bolo de polenta & queijo

bolo-polentaqueijo_2S.jpg

Foi um um grande atrevimento querer reproduzir essa receita de bolo de fubá com queijo canastra da Neide Rigo, levando-se em conta que eu não tinha nem o fubá nem o queijo canastra. Mas como a receita pedia um fubá com granulação de sêmola, tomei coragem para substituir pelo corn grits [polenta] e o queijo eu simplesmente arrisquei usando um gouda defumado. Ficou um bolo bem instigante, super bom pra acompanhar nosso café com leite matinal. E agradou imensamente o paladar do meu marido, que se incumbiu de não deixar sobrar nem uma migalha.

2 ovos caipiras
2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo vegetal
1 e 1/2 xícara de açúcar [se usar cristal ou demerara, pode bater no liquidificador antes—usei o demerara orgânico]
2 e 1/2 xícaras de fubá [o de granulação de sêmola, não do fino—usei o corn grits/polenta]
2/3 de xícara de queijo canastra [*usei o smoked gouda]
2 colheres de sopa de fermento em pó

Pré-aqueça o forno em 365ºF/ 186ºC e unte uma forma grande com manteiga e polvilhe com fubá. Coloque o açúcar demerara no liquidificador e bata bem. Adicione os ovos, o leite, o óleo e o açúcar e bata bem. Junte o fubá, o queijo e o fermento e bata até uniformizar. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por uns 30 minutos ou até a superfície ficar dourada. Remova do forno, deixe esfriar, corte em quadradinhos e sirva.

Comentários

Fer, adorei seu "atrevimento". O bolo ficou com uma cara ótima. Taí, agora já sei que pode ser feito também com o corn grits. Beijo, N

A minha avo (mae do meu pai) fazia bolo de fuba com pedacos de queijo no meio. Nao era um bolo doce, nem salgado, mas um bolo meio termo. Era um bolo muito simples mas que tinha algo q era tao gostosinho nele q fazia a gente sempre querer mais um pedacinho - ou eu q gosto de bolos simples, rs!
Aquele era o bolo preferido do meu pai e sempre q iamos visita-la ela fazia p/ ele, amor de mae ne?! Lembrei muito do meu pai falando do bolo de fuba quando vi essa receita do bolo de polenta. E como eu nao gosto de erva-doce (presente em tudo quanto eh receita de bolo de fuba) ja achei bacana, hehe!
Vou fazer quando for ao Brasil, acho q meu pai vai curtir bastante! (e falar q nao eh igual ao da mae dele, claro, haha!)
Bjs Fer!
Ana

Combinação interessante para bolo, fiquei curiosa para experimentar. Os quadradinhos ficaram com uma cor linda :)

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer