bolo de fubá
[americaxicanizado]

bolo-fuba_1S.jpg

Um dos meus pet peeves na tradução de ingredientes culinários é ver fubá sendo chamado de cornmeal e vice-versa. Podem discutir comigo se quiserem, mas dessa opinião eu não arredo o pé: cornmeal não é fubá. A textura dos dois ingredientes é completamente diferente. Cormeal tem textura mais grossa, exatamente como a polenta, também chamada aqui de corn grits. Fubá é muito mais fininho, não é granulado. Digo isso também porque descobri anos atrás um produto mexicano já bem popularizado aqui nos EUA que pode substituir o nosso fubá brasileiro com distinção e excelência. Esse ingrediente é a masa harina, muito usada para fazer as tortillas e os tamales mexicanos e que tem a textura muitíssmo similar ao fubá. Já tinha usado a masa para fazer algumas receitas no passado, mas nunca tinha testado usá-la no tradicional bolo de fubá. Falha minha já resolvida. Procurei por uma receita sem muitos salamaleques e vou dizer que variações abundam, mas no fundo é sempre a mesma idéia básica. Esse bolo fica grande e denso. Gostamos muito do resultado, tanto que não sobrou migalha.

1 e 1/2 xícara de fubá [* usei a masa harina]
2 e 1/2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 colher chá de sal
2/3 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa de sementes de erva-doce

Pré-aqueça o forno a 400ºF/ 200ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo retangular [usei uma bundt]. Reserve. Misture o fubá e o leite e deixe de descansar por 5 minutos. Junte todos os outros ingredientes ao fubá molhado, misture bem e coloque na forma untada. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Retire do forno, deixe esfriar bem, desenforme se quiser e sirva.

Comentários

E maizena? aqui a gente tem o fubá em flocos também e mingau de milho que também serve.. Essas suas traduções são muito úteis!

R: Angela, a maizena é o corn starch. o fubá em flocos e o mingau de milho eu nao conheço. precisaria ver pra ver se ha algo igual aqui. :-)

Pensei que a tradução era essa mesmo. Mas o que gosto mesmo é de bolo de fubá cremoso... Minha irmã adora esse mais denso. Estou na correria, mas passei aqui e no Come-se para dar uma espiadinha e desejar um ótima semana. Aqui em Sampa está um horror esta chuva de segundona! Bjus

R: Lia, uma otima semana pra voce tambem. bjo!

Fer, ótima receita. E já aconteceu de eu fazer bolo de fubá pensando que o tinha em casa, na ultma hor troquei por polenta, deu ate certo. Agora, estou meio viciado com um bolívia de milho feito com milho em lata, pratico e deliciai. Abs

R: quero a receita! :-)

Felizmente conseguimos encontrar farinha de milho bem fininha e da meio granulada também. Às vezes fico confusa acerca de qual usar, ainda bem que esclareceste a dúvida :)

Fer,
Segundo a nossa tia Ida, a erva doce era p/o bolo de fubá não dar gases e nem azia.
Bjs
Luiza

R: Luiza, tao querida a Tia Ida! lembro de uma sobremesa que ela fez com a agua que tinha cozinhado as beterrabas, era uma verdadeira cozinheira frugal! beijo!

Nao, Fer. O Bob tem as duas.. Vou mandar fotinho:)

Have a super weekend!!:)

R: beijao, Bri! um super weekend pra voce tambem! :-*

Fer, nao sei nem como te agradecer!

Sou culpada do exato crime, e ate' bloguei sobre um bolo de fuba' e agora vejo que usei o cornmeal na traducao


Vou fazer o meu bolo "blogado" usando masa harina e re-blogarei o dito.

De fato, voce tem toda razao, e eu devia ter sacado isso ha' muito tempo... (sigh)

R: Sally, nao vi o seu bolo, mas tenta com a masa e depois me diz o que achou! :-)

Fer, ha um tempo atras eu comprei "Corn Flour" do Bob's Red Mill e eh bem, bem, bem fininha. Ainda nao usei (ta no freezer), mas o intuito eh fazer bolo de fuba. Voce ja tentou essa??

Beijos!!:*

R: Bri, nao é essa que eu linkei nos ingredientes––masa harina, golden corn flour? beijao! :-*

E eu q nunca tinha pensado em usar massa harina no lugar do fuba, que ideia bacana Fer!
Concordo com voce que a o fuba brasileiro eh bem mais fininho. Eu notei uma grande diferenca a primeira vez q comprei cornmeal aqui, ainda mais q minha mae usava "fuba mimoso" (o mais fino dos finos, rs!) p/ fazer polentas e afins.
Gostei da sua ideia, vou tentar! Alias, gostei mais ainda, pois hoje nos comemos tamales e Matheus achou tao legal q nos inventamos de fazer em casa um dia desses (eu e ele com as aventuras culinarias, ja fizemos squid e outro dia ele quis experimentar aligator meat, e la fui eu achar p/ comprar e ainda coznhar!).
Beijos e um super final de semana p/ voce!

R: Ana, fazer tamales é uma aventura. um dia gostaria de tentar! me conte como foi, se fizer. bom final de semana pra voces tam,bem. beijo!
Ana

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.