puff de morango

strawberry-puff_1S.jpg

Os aniversariantes de julho acabam sempre tendo uma gostosura comemorativa recheada com morangos. Porque é bem difícil ignorar as frutinhas, que são nessa época do ano o number one hit nas paradas de sucesso. Essa torta fez as vezes de bolo para o aniversário do meu marido, porque o bolinho que comprei na padaria do supermercado pela manhã foi só pra ele soprar a velinha na festa surpresa virtual que o Gabriel organizou com a família no Brasil. No lanche da tarde atacamos essa delícia, que é praticamente um profiterole de grande corpulência, feito com a clássica choux pastry.

para a massa:
5 colheres de sopa de manteiga cortada em pedaços
1 colher de sopa de açúcar
2/3 xícara de farinha de trigo
3 ovos grandes

Numa panela coloque 2/3 xícara de água, a manteiga e o açúcar. Leve ao fogo alto até ferver. Adicione a farinha de trigo toda, de uma vez e misture com uma colher d pau até a massa desgrudar e ficar uniforme. É bem rápido. Remova do fogo e deixe esfriar por 5 minutos, mexendo vez ou outra.

Adicione os ovos, um de cada vez, à mistura de farinha e manteiga e bata bem com uma colher de pau ou batedor de arame, até a massa ficar bem lisa e acetinada. Pode fazer isso na batedeira, se quiser, mas cuidado para não bater demais.

Coloque a massa numa forma de fundo removível de 22 cm untada com manteiga. Espalhe a massa com uma espátula, cobrindo o fundo e 3 cm dos lados. Asse em forno pré-aquecido em 400°F/ 205ºC por 30 minutos. Perfure toda a superfície da massa com a ponta de um garfo ou metal de espetar bolo e deixe assar por mais 5 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e desenforme numa travessa.

para o recheio:
115 gr [4 oz] de cream cheese em temperatura ambiente
1 colher de chá de raspas da casca de laranja
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 xícara de creme de leite fresco
2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
2 xícaras de morangos frescos fatiados

Na batedeira em velocidade alta, bata o cream cheese, as raspas de laranja e o extrato de baunilha até ficar um creme liso. Junte o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro e bata até obter picos firmes. Recheie a massa já assada e fria com o creme. Coloque as fatias de morango por cima do creme. Se quiser polvilhe com açúcar de confeiteiro—eu não quis. Corte em fatias e sirva com o molho de morangos por cima.

strawberry-puff_2S.jpg

molho de morango
1 e 1/2 xícaras de morangos frescos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de licor de laranja [*usei Grand Marnier]

Lave e pique os morangos. Coloque no liquidificador com o açúcar e o licor. Bata até obter um purê. Coloque numa jarrinha e sirva sobre o puff de morangos.

*Receita publicada na revista Sunset, em março de 2005.

Comentários

Fer, este pouf gigante é perfeito para o meu devorador de profiteroles e morangos. Adorei e vou guardar para fazer. tenho que aproveitar enquanto há morangos!
:)
Bjs

Venho sempre por aqui, mas creio que ainda não havia comentado...dessa vez tenho que dizer que ficou linda sua torta, um agrado e tanto ao aniversariante.Parabéns!!

R: obrigada, Cristina! comente sempre. ;-)

Adorei o nome que vc deu a essa torta .
Ficou linda!!!
Morango é uma das frutas mais bonitas...

bjs da Eliana

Concordo com você... esses aniversariantes de julho são realmente sortudos. Além de ser um fruta linda é muito saborosa. Adorei a receita. Abraços, Adriana.

Affffff! Que delícia! Vou usar seu blog como receita para cura da xerostomia dos nossos pacientes! Deu muita água na boca.......

hummmm que receitinha nota mil!!!

uma delícia...e com tanto morango nada melhor do que esta super e maravilhosa torta!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Oi Fer,
VOu copiar essa receita.Gostei do recheio, com cream cheese.E os morangos!!!Que delícia!
Bj,
Lylia

Linda! E deve ser maravilhosa! Com certeza vou tentar fazer ...

Pois é, tou numa "jornada" atrás de morangos orgânicos aqui em Belo Horizonte. Depois te conto o final da aventura! rs

Que coisa mais linda de deus! Queria fazer aniversário em julho só para ter bolo com morango, minha fruta favorita. Eu congelo para usar em novembro, quando sopro velinhas, mas não é a mesma coisa...rs

E os seus morangos estão tão vermelhinhos... Por aqui está cada vez mais difícil achar desses. Estão ficando mais aguados e ácidos a cada ano que passa (até falei sobre isso no meu blog hoje).

Mas vou testar a receita assim mesmo! Depois volto para contar.

Beijoca.

R: tenta comprar os orgânicos, Marina. vou querer saber o que voce achou. beijo!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.