alcachofras cozidas

prep_artichoke_1S.jpg

Fiz essas alcachofras depois que vi um video do Michael Chiarello preparando as tais numa edição da revista Food & Wine para iPad. Ele descasca totalmente, tira o miolo espinhudo, mas preserva o caule, que é completamente comestível. ESTE VIDEO mostra o procedimento mais ou menos como o do Michael, com todo o trimming feito nas alcachofras, bom para quem nunca fez ou nunca viu. Fazendo assim fica muito mais fácil de comer e é uma opção para fazer com antecedência e guardar na geladeira para depois picar usar em patês e recheios ou servir como salada.

Corte a parte de cima da alcachofra com uma faca afiada. Corte também só a pontinha do caule. Descasque o caule com a faca. Vá removendo as folhas com as mãos, começando pelas inferiores. Se precisar, corte as pontas com uma tesoura. Corte as alcachofras ao meio, remova o miolo espinhudo com uma faca ou colher. Respingue tudo com limão. Coloque as alcachofras numa panela, regue com suco de limão e azeite, tempere com sal e pimenta e cozinhe por uns minutos na panela tampada, até as alcachofras ficarem macias, mas não muito moles. Sirva como quiser, com torradas, na salada, como acompanhamento, transformadas em recheios, eteceterá.

Eu preparei uma salada usando uma abobrinha bem pequena [a primeirona que chegou este ano na cesta orgânica!] que fatiei em rodelas bem finas no mandoline. Coloquei as fatias de abobrinha numa travessa, salpiquei com as alcachofras cozidas e picadas, juntei um punhado de azeitona secas [sun dried], temperei com sal, pimenta do reino moída, suco de limão e azeite e decorei com folhinhas de manjericão fresco.

Comentários

Fer, eu faco tao diferente!! Eu cozinho com um tikinho de agua, as vezes ateh no MO, e vou descascando e molhando a pontinha no molhinho de azeite/sal/pimenta e (as vezes) vinagre balsamico. Qdo acabei de petiscar as folhinhas, aih sim eu descasco o caule e tiro o miolo espinhudo, pra usar o resto..:)

R: também faço assim, Bri. super facil e fica muito delicia, né? beijo! :-)

se tem uma coisa que é tradição na minha casa é comer alcachofra. e fazemos de um jeito muito curioso.

sempre procuramos alcachofras com o cabo grande, pois cortamos o cabo, tiramos a parte de fora (parecido com limpar salsão, tem que tirar todos os fiapos), depois cortamos em pedacinhos e jogamos no processador. junto no processador vai um maço de manjericão e um monte de salaminho.

enquanto isso, se limpa a flor. tira as folhas feias de fora, corta as pontinhas e o topo. com cuidado, vai abrindo as folhas pra ter espaço pra colocar o recheio. aproveitando que estão abertas, dá pra colocar sal e pimenta.

depois de colocado o recheio de salaminho e muito azeite, e só colocar em uma panela com um fundinho de água com sal. assim que as folhinhas estiverem soltas ao puxar, está cozido.

não passamos um ano sem comer quando está na época. ano passado chegamos a fazer várias vezes, aproveitando a alcachofra barata.

agora fiquei curiosa para experimentar de outros jeitos. nham nham.
=)

R: minha mãe tem uma receita parecida, assim recheando. eu adoro alcachofras de todas as maneiras! :-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.