bolo de laranja vermelha

blood-orange-cake_1S.jpg

Nossa sexta-feira treze foi antecipada para a quinta-feira. Me vesti toda errada pela manhã e tive que me auto-aturar com muito esforço durante todas as intermináveis horas daquele dia. O Uriel tomou uma multa por velocidade quando voltava para Sunnyvale por uma backroad. E à noite, quando cheguei em casa, encontrei o estofamento do braço do meu sofá novinho todo desfiado pelas poderosas garras do meu gato Roux. Fiquei tão, mas tão louca da vida, que assustei o gatuno delinquente com a minha exasperação e ele passou o resto da noite super ressabiado e escondido embaixo da mesa. Fui suar minha amargura trotando num treadmill no YMCA, enquanto refletia sobre o que fazer sobre o assunto. Voltando pra casa já menos enfurecida e mais conformada [tenho um gato, não posso bobear], decidi fazer um bolo. Mas tinha que ser um bolo rápido, daqueles que mistura todos os ingredientes de uma vez, despeja na forma, enfia no forno e assa. E tinha que ser algo com frutas cítricas. Fiz uma busca por bolos/liquidificador/laranja e achei essa boa idéia. Usei passas de currants que era a única fruta seca que eu tinha na despensa e substituí a laranja comum pela lindíssima laranja vermelha / blood orange. O bolo fica mais massudo do que fofinho, mas o resultado é muito bom, nós gostamos.

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de uvas passas [usei currants]
1 laranja grande inteira sem sementes [usei a blood orange]
1/2 xícara [8 colheres sopa] de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos caipiras batidos
1 xícara de açúcar
1 xícara de sour cream

Pré-aqueça o forno em 325ºF/ 162ºC. Unte uma forma bundt [ou uma simples, com furo no meio] com bastante manteiga. Numa vasilha peneire junto a farinha, o bicarbonato e o sal. Jogue as passas na farinha, misture bem com as mãos e reserve. Na jarra do liquidificador coloque a laranja cortada em cubos, com casca e tudo. Se tiver sementes, remova manualmente. Adicione a manteiga, os ovos batidos, o açúcar e o sour cream e bata bem até obter um purê bem liso. Adicione esse purê à mistura de farinha e passas. Misture delicadamente com uma espátula até os ingredientes se incorporarem. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 45 minutos. Remova do forno, deixe esfriar completamente, desenforme, coloque numa travessa e sirva.

blood-orange-cake_2S.jpg

Comentários

Viu que lindo Fer? desculpe, na empolgação de contar a notícia me esqueci de enviá-la a vc! mas é isso mesmo, fique envaidecida pois seu blog é uma belezura!! bjos

R: muito obrigada por me avisar e por me dizer isso, Conceicão! um beijoooo :-*

Salvou-se o bolo, pelo menos :)

Tadinho do Roux!! Inventou de aprontar justo num bad day.rsrsrsrsrs. Esses dias depois de perceber que minha cachorra arrancara minhas lavandas recem plantadas eu cheguei a conclusão que não tem jeito quem tem animais vive a doçura de ama-los, mas tambem sofre a dor de te-los.rsrsrsrs. Ainda assim vale muito a pena

R: vale mesmo, Dricka! :-*

Transcrevendo na íntegra a seção Deu no Blog da revista Menu de janeiro.

"Passados seis anos da estréia de seu blog Chucrute com Salsicha, a jornalista Fernanda Guimarães Rosa mudou de cidade e, claro, de cozinha. O espaço 'ensolarado, cheio de coisas espalhadas pelos cantos', deu lugar a uma cozinha 'mais vintage', com uma ilha no meio, o que, diz a autora, lhe deu ares de "uma Julia Child moderna". Mas, embora se considere atrapalhada e tenha feito de tudo - de cozinha macrobiótica a pratos rápidos em micro-ondas-, Fernanda mantém um blog de primeira. Adepta de ingredientes orgânicos e da estação e, segundo ela, está bem melhor na produção de sobremesas. A blogueira, que mora em Woodland, na Califórnia, prepara receitas com desenvoltura, acompanhadas de fotos caprichadas, que ela mesma faz, links esclarecedores e histórias deliciosas do seu dia a dia".

Acompanho o blog há pelo menos uns 4 anos. Keep on rocking!

R: super, super obrigada!! e beijos :-**

Muito legal o texto! Já tive gato e se não tomar cuidado eles rasgam tudo. Em relação ao bolo, deve ter ficado muito bom, as fotos mostram isto.
Vou testar a receita aqui.

Parabéns!

Oi Fer, meu comentário não é sobre esse bolo tão lindo e com jeitinho de estar delicioso e sim sobre a nota que saiu do seu blog na Menu de janeiro, na seção "aperitivos". Concordo com eles em tudo...sucesso!!! bjo

R: Conceição, não vi a nota. obrigada e super beijo! :-)

O bolo ficou lindo!! Essas passas juntamente com a laranja deve dar um sabor bem especial :)

Ficou bem engraçado. Acho que nunca provei nenhum bolo de toranja (blood orange) mas agora fiquei bastante curiosa. Gosto de bolos massudinhos portanto acho que vou gostar deste :)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.