo que você consegue... Estou falando dos figos dos supermercados. Se alguém tiver uma dica boa pra me passar de onde comprar bons figos, de qualidade, a bom preço, em sampa, peço que me avisem porque EU AMO FIGOOOOO e acabo não comendo quase. Muitos beijos e Feliz Páscoa pra todos!

MInhas figueiras são tímidas, quando dão algo, eu como logo e pronto. Ah.. mas as bananeiras...

Fer,

Obrigada pela carona providencial!
Ufa! Que sufoco besta!!!

Obrigada pelo "Day by day"!
Pura emoção aqui em casa. Pura sensibilidade sua.

Que a Páscoa seja ótima e os seus quitutes tragam toda a dimensão da vontade de oferecer sempre o melhor.

Sua casa nova é adorável! Parabéns! Muitas felicidades para você e Uriel!

Grande beijo
Bia e Luiz Carlos

Olá Fe! primeiramente quero dizer que graças à uma "falha" minha achei teu blog e me encantei e depois dizer que foi por inexperiência minha, pois estava começando o meu blog e achei a foto no google e nem sabia de "muitas coisas". Fico feliz que você permita deixar a imagem na postagem , e também dizer que já coloquei o link para seus blog no texto. Obrigada e com certeza virei mais vezes aqui...abrs

R: muito obrigada, Claudia! abs! :-)

Muito legal o seu blog : )

Abraço

Ricardo

R: obrigada, Ricardo! abs!

Fer, na quinta da minha sogra há uma figueira enorme e acreditas que mais ninguém gosta de figos a não ser eu? :)) Então tenho toda a produção por minha conta, quando chega o fim de Agosto é a festa do figo!!!
Tb faço compota e este ano fiz um gelado de noz com a swirl de compota de figo que ficou uma loucura. Pena que não cheguei a fotografar, tenho que repetir. e tb gosto de usá-la nos iogurtes, fica uma maravilha.
Adorei o teu gelado! :)
Beijinhos.

R: poxa, se estivesse por ai te ajudaria a consumir os figos com o maior prazer! ;-) beijos!

Nega, que delícia! Deu água na boca! Muito prática essa sua ideia de fazer sorvete com geléia, beijÃO!

Fer, fazes lembrar-me da fábula da cigarra e da formiga, você é, sem dúvida alguma a formiguinha que vai armazenando tudo o que pode :)

R: nossa, perfeito! haha! :-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.