berinjela assada
[com molho de buttermilk]

berinjela-ottolenghi_1S.jpg
berinjela-ottolenghi_3S.jpg

Essa receita é a foto da capa do lindíssimo livro PLENTY do chef Yotam Ottolenghi. E foi a primeira que fiz, porque era essa que tinha que ser feita. Fomos à Napa num sábado e pegamos o último dia do Farmers Market da cidade, que é sazonal como o de Woodland. Lá eu arrebatei um montão de berinjelas pequenas. A receita recomenda que elas sejam grandes, mas eu desobedeci. Fiz como prato principal e comemos até dizer chega e ainda sobrou pra marmitinha do nosso almoço.

para as berinjelas:
2 beringelas grandes
1/3 xícara de azeite de oliva
1 e 1/2 colheres de chá de folhas tomilho limão [ou tomilho comum]
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
Sementes de uma romã
1 colher de chá de za'atar

para o molho:
9 colheres de sopa de buttermilk
1/2 xícara de iogurte grego
1 e 1/2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho amassado [*omiti]
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC. Corte as berinjelas ao meio e com uma faca pequena e afiada faça cortes no meio da polpa da berinjela, primeiro paralelos, depois transversais, tomando cuidado para não perfurar a casca.

Coloque as metades das berinjelas numa assadeira forrada com papel vegetal, pincele cada uma com azeite [ou apenas regue uma por uma com um fio de azeite] e salpique com o sal, pimenta do reino e fiolhas de tomilho. Leve ao forno por uns 30-40 minutos, até que as berinjelas estejam bem molinhas e cozidas. Remova do forno e deixe esfriar completamente.

Enquanto as berinjelas assam, faça o molho misturando o buttermilk, o iogurte grego, o azeite, o alho [se quiser, eu não quis] e o sal. Na hora de servir, coloque o molho sobre as fatias de berinjela assadas, salpique com o za'atar e as sementes, enfeite com folhinhas de tomilho fresco e regue com mais um fio de azeite, se quiser. Sirva.

berinjela-ottolenghi_4S.jpgberinjela-ottolenghi_5S.jpg

Comentários

Fer querida,

Fiz para o nosso almoço e adorei. Perfeito o conjunto. E tão lindo. Obrigada por me ter relembrado dessa receita. Marquei-a para fazer faz uma eternidade. Por aqui o livro do senhor Ottolenghi tem outra capa mas eu percebo bem terem escolhido esta para a versão americana. Excelente escolha! ;)

Um beijo saudoso*

R: Suzana, fiquei curiosa para ver a capa da edição portuguesa. um beijo, com saudades! :-*

My written Portuguese is too awful to even intent to make a comment in it, but I've just recently started reading your blog as a recent transplant to Brazil and it's lovely (and I'm from California! Funny how that works.) And your dictionary is much appreciated! Abraços

R: Eva, espero estar podendo te ajudar nessa sua transição. where in California? um beijo!

Eu tambem tenho esse livro, maravilhoso, ne'?

adorei suas fotos dessa receita, excelente uso para suas sementinhas de roma...

Sementes de romã deixam tudo tão mais lindo e saboroso :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.