bolo de maçã
[apple sharlotka]

apple-sharlotka_1S.jpg

Eu estava com essa receita pendurada há semanas. Comprei as maçãs verdes não sei quantas vezes e tive que recomprar outras tantas vezes, porque acabávamos comendo quase todas e eu precisava de exatamente seis unidades. Finalmente saiu a minha versão da apple sharlotka—um bolo com mais fruta do que massa e que agradou muitíssimo o nosso paladar. Usei maçãs granny smiths orgânicas.

Manteiga para untar a forma
6 maçãs bem acidas, como as granny smiths
3 ovos grandes
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
Canela em pó e açúcar de confeiteiro para decorar

Pré-aqueça o fornoo em 350ºF/ 176ºC. Forre uma forma de fundo removível de 22 cm [9-inch] com papel vegetal. Unte com manteiga por cima do papel e a lateral da forma. Reserve. Descasque e corte as maças em quadrados de tamanho médio. Coloque os cubos de maçãs na forma forrada e untada. Vai quase encher a forma inteira com a fruta. Reserve.

Na batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata bem até formar um creme denso e liso. Adicione o extrato de baunilha, desligue a batedeira e acrescente a farinha incorporando com a ajuda de uma espátula. Fica uma massa grossa. Coloque a massa sobre as maçãs na forma, se precisar use a espátula pra ajudar a espalhar. Leve ao forno por mais ou menos 1 hora ou até o centro do bolo estar bem firme e cozido por dentro. Remova do forno, deixe esfriar numa grade por uns 10 minutos. Abra a forma e vire o bolo num prato. Remova o papel vegetal do fundo e desvire numa travessa. Polvilhe levemente com canela em pó e depois com açúcar de confeiteiro. Eu usei um açúcar baunilhado. Sirva morno ou frio. Eu achei que esse bolo ficou melhor ainda no dia seguinte.

Comentários

Quero muito fazer esse bolo, parece uma delícia!
Quero saber se nao precisa de manteiga na massa?
Muito obrigadda.
lucimara, Campinas. Brasil.

R: nao precisa de manteiga, que nem esta listada nos ingredientes.

acabei de fazer o bolo...com peras!e sem papel manteiga!
Noooossa que delicia!
Polvilhei uma mistura de temperos para pão de mel por cima, ficou com um toque indiano.
Quando coloquei o bolo no forno fiquei preocupada: cadê o fermento?Mas os ovos cumpriram muito bem seu papel.
Obrigada Fer, por compartilhar e me proporcionar um café da tarde delicioso!!!!!!!

R: adoro adaptações criativas como essa sua, Tatiana! way-to-go! bjo!


Fer,

Fui criada na roça, até 8 anos de idade. Fui apresentada,
ao mar e às maçãs, assim que vim pra cidade grande.
Sou apaixonada por ambos. As maçãs verdes são tão perfeitas nesta receita que, ai meu Deus!
Grata pela danada.

Dalva Maraci

R: Dalva, compartilhamos essa paixão! :-)

Fer,
Na receita não há menção a usar limão nas maçãs para que não escureçam. Se não usar pode compromenter o sabor e a aparência final do bolo?
grata,
marlene

R: Marlene, eu tambem pensei nisso, mas no fim não coloquei limão [porque esqueci e a receita nao mencionava mesmo] e nao vi nenhum problema. o sabor e a aparencia ficaram otimos. ;-)

Olá Fernanda!
Parece muito bom esse bolo! Estou com várias maçãs aqui em casa e pensei em tentar fazer, só que elas não são verdes. Você acha que faz muita diferença? Ou vale a pena tentar?
E tenho mais uma dúvida: por que é necessário untar o papel vegetal e a forma? O papel não substitui a manteiga? Aliás, com todo respeito, o nome certo do papel usado na culinária não é papel manteiga? Até onde eu sei, papel vegetal é usado pra desenho. Ou você usa papel vegetal mesmo por algum motivo? Hehe, talvez você já tenha explicado essas coisas aqui no blog e eu que não vi, mas é porque comecei a acompanhar há pouco tempo :)
Obrigada e um abraço!
Jemima

R: Jemima, as maçãs precisam ser daquelas que ficam firmes depois de cozidas, senao o bolo desmorona. Se voce achar que as maças que voce tem ai sao assim, manda bala. Papel vegetal é a traduçao para parchment paper, que é o que usamos aqui para forrar formas na cozinha. Eu explico isso AQUI. Para um bolo assim, o papel ajuda bastante na hora de remover da forma. se se voce achar que so untando ja esta bom, va em frente. abs!

Oi, Fer. Tudo bom?
Me tira uma dúvida: como é a relação de preço entre produtos orgânicos e os tidos como normais?
Os orgânicos são muito mais caros?
Abs.

R: oi Edu, os organicos sao um pouco mais caros, dependendo de onde voce compra. mas a diferença nao é absurda. pelo menos nos lugares onde eu compro. abs!

Que belo bolo! :)

Adoro bolo de maçã :)

Qualquer bolo que leve canela, enche as minhas medidas. Qualquer cozinha que cheire a maçã assada, deixa-me de sorriso no rosto ;)

Adicione seus temperos

O formulário de comentários teve que ser desativado temporariamente por causa de um problema com spammers. Será reativado assim que eu conseguir resolver essa chatice. Desculpem e obrigada, Fer