risoto de cenoura [assada]

risoto-cenoura1S.jpg

No momento temos três geladeiras—uma novinha na cozinha que já veio com a casa, outra novinha que trouxemos da guest house da casa de Davis e colocamos no basement da casa nova, e a nossa antigona que veio cheia de coisas e está agora na garagem esperando para ser vendida ou doada. Não faz sentido uma casa com duas pessoas ter três geladeiras. Mas quando a geladeira velha aportou e eu comecei a esvaziá-la, me toquei que estava com um estoque ridiculamente absurdo de cenouras guardado em duas gavetas. Cenouras orgânicas que foram chegando semanalmente na cesta e que eu não consegui gastar no mesmo ritmo.

O que fazer? O que fazer?

Com a casa toda desarrumada, cozinha abarrotada de caixas e com muito trabalho de organização pela frente, a melhor alternativa que encontrei foi cortar todas as cenouras, temperar com azeite e sal e assar. Então assei vários sacos de cenoura e depois guardei em potes de vidro com tampa na geladeira e fui usando aos pouquinhos. Coloquei na salada, misturei com lentilha cozida, bati uma porção no liquidificador e fiz sopa e usei numa receita de risoto.

A receita de risoto é sempre a mesma—1 xícara de arroz, 1 xícara de vinho branco, 3 ou 4 xícaras de caldo de legumes. Refogue um pouquinho de cebola picada num fiozinho de azeite, junte o arroz arbório, depois mais ou menos 3/4 xícara de cenouras assadas picadinhas, depois o vinho, depois o caldo, uma xícara de cada vez, e no final coloque um pedaço de queijo de cabra e tempere com sal. Pra servir bem quente e imediatamente. Mas não me incomodo de requentar [e comer] as sobras no dia seguinte.

Comentários

Adoro risotto, e principalmente fazer "risotto cakes" com as sobras.

Meio calorico, mas felicidade vem com um precinho que a gente paga sorrindo

Oi Fer
Adorei teu blog! Cheguei aqui por meio das meninas do super ziper e da tua receita de açúcar perfumado. logo comecei a olhar os posts anteriores e fiquei encantada.

Quando tiveres mais cenourinhas aproveite para fazer a receita favorita aqui de casa: é só cortar em rodelas e refogá-las na manteiga com um pouquinho de sal. Só isso! A receita é do Heston Blumenthal, e tem algum mistério da química que faz a cenoura ficar tão deliciosa.
bjs

R: seja bem-vinda, Doris! e obrigada pela dica. beijo!

Fer, nao gosto muito de cenouras mas suco de cenoura é a minha paixão. Mas só gosto dele quando o faço em casa, na minha juicer. E tomo na hora. amo, amo, amo. e é assim que consumo a maior parte das minhas cenouras. Confesso ter gostado desta coisa de assar e depois quardar. Vou testar. super beijoca e feliz de voce de ter duas geladeiras. opa, 3!!!

Adoro cenoura e acabei de comer uma cenoura crua raspada junto com alface a acompanhar o jantar :) Esta ideia de assar e usar posteriormente agradou-me bastante!

Que ideia boa Fer! Aqui nos adoramos cenouras assadas, e a sopa feita com elas eh simplesmente demais, fica sedosa e cremosa, adoro!
Ai, do q sera a receita da Brisa, fiquei curiosa! rs! Cenoura eh algo bom!
Beijos!
Ana

Fer, geladeira a mais eh muito bom!! Aqui em casa temos a geladeira com freezer, + full size freezer e as geladeiras do bar e do quarto de hospedes.. (fora a que esta na Bella e no office do KC..hahaha..bando de loucos:)

Mas eu queria falar do risotto: Muito boa a ideia, como nao pensei em risotto de cenoura antes??

Eu vou te mandar uma receita com cenouras da minha familia..facil, facil e nos todos adoramos:) Pra qdo voce tiver mais cenouras:)

Beijos amiga e otimo weekend!!

R: Bri, eu tbm adoro e preciso de 2 geladeiras com freezer, mas a terceira nao vai poder ficar, porque senao nao cabe o carro na garagem! alías, a garagem é pra fusca, nao sei se meu highlander entra, nem tentei! quero a receita sim, beijaooo, saudades!

Eu também fiz um risotinho hoje, dei risada qd vi seu post!
Aliás foram dois,no almoço um de fungui sec e agora no jantar um de aspargos.Sincronicidade.......

Oi Fer,
Como está de casa nova? E os gatinhos?
Deliciosa sugestão para as cenouras. Outra coisa deliciosa também é o bolo. Você gosta? Hoje estou fazendo um aqui em casa. E o melhor é que a receita é simples assim.
Bj,
Lylia

R: estamos nos ajustando--pessoas e gatos! gosto de bolo de cenoura sim, mas agora elas acabaram. :-/ beijo!

Oi Fer,
Como está na nova casa?
Eu também tenho esse exagero por geladeira.Mania minha de fazer comida, guardar comida, estocar comida.
Veja só: dois freezeres, duas camaras frigoríficas e duas geladeiras. Demais ,né?
E aqui em casa só somos quatro: eu,meu marido e minhas filhas. Mas, gosto de juntar gente aqui em casa.

R: é bem prático, né Lylia?;-) beijo!

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer