ruibarbo com zabaione

ruibarbo-zabaione_1S.jpg

Essa sobremesa aparentemente super modesta, acabou dando um certo trabalho. Na edição de abril da revista Martha Stewart Living a receita me saltou aos olhos exatamente pela simplicidade e pelo diferencial nos ingredientes. Ruibarbo, ovos e licor. Fui atrás do detalhe evidenciado como o segredo da receita—o licor de elderflowers. O imbróglio é que parece que só existe uma marca desse licor, o St-Germain. Fui investigar com o moço da seção das bebidas no supermercado, argumentando que eu precisava somente de três colheres de sopa e ele me falou se desculpando que infelizmente não existia nenhum outro licor similar, nem numa embalagem menor, nem num preço mais barato.

A sobremesa seria o encerramento do almoço de Páscoa, então quis adiantar tudo no sábado à tarde, preparando o ruibarbo com antecedência. Descasquei, piquei, fiz a calda e [CHICOTADAS] resolvi que não faria o banho de gelo por pura preguiça. Entrei pelo cano quando vi o ruibarbo se desfazendo dentro da panela [MAIS CHICOTADAS]. Como não sou mulher de desistir tão fácil, voltei no supermercado depois do jantar e comprei mais ruibarbo.

No dia seguinte pela manhã comecei tudo do zero e desta vez OBEDECI às ordens da Martha. E deu tudo certo. O licor é realmente importante. O sabor suave e floral das eldeflowers dá um toque especial ao zabaione e combina incrívelmente bem com os ruibarbos cozidos. O zabaione não pode esperar muito pra ser servido. O ideal seria preparar na hora e servir imediatamente. Os ruibarbos devem ficar inteiros e não muito moles. O resultado agradou à todos. Essa sobremesa fica bem delicada e primaveril.

serve 4 porções
3 xícaras de água
2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar
1/2 fava de baunilha
[cortada ao meio, sementes removidas com a ponta da faca]
Um tira de casca de limão [sem a parte branca]
800 gr de ruibarbo, descascado e cortado em pedaços
4 gemas de ovos grandes
3 colheres de sopa de licor de elderflower—St-Germain
[ou outro licor floral se não achar o de elderflower]

Prepare um banho de gelo—uma vasilha encaixada sobre uma outra vasilha maior com metade gelo/metade água.

Numa panela, coloque a água, as 2 xícaras de açúcar, a fava e sementes de baunilha e a casca de limão. Leve ao fogo e cozinhe em fogo médio por 10 minutos. Adicione o ruibarbo e cozinhe por 3 minutos. Transfira o ruibarbo para a vasilha em cima da água com gelo. Deixe esfriar completamente.

Num double boiler—uma panela com água quente [em fogo baixo sem deixar ferver] com uma vasilha em cima, coloque as gemas, as 2 colheres de sopa de açúcar e o licor. Vai batendo com a batedeira manual em velocidade baixa até formar um creme denso, mais ou menos uns 6 ou 8 minutos. O creme vai triplicar em volume. Sirva o zabaione mais rápido possível, sobre os ruibarbos.

»com a primeira leva de ruibarbo cozido que se defez, apurei no dia seguinte e transformei o fracasso numa geléia.

Comentários

Ah, viu? Não sou só eu quem se espanta: como é que você tem tempo, criatura? ;0) :*

Fernanda,
Uma dica é fazer um coquetel misturando o licor St.Germain com sparkling wine. Uma delícia!

R: que dica ótima! obrigada, Magda---um beijo!

Fer,

Adoro o seu blog, tô sempre de olho, mas nunca dei "pitada" nenhuma... só que ultimamente tenho estado curiosa em saber: como vc arranja tempo pra fazer tudo isso? Amo cozinhar, cuidar da casa, mas parece que nunca tenho tempo pra nada, e quando surge um tempinho, tô tão cansada que só penso em dormir... qual o seu segredo?

Beijos e parabéns!!!

R: oi Adriana, que bom que decidiu comentar! na verdade, eu tenho pouquissimo tempo livre, faço quase tudo durante o final de semana. acordo cedo. mas tambem durmo cedo. a noite estou sempre cansadíssima. tambem queria ter mais tempo pra fazer mil outras coisas. beijos e obrigada!

Bela sugestão. gosto imenso de zabaione assim as assim nunca testei =)

Não sei o que seria elderfllower, pesquisei e vi que é sabugueiro em Português. Mas desconheço o licor, ruibardo também nunca provei mas tenho muita curiosidade :)

Nunca comi esse ruibarbo, morro de vontade de provar. Parece com talo de beterraba..eo gosto?

Fer,
Podes fazer também uma gelatina fantástica quando os ruibarbos se desfazem.
Adoro elderflower, aqui bebemos muito como refresco, e usamos em receitas de sobremesas. Tal como a água de rosas dá mesmo uma outra leveza e aroma a qq sobremesa não é? Fiquei até com água na boca a ver a tua receita.

um abraço e bom fim-de-semana

R: Ana, por aqui as bebidas com elderflower estao começando a chegar, mas na Ikea dá pra comprar o xarope. é muito gostoso mesmo. beijo e bom finde pra voce tambem!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.